Brasil,

Conheça As Coberturas Do Seguro Residencial

O seguro residencial é uma modalidade ainda pouco conhecida aqui no Brasil. Segundo uma pesquisa da Federação Nacional de Seguros Gerais, apenas 13,3% das residências no Brasil possuem seguro.

Muitas vezes, as pessoas não aderem a um seguro residencial por falta de informação: pensam que custa caro, que as coberturas não são adequadas ao tipo de residência ou que a indenização após um dano não é necessária. Mas isso não é verdade. A Bidu Corretora de Seguros levantou os principais tipos de cobertura dessa modalidade de seguro para você entender como funciona.

A cobertura básica de um seguro residencial contempla proteção contra incêndio, queda de raio e explosão. Para proteger ainda mais o seu imóvel, é possível contratar coberturas adicionais, como mostramos a seguir.

Danos elétricos

Com essa cobertura, em caso de curto-circuito, por exemplo, seus equipamentos e instalações elétricas estarão protegidos.

Roubo e furto

Essa é uma das coberturas adicionais mais procuradas. O mais importante sobre ela é entender que ela se aplica a roubo e furto qualificado. Roubo é a subtração, com violência, de bens materiais. Já o furto qualificado é a subtração de bens na ausência dos moradores, com o arrombamento de portas e janelas ou algum outro sinal de invasão. Essa cobertura garante também avarias devidas a essas duas situações.

Ela cobre todos os bens contidos no imóvel, como eletrônicos, eletrodomésticos, móveis, roupas e calçados. Porém, para o reembolso, algumas seguradoras pedem uma lista detalhada dos itens segurados. Mas calma: não é preciso listar todos os itens da sua casa. Coloque na lista apenas eletroeletrônicos e os chamados “linha branca”, eletrodomésticos de maior porte, como geladeira e máquina de lavar roupa.

Vendaval, ciclone, furacão, tornado, granizo

Em algumas partes do Brasil, é recorrente a ocorrência de fenômenos da natureza que podem danificar a estrutura da sua residência. E coberturas contra vendaval, ciclone, furacão, tornado e granizo podem ser algo bastante necessário. Com essa proteção, fique tranquilo, você será indenizado se a natureza te causar prejuízos.

Queda de aeronaves e impacto de veículos

Já imaginou se uma aeronave colidir com a sua residência? Ou se um caminhão bater de frente com o seu portão? Provavelmente não. Mas é um risco que pode acontecer e, caso aconteça, os prejuízos serão grandes. Por isso, existe uma cobertura adicional contra esse risco.

Vidros

Nesse caso, não só os vidros do imóvel estão protegidos, mas espelhos e mármores também. Sabe aquele espelho que cobre a parede inteira do seu banheiro? Se quebrar, você será indenizado.

Responsabilidade civil familiar

Se você ou um familiar que reside com você causar algum dano ou prejuízo a terceiros, você poderá acionar o seu seguro residencial para cobrir as despesas, se contratar essa cobertura.

Alagamentos e inundações

Em muitas regiões do país, alagamentos e inundações são uma realidade, infelizmente. Essa cobertura garante indenizações pela entrada de água no imóvel.

Desmoronamento

Existe também uma cobertura específica para danos causados por desmoronamento e deslizes de terra.

Serviços e assistências

Normalmente, essas coberturas vem com serviços e assistências bastante úteis para o seu dia-a-dia. É bom pesquisar e aproveitar esses benefícios.

Cada seguradora oferece diferentes tipos de coberturas, essas são apenas algumas das opções disponíveis. É importante discutir bem as suas necessidades com a sua corretora de seguros e escolher as proteções mais adequadas ao seu perfil.

Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Notícias ::

Mais Itens ::