Logo
Imprimir esta página

Café com Seguro abordou as Novas Regras de Solvência para Operadoras de Saúde

Café com Seguro abordou as Novas Regras de Solvência para Operadoras de Saúde

Dia 26 de setembro, a Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP) realizou o Café com Seguro que abordou as "Novas Regras de Solvência para Operadoras de Saúde". O evento, que colocou em pauta as novas regras de solvência fixadas pela ANS e os impactos e desafios para as operadoras e seguradoras, aconteceu no auditório do Sindseg SP.

O primeiro painel, conduzido por Washington Oliveira Alves, Gerente de Habilitação e Estudos de Mercado e Coordenador da Comissão Permanente de Solvência (CPS) da ANS, abordou "por que e pra que" as novas regras. "O setor tem toda uma expectativa e uma necessidade de aprimoramento da gestão de riscos, e isso é quase inevitável daqui pra frente", explica. Em seguida, Joel Garcia, da KPMG, apresentou as principais características e impactos. Para Joel, gestão de riscos não é só um cálculo de capital, mas é algo mais abrangente. "Ela passa por uma cultura de gestão de riscos, a governança, os controles, enfim, toda a organização tendo a cultura de fazer gestão de riscos, depois a parte quantitativa será uma consequência de todo esse processo", afirma.

A visão da Operadora foi apresentada por Luiz Celso, Diretor Executivo Técnico - Processo de "Underwriting" do Grupo Notre Dame Intermédica. "Nossa visão é que essa é uma norma benéfica, embora ela traga impactos, pois as Operadoras precisarão fazer investimentos para adequar suas estruturas internas", ressalta. Sandro Leal Alves, Superintendente de Regulação da FenaSaúde, conduziu o quarto painel, que abordou a experiência das seguradoras. Segundo Sandro, o objetivo da FenaSaúde é que o mercado tenha segurança e proteção para aquele consumidor que compra o plano de saúde hoje, mas que precisa do plano de saúde pro resto da vida. "As empresas precisam ter a solidez necessária para garantir que esse contrato seja cumprido como ele foi vendido para o consumidor, daí que surge a credibilidade do setor de saúde suplementar. As regras devem se moldar para garantir as melhores práticas de regulação", explica.

Logo após, Ariovaldo Bracco de Lima, corretor de seguros e Coordenador da Comissão Técnica de Seguro Saúde do SINCOR-SP, apresentou os impactos para a distribuição. "É necessário que haja essa regulamentação, pois o mercado precisa. Além disso, é importante que a gente consiga fazer com que a informação seja disseminada ao consumidor e corretor", diz.

O Ac. e coordenador da Cátedra de Saúde, Josafá Ferreira Primo, ficou responsável pela moderação. "Nós temos inteligência para pensar em como fazer com que o mercado distribua de forma correta, devolva para o beneficiário aquilo que ele creditou na Operadora de Saúde e que, em longo prazo, esse processo possa não só mitigar riscos, mas também ter por objetivo, principalmente econômica e financeira, se auto sustentar", conclui.

A abertura do evento foi realizada pelo Acadêmico Fernando Simões, vice-presidente da ANSP e pelo diretor da ANSP, Ac. Edmur de Almeida, que também fez a apresentação e a composição da mesa. "É muito importante trazer temas atuais e impactantes para serem discutidos no âmbito da Academia. Tivemos palestras de altíssimo nível que atingiram o objetivo inicial. Obrigado a todos os palestrantes e ao público", agradece Edmur.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto