Mercado de seguros: tecnologia transforma experiência de usuários e corretores

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Paula Rocha

Mercado de seguros: tecnologia transforma experiência de usuários e corretores

*Por Henrique Mazieiro

Não é novidade que a tecnologia vem transformando o mercado e criando novas oportunidades de negócio. Hoje, a transformação digital já é uma realidade em todos os setores e, atentas a essas oportunidades, muitas empresas inovadoras vem surgindo para oferecer novas soluções e mudar a forma como consumimos.

No mercado segurador este cenário não é diferente. Segundo dados de 2018 da Câmara-e.net, o Brasil já conta com 78 insurtechs, sendo 64% focadas em negócios B2B, 28% em B2C e 8% em B2B2C. Essas startups têm como foco principal melhorar os processos do setor, tanto para as seguradoras quanto para os clientes.

Mesmo historicamente considerado um segmento tradicional, o mercado de seguros ainda tem um vasto potencial de crescimento e, consequentemente, de inovação. Falando apenas do seguro automotivo, que ainda é o mais utilizado, 70% dos veículos ou cerca de 30 milhões de automóveis ainda circulam sem cobertura, de acordo com a Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNseg).

Além das empresas, quem também vai se beneficiar com esse crescimento daqui para frente são os corretores de seguros. Com o desenvolvimento do mercado, esses profissionais poderão incrementar seus negócios, principalmente contando com as inovações cada vez mais trazidas pelas insurtechs.

Ainda hoje muitos usuários e seguradoras enfrentam problemas no processo de inspeção e contratação de seguro. Essas dificuldades incluem não só burocracia, mas também deslocamento e espera, que demandam tempo e custo desnecessários. A saída para mudar esse panorama é justamente o investimento em tecnologia. Aplicativos, inteligência artificial, chatbots, reconhecimento de imagem, entre muitas outras ferramentas disponíveis, entregam uma nova experiência ao usuário: mais simples, ágil e prática.

Além disso, a possibilidade analisar dados em tempo real permite oferecer produtos personalizados, que beneficiam ainda mais os clientes e ainda transformam seu comportamento de consumo. Nesse processo, a participação dos usuários e das seguradoras também é de extrema importância para o desenvolvimento de soluções ainda mais disruptivas e eficientes.

Essa transformação não atinge apenas os clientes, mas também os profissionais da área, que agora passam a contar com um novo tipo de expertise, que inclui a tomada de decisão baseada em dados tecnológicos. Por prestar consultoria, o corretor pode ser o caminho para as inovações do mercado, já que a experiência do usuário é um fator chave para o sucesso.

Com essa “corrida” digital, os consumidores também estão cada vez mais seletivos e em busca de maior qualidade nos serviços que utilizam, o que também muda a atuação do corretor. Agora, esse profissional deve estar mais preparado para atender essas novas exigências e saber usar a tecnologia a seu favor para entregar a melhor experiência para os seus clientes. Ou seja, é o momento ideal para o mercado de seguros se desenvolver, aliando a expertise dos corretores à inovação das insurtechs.

E quem demanda esse ritmo de evolução é o próprio cliente. É justamente pelo aumento do uso das novas soluções e aplicativos pelas pessoas que as insurtechs e outras empresas de tecnologia conseguem aprimorar suas ferramentas. Com esses feedbacks é possível melhorar a usabilidade, tornando todo o processo mais intuitivo.
Hoje, os segurados já conseguem fazer quase tudo por meio do smartphone! Desde a vistoria do automóvel até a finalização da contratação do seguro. Tudo isso com praticidade e o mais importante: segurança.

E engana-se quem pensa que essas soluções são voltadas apenas para o seguro automotivo. Pelo contrário, a tecnologia já está presente em diversos outros ramos, como residência, previdência, comércio, equipamentos, entre outros. O futuro agora é entregar uma experiência de consumo única para os usuários! Em pouco tempo, as seguradoras estarão presentes apenas dentro do celular.

*Henrique Mazieiro é sócio-fundador e CEO da Planetun, insurtech que desenvolve soluções disruptivas para o mercado de seguros e automotivo.