Logo
Imprimir esta página

Sua empresa está pronta para a Geração Z?

*Por Carol Moreno

Conectados, inovadores, criativos, envolvidos com as questões de diversidade e preocupados com a sustentabilidade. Em contrapartida, ansiosos e avessos a hierarquias e a críticas. Já descobriu de quem estamos falando? Da Geração Z! Essa é a definição sociológica para as pessoas nascidas entre meados dos anos 1990 até o início do ano 2010. E se você não se encaixa na descrição anterior, provavelmente não nasceu nesta faixa, mas convive com alguém desta geração. Ou seja, não há escapatória!

Esses jovens com, em média, seus 20 e poucos anos, estão dominando o mercado de trabalho. Para a felicidade, mas também tristeza de alguns, pois nem todos conseguem enxergar esta geração com bons olhos. Eles são imediatistas, demandam as coisas ‘para ontem’, são autônomos, têm facilidade de aprendizagem, e são apaixonados por desafios, mesmo sem estarem prontos. E essas singularidades exigiram que as empresas se adequassem e, mais, se transformassem para atraí-los. Mas, e a sua empresa, está pronta para atender os requisitos dos profissionais do futuro e, mais, sabe como conquistar estes talentos?

Os líderes de recursos humanos estão diante de um novo desafio: atrair uma geração de jovens que não estão focados na questão financeira. Afinal, para eles, essa é apenas uma consequência. Uma vez que eles não trabalham por salário, mas sim por propósitos, ou seja, a felicidade profissional desta turma está em encontrar uma empresa que se assemelhe culturalmente aos seus valores.

Outro ponto crucial é a flexibilidade, pois diferente dos seus antecessores, esses jovens não separam o trabalho do social e, por isso, precisam que haja um equilíbrio entre esses dois pontos da rotina, a profissional e a pessoal. Portanto, escolhem empresas que oferecem benefícios, como home office e horários flexíveis. Esses jovens querem um ambiente dinâmico para trabalhar, pois amam exercer os seus ofícios, mas com versatilidade. Então, para atrair este candidato em potencial, se questione ‘o que eu posso oferecer que permite que ele fique mais em sua casa?’.

A Geração Z é socialmente conectada por meio das plataformas digitais, por isso, elas desempenham um importante papel na aquisição desses talentos. É primordial que a empresa converse com esses potenciais candidatos em sua língua, a digital. Então, abuse das mídias sociais, com postagens e, principalmente, conteúdos em vídeo!

Tenha em mente, sempre, estratégias digitais que viabilizem a candidatura, como as plataformas de recrutamento online que utilizam Inteligência Artificial. Aposte também em entrevistas pelo Skype ou até chamadas de vídeo no Whatsapp. Entretanto, durante esse processo, é importante que em algum momento tenha o olho no olho. Sim, os métodos estão mudando, mas é importante mantermos o contato humano, principalmente quando se trata de algo tão importante como um novo colaborador.
Então, você, líder de recursos humanos, tenha em mente que não tem mais ‘by the book’, pois o que estava escrito neste livro, não funciona mais para os jovens de hoje. Para atraí-los, pense como eles, entenda as suas singularidades e peculiaridades geracionais, converse com eles na linguagem digital, troque a crítica pela curiosidade e, assim, tenha a receita de como ser irresistível para a GERAÇÃO Z!

*Carol Moreno é coordenadora de Talent Acquisition na Engineering do Brasil, companhia global de Tecnologia da Informação e Consultoria especializada em Transformação Digital

Sobre a Engineering (http://br.engineering)

Companhia global de Tecnologia da Informação e Consultoria especializada em Transformação Digital. A Engineering transforma os processos de negócio das empresas em modelos operacionais alinhados com a Era Digital a partir do Business Integration, da TI Consulting e do Outsourcing. Com 39 anos de experiência no mercado de TI, mais de 10 mil profissionais e projetos em mais de mil clientes de grande porte nos mais diversos mercados, a experiência do grupo aprimora-se ainda mais pelo investimento contínuo em pesquisa e desenvolvimento, contando com mais de 250 pesquisadores, além de parcerias com os principais centros e pesquisa e universidades do mundo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto