Logo
Imprimir esta página

3 dicas da neurociência para empresas em busca de inovação

Imagem: pixabay.com_CC0 Creative Commons Imagem: pixabay.com_CC0 Creative Commons

Solange Mata Machado explica quais barreiras impedem os empreendimentos de acelerarem a sua transformação

Em um mundo cada vez mais volátil, complexo, incerto e ambíguo, como se reinventar continuamente para enfrentar os desafios profissionais? Essa é uma das indagações de Solange Mata Machado, autora do livro “Desconstruindo o Mindset e Construindo Inovação”, publicado pela editora Évora. Segundo a autora, o aprendizado contínuo é um fator essencial para a transformação. “Pensar diferente e inovar não é fácil. Requer esforço, disciplina e muita energia para criar novos aprendizados”, explica a doutora e mestre em neurociência aplicada à tecnologia.

No seu livro, Solange fala que a inovação requer dois tipos de mindset. O que entrega valor para o mercado atual e o que consegue antecipar o futuro e criar novos valores e negócios. O conceito de mindset está centrado na crença de se poder ou não alterar os traços pessoais. “No fixo, as pessoas acreditam que tais características são inatas e não podem ser alteradas. Já no crescimento, são aquelas que creem no controle e mudança dessas características, a partir do esforço”, conta a autora. Ao utilizar os dois, é possível adquirir a capacidade de olhar para o presente enquanto se pensa no futuro.

O grande desafio das empresas, de acordo com Solange, está no mindset organizacional. “Com o tempo, elas desenvolvem regras, normas e métricas desenhadas para perpetuar o modelo de negócio existente. Apesar da capacidade cognitiva dos seres humanos ser flexível, a cultura organizacional não é”, revela. O desafio está em enxergar o processo de inovação como uma prática de comportamento. Mas por onde começar a mudar nosso mindset? Confira três dicas da autora:

Crie novos hábitos

A neurociência explica que existe uma função do cérebro chamada neuroplasticidade, que além de estar relacionada com a reestruturação cerebral promovida por algum tipo de ruptura ou lesão, também é ativada pela necessidade de adquirir uma nova competência. Assim, para ocorrer a neuroplasticidade, o individuo precisa se dedicar a alguma atividade que não lhe seja familiar: será preciso criar novos hábitos. “O córtex tem capacidade plástica. Estudos realizados em atletas, por exemplo, comprovaram tais mudanças. Após intensos períodos de treino, pode-se observar um aumento de performance de habilidade motora, o que significa que adultos podem adquirir novas competências ao longo de sua vida se tiverem a persistência, a disciplina e a prática necessária para mudar os caminhos neurais”, afirma Solange.

Foco é fundamental

A informação que chega ao nosso consciente depende da nossa atenção. Em um mundo com tantas distrações, principalmente por conta dos celulares e da internet, é preciso repensar nossa forma de trabalhar e estudar. Para realmente absorver um conhecimento, a atenção tem que ser plena. “Quando prestamos atenção, dois neurotransmissores entram em cena: dopamina e noradrenalina. Para aumentar a dopamina, é importante usar várias técnicas de aprendizado diferente, como simulações, discussões em grupos e apresentações de casos reais. Já a noradrenalina é liberada durante atividades competitivas ou quando estamos sob pressão. Doses equilibradas dos dois neurotransmissores são essenciais para codificar uma informação e guardá-la”, diz Solange.

Tenha equilíbrio

O conceito explore e exploit, que em português significam explorar costuma ser um dilema para os profissionais. Escolher algo conhecido e obter algo similar (exploit) ou optar por algo que não tão familiar para explorar as possibilidades (explore)? De um lado, estão as capacidades centrais do negócio e de outro, as capacidades novas. É preciso equilibrá-las para obter um processo contínuo de inovação. “Não se trata de ter que decidir por um único caminho. É preciso maximizar o conhecimento existente ao mesmo tempo em que se busca desenvolver novos conhecimentos”, exemplifica a doutora em neurociência.

*Solange Mata Machado é diretora-executiva da Imaginar Solutions. Doutora e mestre em inovação e competitividade pela FGV com pós-doutorado (pós-doc) em neurociência aplicada à tecnologia pela UFMG. Ao longo de sua carreira, foi CEO da ADL Serviços de Fidelização, no Brasil; executive diretor e general manager da Amcham Brasil; Brazil representative da U.S. Chamber of Commerce e da Axiom Corporation e CEO da Conectadas.com, além de ter ocupado posições executivas de grandes grupos nacionais e internacionais. É autora de quatro Cbooks: Inovação e mudança, O processo de inovação, Criatividade para inovação e Inovação e a criatividade para o marketing. Em 2015, escreveu o estudo “Cenários estratégicos: desafios para se criar o futuro” para a MESA Corporate Governance. É palestrante nacional e internacional sobre o tema de inovação e propriedade intelectual.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto