Logo
Imprimir esta página

Como alcanças as metas para o próximo ano

Como alcanças as metas para o próximo ano

*Julio de Campos

A maioria das pessoas têm metas, porque é uma forma de organizar ações e pensamentos que irão direcionar para conquistar um determinado objetivo. Por exemplo, eu sou apaixonado por carros e sempre que surge algum modelo que me interessa, coloco no meu quadro de realizações pessoais (QRP), mas que muitos acreditam que não há importância nisso.

Para esses dou um importante aviso, estão errados. Até mesmo rotulado de "polêmico", posso afirmar que para mim funciona como um processo motivador e que sempre deu certo. Porém, é preciso aliar a atitude, ação, planejamento, fé e otimismo, mesmo diante dos obstáculos que irão aparecer no decorrer do caminho. Não pense que será fácil.

O objetivo é de fato onde se quer chegar, um desenho criteriosamente planejado para no final levantarmos a tão sonhada taça. Pense na copa do mundo, são 24 equipes, divididas em grupos e constituída por fases. A meta é ser campeão, porém já vimos inúmeras vezes que nem sempre o melhor vence, vimos gigantes caírem nas últimas copas diante de pequeninas e inofensivas delegações.

Mas porque isso acontece? Alguém deixou de lado alguns ingredientes fundamentais como planejamento, estratégia, dedicação, foco, raça e garra, que são algumas das condições para se chegar a tão sonhada taça.

Caso você pratique alguma modalidade esportiva, e obviamente tem como objetivo ser campeão, é preciso ter em mente quais são todas as etapas necessárias para ser bem-sucedido em sua empreitada. Então, tenha em mente quais as técnicas utilizadas pelos concorrentes e como superá-las, aprimore a sua estratégia, treine mais, e estude a função de cada um na equipe.

Tendo como pano de fundo o exemplo acima, podemos citar o mundo corporativo. O objetivo a ser alcançado poder ser a inauguração de uma nova sede, uma reforma, ampliar o quadro de colaboradores, aumentar a carteira de clientes.

Outra dica eficaz, é se basear pela sigla SMART. A sigla S é de specific, especifico, ou seja, para que se consiga alcançar os objetivos traçados, é necessário ter clareza absoluta do que se quer. M, mensurable, a meta criada tem que ser mensurável. A, attainable, é preciso que o seu plano seja coerente, pois de nada adianta você querer passear em um foguete, se antes disso não conhece a NASA. R, relevant, quando se cria uma meta e designa responsáveis, serão elaboradas estratégias para que os resultados sejam alcançados e o T, temp based, que é extremamente importante: todo o processo deve ter prazo, afinal sem esse fator sua meta não passará de um desejo.

Faltam apenas três meses para começarmos um novo ano, e mesmo com pouco tempo, ainda é possível se organizar para que 2020 seja alinhado com o que você têm buscado.

Para te ajudar nesta missão, separei algumas dicas:

1 - Monitore os resultados alcançados, ações e seu desempenho. É fundamental que haja um acompanhamento do desempenho da meta a ser alcançada. Se você estipulou um prazo de quatro meses, crie uma métrica de pelo menos a cada 15 dias fazer uma autoanálise para saber o quanto já foi alcançado.

2. Engajamento. O sucesso de um objetivo depende do seu empenho e, dependendo do caso, de toda a equipe. Delegue responsabilidades para envolver a equipe, sempre liderando pelo exemplo, cative as pessoas ao seu lado demostre a elas o tempo todo o que ganharão com o alcance dessas metas, os benefícios quanto ela será importante na vida de todos. Conscientize a aquipe de que o resultado esperado só será conquistado se todos doarem um pouco do seu esforço. Caso tenha que mudar os planos durante o trajeto, não hesite desde que seja de fato para chegar no seu objetivo.

3. Resultados. Apresente em um período determinado os resultados obtidos durante o processo, isso motiva, ajuda na mudança das estratégias, une e engaja mais a equipe. Faça questão de mostrar para sua equipe se ela se empenhou o bastante para superar as expectativas. Valorize o trabalho de cada um e o esforço dedicado.

4. Resultados. Comemore! Faça uma festa, um churrasco, ou uma viagem.

Para não desistir no meio do caminho minha dica é que você olhe para a meta. Winston Chrurchill disse em uma de suas frases: você não chegará ao seu destino se parar para atirar pedras em "cães que latem". Olhe para a frente, olhe para a meta ela é o caminho, vão aparecer diversas barreiras no seu caminho, não será fácil, não desista, sua vitória certamente virá!

E aí? Preparado para alcançar a sua meta?

Julio de Campos é uma é representação genuína, verdadeira do Afro empreendedorismo. É empresário, copywriter, master coach e business coach. Em 2017 fundou a Black Business of Community, um grupo constituído para fortalecer, fomentar, agregar valor, ao afro empreendedorismo. É cofundador da Afrobusiness Brasil, e agora quer compartilhar seus conhecimentos e dividi-los para que possa contribuir com o crescimento de pessoas e com os mais novatos, compartilhando suas centenas de experiências que a vida lhe impôs. O seu maior objetivo é ser um líder de excelência e impactar vidas, incentivando e motivando pessoas através de suas histórias de vitórias. Por meio de suas palestras, conta sobre as diversas vezes que precisou se superar, reergue-se e organizar uma nova construção de pensamentos aliados a ações, para realizar seus sonhos mais extraordinários. Julio carrega uma história brilhante de um afro empreendedor, de origem pobre que após diversos fracassos recomeçou sua vida vendendo cartões de visitas até se tornar um grande empresário. Para mais informações, acesse www.facebook.com/juliocsdecampos ou pelo IG @juliodecampos


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto