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Planejamento de final de ano auxilia empreendedores na tomada de decisões

Planejamento de final de ano auxilia empreendedores na tomada de decisões

Todo empreendimento precisa realizar um balanço para avaliar como foi o ano do negócio. O relatório ajuda na análise de desempenho e avaliação sobre em quais setores serão investidos os recursos captados. Além disso, é possível mensurar os impactos financeiros de cada ação. Assim, o documento é construído diariamente e de maneira constante.

Planejamento de fim de ano é uma ferramenta estratégica importante para o negócio. O balanço ajuda a definir gastos, etapas e investimentos para o ano seguinte. Além disso, o relatório também pode ajudar a avaliar o crescimento ao longo do ano e auxiliar na tomada de decisão no negócio. Apesar da nomenclatura, ele não é realizado somente no fim do ano. A seguir serão ressaltados pontos cruciais para amparar a produção do relatório anual.

O que faz parte do planejamento?

O planejamento de fim de ano é resultado do processo de análise realizado durante o ano na empresa. Nele, são medidos valores referentes aos recursos disponibilizados para cada setor. A partir desses dados, é realizada uma avaliação completa, que consta investimento, gastos e lucros. Após análise, é possível avaliar se a gestão financeira está conforme a realidade da empresa. Um dos erros mais comum é o gestor ignorar etapas do planejamento definido no ano anterior ou não realizá-lo. Segundo Eliana Paula, gerente financeira da Gerencianet, “a empresa precisa ser capaz de gerar relatórios e indicadores que auxiliam os gestores, tais como balancete, balanço patrimonial, demonstração do resultado de exercício, demonstração do fluxo de caixa e indicadores de desempenho geral”.

O registro pode ajudar na análise de falhas e gastos durante o processo. Portanto, qualquer informação equivocada pode desestabilizar a operação. A desarmonia no balanço é um fator que prejudica a dinâmica do negócio. Para conceber o balanço de fim de ano, são avaliadas algumas métricas principais como volume de vendas, lucratividade e se a empresa se manteve financeiramente saudável.

Motivos para realizar o balanço de final de ano

O balanço é crucial para tomar decisões baseadas na coleta e análise de informações referentes aos processos da empresa. Dessa maneira, é possível visualizar com clareza as áreas e atividades que precisam ser otimizadas. Para a produção, são examinados os indicadores de desempenho, como de lucratividade, produtividade e qualidade. Cada um desses fatores é capaz de fornecer informações específicas sobre os setores e indicar melhorias que precisam ser realizadas. Além disso, funciona como guia para as lideranças decidirem sobre a distribuição de recursos.

A partir do que é levantado no processo, é possível traçar objetivos para o ano seguinte. Uma das propostas é indicar pretensões de crescimento nas vendas, estratégias para ganhar mercado, maneiras de engajar o consumidor e fortalecer a marca. Do contrário, “a empresa não terá capacidade de planejar estratégias e objetivos que garantirão continuidade do negócio”, afirma Eliana.

Uma dica importante é integrar colaboradores no processo, demonstrando que o resultado reflete o trabalho em conjunto. Alinhar expectativas com todos envolvidos no negócio é uma maneira de criar metas palpáveis e diminuir as frustrações no percurso.

Corte de verbas nem sempre é a melhor opção

É comum pensar no corte de verba como uma saída quando o negócio enfrenta desequilíbrios. Um dos setores que costumam sofrer com congelamento de recursos é o marketing. Porém, nem sempre é a melhor saída. Os investimentos no setor, quando bem aplicados, podem oferecer muitas oportunidades de crescimento. Por isso, é importante avaliar os resultados do balanço para saber onde investir.

A confusão ocorre quando gestores começam a vislumbrar todo o investimento como gasto. Fornecer somente um meio de pagamento no negócio, por exemplo, pode ser uma prática ruim. Para diminuir os custos com contratos, o empreendedor pode perder clientes quando não oferece variedade na hora da realização do pagamento. Por isso, um intermediador de pagamentos ajuda empreendedores a diversificar as opções. Uma plataforma de intermediação disponibiliza aos clientes pagamento por meio de boleto, carnê, cartão de crédito e assinatura. Além disso, o serviço pode ter custos menores se comparados a instituições bancárias.

Como fazer um balanço ideal

Para começar a montar o relatório é necessário realizar coleta de informações em todos departamentos. Com o levantamento, são confrontados dados com variáveis que afetam a situação econômica da empresa como mercado, governo, preços de fornecedores. É aconselhável centralizar as informações do negócio em um único sistema. “Isso facilita visualizar o negócio de forma geral e isolada, tornando o processo de análise mais fácil, rápido e assertivo”, afirma Eliana.

Após coleta, é realizada a etapa de análise dos dados. O método comparativo é a principal base para análise de balanços. Ele consiste em realizar a comparação dos valores no período definido com o anterior. Dessa maneira é possível detectar mudanças ocorridas após investimentos ou alterações do processo.

Por fim, é realizada a etapa de definição das metas. Nesta etapa são realizadas análises de dados e cenário em que a empresa está inserida para refletir sobre transformações, melhorias e correções pretendidas. Assim, gestores se organizam para definir redução de gastos, valores investidos no setor de marketing e formas de aumentar o fluxo de caixa. A gerente financeira da Gerencianet sugere, para diminuir os gastos, praticar o orçamento empresarial. Ele consiste em planejar, controlar e acompanhar receitas, despesas, custos e investimentos em período futuro. Também é válido renegociar custos com fornecedores e reavaliar processos operacionais que possam ocasionar desperdício ou perda de valores.

As principais preocupações que devem estar no radar do gestor para avaliar a saúde da empresa são:

Aprovar demonstrações financeiras no final do exercício.

Fazer orçamento empresarial por meio do mapeamento das principais despesas e planejar um plano financeiro para os próximos meses ou anos.

Analisar demonstrações financeiras e outros indicadores para estipular as metas, objetivos, identificar necessidades e melhorias.

Realizar planejamento tributário.

As informações servirão de apoio para análise e tomada de decisão dos administradores.


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