Logo
Imprimir esta página

5 dicas para sua empresa não cair em fraudes na Black Friday

Investir em tecnologia e consultas são algumas ações para evitar, já que cerca de 89% das companhias brasileiras já sofreram algum tipo de golpe

No Brasil, o faturamento do comércio eletrônico ficou em mais de 53 bilhões de reais em 2018 e a previsão é que em 2019 ultrapasse os 60 bilhões. Pensando nisso, clientes e empresas precisam se prevenir contra os golpes nas compras em lojas online e também físicas, já que estão sujeitas a este tipo de problema com o aumento das vendas, em especial no período da Black Friday.

De acordo com o Relatório Global de Fraude e Risco, da Kroll, cerca de 89% das corporações brasileiras já sofreram algum tipo de fraude. “Esse problema é mais comum do que se imagina. Para se precaver contra as fraudes é necessário usar a tecnologia a seu favor. Checar e confrontar dados também são medidas que podem ajudar”, explica Hederson Albertini, CEO da Assertiva.

De olho nesse cenário e também na Black Friday, que se aproxima, a Assertiva, plataforma que utiliza inteligência de dados para prevenção a fraude e apoio nas relações comerciais, separou algumas dicas para ajudar os comerciantes:

1. Faça uma otimização na análise de crédito: Entre as diversas modalidades de fraude, a inadimplência é a que mais gera perdas para os varejistas. Uma boa análise de crédito envolve algumas iniciativas como consultar o histórico do cliente, verificar anotações em órgãos de proteção ao crédito e verificar os documentos do consumidor.

2. Invista em tecnologias de verificação: Investir em tecnologias é fundamental para a prevenção de ataques e também para garantir que seus dispositivos para pagamentos estarão livres de adulterações. Um dos problemas recorrentes no varejo é o chamado “golpe da maquininha de cartão de crédito”. Duas possíveis soluções para evitar essa fraude são aderir aos pagamentos via Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) ou fazer conciliação automática de recebíveis.

3. Consulte o CNPJ da empresa: Em empresas que negociam com outras instituições, por exemplo, a perspectiva de ganhos altos em poucas operações fraudulentas pode atrair estelionatários. Alguns golpistas até criam empresas de fachada ou com domínio empresarial inativo, com o intuito de fechar o negócio, receber os valores e sumir. Para evitar esse tipo de armadilha o ideal é consultar o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). Todo tempo ganho na hora de avaliar a idoneidade de um negócio é precioso.

4. Tenha um banco de dados confiável: Um dos recursos fundamentais para vender apenas para bons clientes é ter um banco de dados confiável, no qual a empresa armazena as principais informações sobre os seus compradores.

5. Use ferramentas de automação: É muito importante contar com soluções tecnológicas confiáveis e que consigam realizar o cruzamento de dados do cliente. O processo de automação é um importante aliado na prevenção de golpes, por ser rápido e eficaz.

Sobre a Assertiva

Fundada em 2012, com sede em Campinas, a Assertiva traz soluções online para todo o ciclo de negócio, desde a concessão e análise de crédito até o processo de cobrança e recuperação de dívidas. Através da tecnologia e do uso responsável de dados e informações, a empresa ajuda mais de 3 mil clientes em todo o país.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto