Logo
Imprimir esta página

Sua empresa está preparada para a LGPD?

pixabay pixabay

Assertiva reúne os cinco principais pontos para motivar as companhias a se enquadrarem na legislação que entra em vigor em 2020

São Paulo, novembro de 2019 - Muito se ouve falar sobre a LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados, que entrará em vigor em 2020. Mas, em meio a tanta informação fica difícil compreender como ela funciona e as mudanças que propõe. Por isso, a Assertiva, plataforma que utiliza inteligência de dados para prevenção a fraude e apoio nas relações comerciais, facilita esse caminho e mostra abaixo os principais pontos da LGPD.

Sancionada em 2018, a nova legislação tem por objetivo assegurar transparência na relação entre cidadãos e empresas. Todas as pessoas são proprietárias de suas informações pessoais, como o número do telefone, o endereço físico ou digital e cadastros nas redes sociais, que acabam muitas vezes sendo compartilhados com empresas por meio de cadastros, por exemplo. Nesse sentido, a LGPD prevê a responsabilidade compartilhada entre todos os envolvidos na relação de troca de informações, fato que torna fundamental que as corporações estejam programadas para se adequar à lei.

No entanto, de acordo com o estudo feito pela Robert Half, 53% das empresas brasileiras não estão preparadas para a nova lei. Além disso, de acordo com o estudo realizado pela consultoria, 34% dos gestores não veem sua empresa preparada para a entrada da lei e 19% deles nem sabem do que se trata. Para o CEO da Assertiva, Hederson Albertini, este é um cenário delicado e as corporações não devem deixar isso para a última hora. “A LGPD não é vilã, pelo contrário, ela é fundamental para garantir uma boa relação comercial entre todos os envolvidos.”, explica Hederson Albertini, CEO da Assertiva.

Pensando em ajudar nesse processo de preparação, a Assertiva lista os 5 principais motivos pelos quais as empresas devem se adequar a LGPD:

1. Transparência: ao cumprir fielmente as disposições da lei, as organizações estarão automaticamente tratando os dados de seus clientes de maneira ética, aberta e transparente. Isso significa que as relações comerciais ficam mais claras e todo mundo ganha.

2. Credibilidade: se adaptar à lei traz mais confiança para a imagem da empresa e ajuda a fidelizar clientes. Para os cidadãos, bem como para os prestadores de serviço, é importante saber que seus dados estão seguros e que serão utilizados apenas para o objetivo proposto.

3. Segurança: um dos princípios da LGPD é garantir segurança para todos os envolvidos. Esse motivo é determinante para que as empresas tomem medidas técnicas e administrativas a fim de proteger os dados de invasões, roubos, acessos sem autorização, perda, entre outros.

4. Vantagem competitiva: a tendência é que ao contratarem serviços as pessoas e outras instituições prefiram contratar serviços de empresas que estejam de acordo com a lei. Por isso, modelos de negócios que estejam afinados com a nova legislação saem na frente.

5. Organização interna da empresa: o excesso de dados pessoais desnecessários ou até incorretos, aumenta os riscos em eventuais incidentes de segurança e também influencia na organização das informações, gerando resultados que não refletem a realidade e impactam negativamente na realização de negócios.

“Vale lembrar que para a lei não são apenas os dados de clientes que devem ser preservados, mas também de funcionários, fornecedores e qualquer outra pessoa com quem a empresa tenha contato”, finaliza Albertini.

Sobre a Assertiva
Fundada em 2012, com sede em Campinas, a Assertiva traz soluções online para todo o ciclo de negócio, desde a concessão e análise de crédito até o processo de cobrança e recuperação de dívidas. Através da tecnologia e do uso responsável de dados e informações, a empresa ajuda mais de 3 mil clientes em todo o país.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto