Logo
Imprimir esta página

O que o Google, a Microsoft e o LinkedIn têm em comum?

pixabay pixabay

*Por Marcelo Araújo

À medida que surgem novos modelos de negócios, diferentes métodos de gestão são criados para acompanhar o ritmo acelerado deste cenário. Foi assim que surgiu o OKR (Objectives and Key Results), criado pelo ex-CEO da Intel, Andrew S. Grove, e que se popularizou em 1999, quando um dos investidores do Google, John Doerr, apresentou a metodologia para os funcionários da empresa em volta de uma mesa de ping pong (isso mesmo!). De uma equipe de 30 pessoas, o mais famoso site de buscas do mundo conta hoje com mais de 70 mil colaboradores. E não é só o Google que utiliza essa metodologia, Microsoft, LinkedIn e Twitter também adotam o OKR como forma de potencializar o desenvolvimento e a qualidade dos processos.

Esse método de alinhamento é importante para integrar equipes, departamentos e expectativas de crescimento. Todos os funcionários da empresa participam da definição dos objetivos traçados e, dessa forma, também têm acesso ao que cada área produz e as atualizações de cada setor. Com liberdade, os profissionais garantem autonomia nas atividades do dia a dia, e conseguem atuar de forma direcionada, sem perder o senso de responsabilidade. Isso é determinante para estimular os profissionais no ambiente de trabalho e assegurar que se sintam parte fundamental da corporação.

Um estudo realizado pela Leadership IQ, com 400 empresas, revelou que apenas 15% dos funcionários acreditam que suas atividades contribuem diretamente com os objetivos da empresa. Esse dado revela que uma equipe desmotivada pode afetar o desempenho da companhia como um todo, causando até prejuízos financeiros.

Uma das grandes vantagens da metodologia OKR é que não há uma definição de tarefas e sim de objetivos. Isso quer dizer que ao longo de um período é possível alterar e recriar o planejamento várias vezes, para atingir os resultados. Por isso, os profissionais conseguem testar mais, errar mais e, desse modo, descobrir de maneira rápida o que funciona e o que não funciona também.

Com essa metodologia, as empresas formam equipes mais alinhadas, com maior clareza de quais são seus objetivos próprios e quais são os propósitos da empresa. Além disso, os gestores e diretores conseguem acompanhar com mais facilidade a velocidade de crescimento do seu negócio, com maior clareza de tudo o que está ocorrendo nos departamentos.

Para as empresas que pensam em conhecer mais sobre o OKR e até aplicar esse modelo de atuação, é importante entender que as corporações estão inseridas em ambientes competitivos. Sendo assim, promover uma rotina de trabalho colaborativa e integrada, com mais flexibilidade, faz com que o modelo de negócio sobreviva em um mercado que muda constantemente. Liberdade com responsabilidade motiva e acelera o crescimento de toda a empresa.

*Marcelo Araújo foi líder de estratégia digital e hoje atua na liderança da equipe de customer success da Assertiva. Uma de suas contribuições para a empresa foi a implementação da metodologia OKR, treinando todas as equipes e garantindo a boa execução do projeto.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto