Logo
Imprimir esta página

SOMPO SEGUROS assina Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU

Maristella Iannuzzi - ONU Mulheres e Francisco Vidigal Filho - SOMPO Seguros Maristella Iannuzzi - ONU Mulheres e Francisco Vidigal Filho - SOMPO Seguros

Iniciativa que integra ações desenvolvidas pela Comissão de Diversidade – Gênero da companhia insere a seguradora numa rede global de compartilhamento de boas práticas para igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres. Segundo levantamento do Fórum Econômico Mundial, apenas 34% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres

A Sompo Seguros S.A., empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo, acaba de formalizar a assinatura dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, na sigla em inglês), uma iniciativa da ONU Mulheres junto ao Pacto Global que estabelece parâmetros para que as empresas alcancem a igualdade de gênero por meio do empoderamento das mulheres. A iniciativa é uma das ações desenvolvidas pela companhia por meio de suas Comissões de Diversidade, que têm como objetivo instituir ações, práticas e políticas que promovam a igualdade de oportunidades e o respeito mútuo no ambiente corporativo.

“Aderir aos WEPs, que são parâmetros de reconhecimento mundial, foi um compromisso e uma forma de poder contar com uma rede que ajuda na melhoria contínua das práticas que visam garantir a equidade no ambiente corporativo”, observa Francisco Caiuby Vidigal Filho, presidente da Sompo Seguros. “Nós já contamos com uma série de práticas que são recomendadas nos princípios, mas aprimorar os mecanismos que viabilizem a igualdade de oportunidades é uma responsabilidade de todos”, afirma o executivo.

Ao assinar os WEPs, a empresa assume publicamente o compromisso com a agenda de empoderamento das mulheres e passa a fazer parte de uma rede global das Nações Unidas. Essa rede compartilha informações, publica cartilhas e manuais, promove fóruns, eventos e webinars. “Estudos indicam que, mesmo com mais anos de estudo e representando a maior parcela dos profissionais que concluem ensino superior, na média, as mulheres ainda enfrentam uma taxa de desemprego maior e têm rendimento inferior ao observado por homens com o mesmo perfil e condições profissionais”, analisa Maristella Iannuzzi, consultora da ONU Mulheres.

Dados do Global Gender Gap Report 2018, do Fórum Econômico Mundial, indicam que a diferença de renda entre homens e mulheres chega a quase 51% em 2018 e apenas 34% dos cargos de liderança no mundo são ocupados por mulheres. Já o Brasil apresenta um índice de equidade de gênero de 68,1% na avaliação que mede quatro pilares: Participação Econômica e Oportunidade; Empoderamento Político; Escolaridade e Saúde e Sobrevivência. O País está na 95ª posição do ranking que avaliou 149 nações. Com isso, o Brasil cai cinco posições frente ao levantamento de 2017, quando o País ficou na 90ª posição.

Os Princípios de Empoderamento das Mulheres - WEPs

Criados em 2010 pela ONU Mulheres e o Pacto Global da ONU, os sete Princípios de Empoderamento das Mulheres - WEPs já foram assinados por mais de 2,3 mil CEOs em todo o mundo. São uma referência para que as empresas implementem políticas para a promoção da igualdade de gênero no local de trabalho, no mercado e na comunidade.

Os sete Princípios de Empoderamento das Mulheres – WEPs são:

1. Estabelecer liderança corporativa de alto nível para a igualdade de gênero.

2. Tratar mulheres e homens de forma justa no trabalho – respeitar e apoiar os direitos humanos e a não discriminação.

3. Garantir saúde, segurança e bem-estar das trabalhadoras e trabalhadores.

4. Promover a educação, a capacitação e o desenvolvimento profissional das mulheres.

5. Apoiar o empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de fornecedores e de comunicação e marketing.

6. Promover a igualdade por meio de iniciativas voltadas às comunidades e do engajamento social.

7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

Público Interno

A Sompo Seguros conta no Brasil com quase 2 mil colaboradores. Desse total, cerca de 57% é do sexo feminino. As mulheres também representam 41% dos profissionais da companhia em cargos de liderança. Entre as Pessoas com Deficiência que trabalham na companhia, cerca de 60% são pessoas com deficiência física, seguido de deficiência auditiva (24%), visual (14%) e outros (2%). Em termos de faixa etária, o quadro geral de colaboradores está distribuído em: até 25 anos (8%), de 25 a 30 anos (13%), até 40 anos (43%), até 50 anos (26%) e acima de 50 anos (10%). Em um levantamento recente feito com cerca de 52% dos colaboradores da companhia, cerca de 6,6% apontaram ter outras orientações sexuais além de heterossexual (93,4%).

Diversidade

Para fomentar as questões voltadas ao tema, a Sompo Seguros estabeleceu as Comissões de Diversidade, que são grupos multidisciplinares formadas na companhia em 2018 por colaboradores com o objetivo de instituir ações, práticas e políticas que promovam a igualdade de oportunidades, além da integração e respeito no ambiente corporativo. A Sompo Seguros conta atualmente com cinco pilares: Gênero, Gerações, Raças & Etnias, Pessoas com Deficiência e LGBTI+. Cerca de 50 profissionais da companhia dedicam parte de seu tempo às comissões, que organizam iniciativas para garantir a equidade, respeito mútuo, a promoção de um ambiente de trabalho amigável e, com isso, a melhora da qualidade de vida dos colaboradores.

Compromisso

A adesão aos sete Princípios de Empoderamento das Mulheres – WEPs é o segundo compromisso firmado pela Sompo Seguros com instituições que estabelecem parâmetros voltado às causas de diversidade. Em setembro deste ano, a seguradora assinou a Carta de Adesão ao Fórum e aos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção dos Direitos LGBTI+. Ao longo dos anos de 2018 e 2019, já foram realizadas iniciativas significativas voltadas às questões de diversidade, como a criação de cursos de libras gratuitos para que colaboradores ouvintes possam aprender a linguagem de sinais, parceria com a Transempregos (entidade que media a contratação de profissionais transgênero), encontros para debater questões relacionadas à diversidade no ambiente interno, desenvolvimento da Declaração de Diversidade e Inclusão, que estabelece diretrizes para estimular um ambiente de respeito, inovação, inclusão e equidade, que garante igualdade de oportunidades a todos, considerando cada um em sua individualidade, respeitando sua dignidade e reconhecendo seus méritos; entre outros.

Sobre a SOMPO Seguros S.A

A Sompo Seguros S.A. é uma empresa do Grupo Sompo Holdings, um dos maiores grupos seguradores do Japão e do mundo. Resultado da integração das operações da Marítima Seguros, companhia fundada em Santos em 1943, e da Yasuda Seguros, que está no Brasil desde 1959; a companhia atua nas áreas de Seguros Corporativos (Auto Frotas, Empresariais, Riscos Nomeados e Operacionais, Transportes, Engenharia, Responsabilidade Civil, Garantia, Agrícola, Penhor Rural e Benfeitorias, Vida em Grupo, Acidentes Pessoais Coletivo, entre vários outros) e Pessoais (Auto, Residencial e Acidentes Pessoais); bem como na área de Seguro Saúde. Atualmente a empresa conta com filiais em todas as regiões brasileiras.

O Grupo Sompo Holdings tem sua origem no Japão, atua há 130 anos no mercado de seguros e hoje conta com subsidiárias nos cinco continentes. No Japão, disponibiliza uma vasta gama de seguros nas áreas de Ramos Elementares, Vida e Acidentes Pessoais, além de outros produtos financeiros e serviços a fim de propiciar incremento na segurança, saúde e bem-estar dos clientes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto