Logo
Imprimir esta página

"Corporativo encena" Uma nova forma de trabalhar o comportamento humano nas empresas através da arte

pixabay pixabay

Projeto prepara as empresas para o desenvolvimento de competências através da arte

O projeto "Corporativo encena", fundado pelo psicólogo e especialista em comportamento nas empresas, Sérgio David, do Canal Desenvolver, consiste numa proposta de desenvolvimento humano por meio da junção de estratégias educacionais reconhecidas e eficazes com intervenções artísticas (teatro, música, dança, entre outras atividades).

Segundo o fundador do projeto, Sérgio David, a ludicidade já é reconhecida como um poderoso fator de aprendizado, desenvolvimento pessoal e social. Neste contexto, a introdução de propostas e jogos artísticos colabora para a facilitação da absorção dos conteúdos, porque de acordo com a neurociência, o cérebro humano aprende de duas formas: pela repetição e pela emoção. A utilização de estratégias andragógicas e a inserção de elementos artísticos cumprem esse papel de fortalecer o aprendizado dos participantes por meio da apresentação dos conteúdos corporativos de forma marcante.

O objetivo do projeto "Corporativo encena" é sair do modelo convencional de ação educacional, que propõe impulsionar o desenvolvimento de competências organizacionais e a mudança de comportamento, com a colaboração de um elenco de atores-cantores, instrumentistas, bailarinos e artistas plásticos, que interagem e envolvem a plateia e possibilita o aprendizado de forma lúdica e consistente.

A ideia do projeto surgiu através do trabalho do especialista Sérgio David com desenvolvimento humano há 20 anos com a experiência ao longo do tempo em diferentes estratégias educacionais já reconhecidas. O avanço da tecnologia, aumento da competitividade empresarial, associados a entrada das novas gerações no mercado, a inovação na forma de capacitar as pessoas tem se feito cada vez mais necessária. O estresse proposto aos profissionais pelo aumento da cobrança por resultados e o desgaste natural de estratégias tradicionais de treinamento, demandaram a necessidade de se buscar novas formas de desenvolver esses profissionais de forma rápida e eficaz. Muitos profissionais, envolvidos com as metas agressivas que precisam apresentar têm se retirado das salas de aula. Segundo os gestores e especialistas em RH, outro fator que tem desestimulado a participação de profissionais nos treinamentos tem sido o fato dos cursos convencionais oferecerem mais do mesmo. Paralelamente, a sua experiência em RH, já realizava há mais de 20 anos atividades como ator e cantor, e se apresentou com companhias teatrais, bares com banda ao vivo e eventos corporativos. Sérgio identificou por anos o quanto as pessoas ficavam mobilizadas pelas apresentações que fazia e, começou a se incomodar com a eficácia das estratégias educacionais que ele levava às empresas. "Foi fácil entender que esses dois mundos unidos poderiam trazer grandes possibilidades. Trabalhei nos últimos anos no formato de evento que seria mais apropriado ao contexto organizacional e que traria o resultado esperado com o impacto necessário" afirma Sérgio.

Para o especialista, o projeto como arte de forma estratégica prevê que por meio das intervenções artísticas o conteúdo organizacional possa ser mais compreensível e melhor absorvido pelos participantes. A arte, portanto, não entra nesse trabalho com o mero intuito de entreter as pessoas, mais sim para propor reflexões sobre temas que já foram trabalhados nas empresas de diversas formas e oferecer caminhos para o aprendizado e mudança de comportamento.

De acordo com Sérgio, o projeto levará conteúdo corporativo atual e de qualidade, proposto de forma dinâmica, lúdica e emocional, para as empresas, sem perder a profundidade porque após cada intervenção há uma provocação à reflexão e um adequado debriefing fechando a ação. "Projeto que será oferecido às empresas em diferentes formatos para o público corporativo de diferentes níveis. A ideia é que seja vendido in company" diz David.

A expectativa é atender à necessidade das empresas de conhecerem uma proposta nova e eficaz de desenvolvimento humano e aumentar o interesse dos colaboradores pelos conteúdos antes trabalhados em treinamentos e palestras tradicionais, bem como, impulsionar seu aprendizado.

O grande diferencial do "Corporativo encena" de outras formas de estratégias corporativas, é que é um elemento que torna esse projeto diferente de tudo que está sendo oferecido é a experiência do coach Sérgio David no desenvolvimento humano e na arte ao mesmo tempo. Sérgio consegue trafegar nessas duas vias, o que permite criar propostas artísticas conectadas com a necessidade da empresa e, ao final, provocar as reflexões dos participantes numa realidade muito bem conhecida por ele. As palestras artísticas contam com um elenco de profissionais experientes do teatro, da música e da dança.

Mais sobre Sérgio David:

Psicólogo e especialista em comportamento humano nas empresas.

Desde 2001 atuando em desenvolvimento organizacional e de pessoas.

Formado em Psicologia e pós-graduado em Gestão Estratégica de Pessoas.

É palestrante de temas relacionados a comportamento humano nas empresas.

Mais de 20 anos de atuação como cantor e ator teatral.

Site: www.canaldesenvolver.com Blog: www.pradesenvolverpessoas.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto