Logo
Imprimir esta página

Como fazer da Transformação Digital a base estratégica dos negócios?

Como fazer da Transformação Digital a base estratégica dos negócios?

Além da implementação de produtos e serviços, é importante que a empresa esteja atenta às novas práticas de gestão e, principalmente, no relacionamento com seu público

*Fernando Brolo

Independentemente do tamanho da empresa, desde pequenas instituições até grandes corporações ou multinacionais, lidar com a transformação digital tem se tornado um fator essencial para sua sustentabilidade e crescimento. Nesse sentido, com a introdução de tecnologias disruptivas, novos processos e modelos de negócio são desenvolvidos diariamente, de modo que, para se tornar competitivo, é preciso estar atento a todos os conceitos de inovação.

Para se ter uma ideia, de acordo com levantamento realizado recentemente pela Brasscom, foi constatado que a transformação digital deve movimentar cerca de R$ 250 bilhões até 2021, intensificando programas relacionados à Internet das Coisas (IoT), Big Data, Inteligência Artificial, Machine Learning, entre outros.

Outra pesquisa interessante, realizada pela consultoria Capgemini, revelou que a digitalização já faz parte, de alguma forma, do dia a dia de 63% das empresas brasileiras. Isso significa que a maioria das companhias já sentiram a necessidade da implementação de tecnologias disruptivas em seus processos operacionais e gestão. Mesmo assim, um dilema ainda muito recorrente é: como tornar o ambiente empresarial totalmente digitalizado, de modo a tornar a transformação digital parte estratégica do negócio?

Para responder esse impasse, acredito que o primeiro passo é entender que a transformação digital não envolve apenas a otimização de processos. O conceito também está relacionado, principalmente, a uma mudança cultural, que motiva as organizações a se desafiarem dia após dia com a integração da tecnologia digital em todas as áreas do negócio. Deste modo, podemos considerar que ela é sustentada por três fatores essenciais, tais quais:

· Pessoas: Estabelecer uma mentalidade inovadora entre as equipes é essencial para iniciar qualquer projeto de transformação digital;

· Negócios: Além de inspirar o time na mudança de mindset, é preciso desenvolver estratégias que possam impulsionar a digitalização no dia a dia da organização;

· Tecnologia: Após traçado todo o planejamento, é hora de usar tecnologias emergentes, como Inteligência Artificial ou Big Data, por exemplo, a fim de otimizar todos os processos e a gestão como um todo da companhia.

Redesenhando o conceito empresarial

Para direcionar estrategicamente as atividades de uma companhia, a fim de torná-la inovadora de fato, é importante que, tanto o gestor quanto os demais colaboradores, dediquem todos seus esforços. Como exemplo, destaco que é importante inovar em processos operacionais, com a automação de atividades repetitivas e mecânicas. Além disso, o desenvolvimento das habilidades de todo o time é outro fator crucial, a fim de torná-los cada vez mais capacitados em suas demandas, de forma criativa e dinâmica.

Outro ponto essencial é transformar a experiência do cliente. Como exemplo disso, é possível avaliar o comportamento do público com novas ferramentas, identificando práticas mais assertivas que potencializem um bom relacionamento com os consumidores. Outra estratégia é diversificar os canais de atendimento, tornando esse processo cada vez mais digital.

Por fim, é importante transformar continuamente o modelo de negócio. Digo isso porque a transformação digital se reinventa a cada dia, e para permanecer competitivo no mercado, é fundamental que os líderes busquem sempre inovar a gestão empresarial. Além da implementação de novos produtos e serviços, é importante estabelecer um ambiente colaborativo e dinâmico, em que todo o time atue de forma harmônica em prol da sustentabilidade da organização.

E então, a estratégia de sua empresa está voltada para a Transformação Digital?

*Fernando Brolo é Sales Partner na LogiThink. Com visão disruptiva, diferenciada e o peso de mais de 300 clientes em seu portfólio, a empresa oferta ao mercado consultoria, implementação e suporte de ERP, Application Management Services – AMS, Service Desk, Alocação de profissionais, Fábrica de software, Diagnóstico de uso para otimização de ERP, Aplicativos Empresariais Customizados, Infraestrutura e Treinamento.

Com mais de 10 mil projetos implantados e com executivos que possuem mais de 20 anos de experiência no mercado, a empresa tem um portfólio de peso e visa ser a melhor parceira em Tecnologia e Transformação Digital, ampliando a visão tecnológica das empresas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto