Logo
Imprimir esta página

Consumidor deve estar atento ao número de RECALL das montadoras

Consumidor deve estar atento ao número de RECALL das montadoras

Denis Marum – engenheiro mecânico e analista técnico do mercado automotivo

Investir num carro zero requer escolhas: modelo, marca, conforto, viabilidade econômica, mas um dos principais itens de avaliação deve ser com a segurança mecânica, por isso conhecer o número de recall que a montadora realiza e quais são os “problemas” de fábrica que estão resolvendo.

Vamos pegar o exemplo do incêndio no Onix – GM. Denis Marum, engenheiro mecânico e analista técnico do mercado automotivo, esclarece: “Segundo as explicações fornecidas ao Ministério de Justiça, a GM informa a necessidade de atualização do software de gerenciamento do motor devido a possibilidade de que, em determinada situação de pressão atmosférica, temperatura externa, humidade relativa do ar e combustível de má qualidade, ocorra um fenômeno chamado pré-ignição. Segundo a montadora a anomalia acaba causando danos graves ao motor gerando quebra do bloco e consequentemente vazamento do óleo motor que em contato com as partes quentes poderá gerar o incêndio”.

O pior é que – segundo Marum - este fenômeno de pré-ignição é muito comum em todos os carros da frota brasileira, e uma das principais causas está ligada a alguma anomalia no combustível (adulteração dos combustíveis). E adverte: “a montadora deve estar estudando todas as variáveis envolvidas para identificar quais as reais necessidades de alteração do software de gerenciamento do motor, enquanto isso os proprietários que ainda não levaram seus carros para concessionária devem ficar atentos à luz de injeção eletrônica e parar o veículo imediatamente ao seu acendimento”.

Bom, além da GM, tem recall da Volks (T-Cross – trinca eixo traseiro), Audi (Q5 paralamas podem se soltar), Lexus (amortecedor da porta traseira), Subaru (falha motor e freio), Ford - Ka e EcoSport (bancos) e Mercedes Benz (falha do airbag). Lembrando que o proprietário tem obrigação de responder ao recall.

** Denis Marum é engenheiro mecânico, com 35 anos de experiência na direção de pós-venda, é dono de oficina mecânica, consultor e analista técnico do mercado automotivo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Copyright ©2002-2020 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto