Logo
Imprimir esta página

Empresas históricas que se transformaram para conquistar o mercado

Crédito: pixabay.com_CC0 Creative Commons Crédito: pixabay.com_CC0 Creative Commons

Enxergar oportunidades para inovar foi fundamental para alguns negócios não morrerem

"Se, em 306, quando Constantino assumiu o trono, alguém sugerisse que o cristianismo viria a se tornar a religião oficial de Roma, ele seria expulso da sala às gargalhadas", aponta Yuval Noah Harari, no livro 'Sapiens: Uma Breve história da Humanidade', sobre a imprevisibilidade da história humana. Em perspectivas diferentes, a mesma lógica pode ser aplicada às empresas.

Ao enfrentar obstáculos complexos em sua trajetória, negócios de todos os tamanhos precisam se adaptar e se transformar completamente para continuarem competitivos. Diego Figueredo, CEO da Nexo AI, consultoria que usa Inteligência Artificial e outras tecnologias cognitivas para transformar negócios, enumerou empresas importantes que passaram por esse processo de forma significativa e conseguiram alcançar o sucesso em seus objetivos:

Netflix

Talvez a maior história de sucesso da transformação digital seja a Netflix. É até difícil imaginar que a companhia de 100 bilhões de dólares em valor de mercado e mais de 110 milhões de assinantes pagantes começou com um serviço para emprestar DVDs pelos correios. De lá, até chegar aos mais de 190 países e incomodar os maiores players de mídia do mundo, a Netflix apostou numa tecnologia revolucionária, transformou o plano de negócios, enxergou um futuro diferente e soube como agir na vanguarda da sociedade.

Nintendo

Fundada em 1889, a Nintendo criava cartões de uma espécie de baralho de cartas para jogos. A empresa japonesa passou, aos poucos, a mudar, mas os primeiros investimentos não foram nem um pouco certeiros: redes de moteis e companhias de táxis. Foi apenas em 1974 que a companhia começou a desenvolver consoles de videogames. Do Odyssey 100 ao Nintendo Switch, a marca se consolidou como uma das maiores e mais reverenciadas grupos de tecnologia da atualidade.

Shell

Atualmente, a Shell é uma das maiores multinacionais relacionadas à refinação de petróleo do mundo. Mas, em 1830, a companhia era uma pequena loja de antiguidades em Londres. Foram os filhos do fundador, Marcus Samuel, que começaram a impulsionar a mudança, apostando na exportação dos materiais que eram vendidos no local e depois. Os navios utilizados para o transporte voltavam para Londres carregados de mercadorias do Japão e da China.

Aproveitando o mercado potencial e o boom global do petróleo, os irmãos construíram o primeiro navio petroleiro do mundo para navegar o Canal de Suez e passaram a abastecer a Europa. Passou-se mais de um século do epicentro potencial até os mais de 44 mil postos da Shell no mundo, mas a empresa sempre foi visionária para permanecer no topo.

American Express

Em 1850, no estado de Nova York, três amigos se uniram para criar um serviço de transporte de valores, bens, mercadorias e produtos financeiros. Entre o carregamento da primeira ordem de crédito a ser emitida por uma empresa privada até se estabelecer como uma das maiores empresas de serviços financeiros e cartões de crédito dos Estados Unidos. Porém, o faro para enxergar as oportunidades se manteve afiado desde o início.

Sobre a Nexo

A Nexo é uma consultoria de inovação e tecnologia para transformação de negócios, fundada por Diego Figueredo e Luiz Carvalho em 2017. A empresa desenvolve ações criativas usando Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Blockchain, Machine e Deep Learning e outras ferramentas. É considerado o principal player de inteligência artificial do Brasil. Parceira de empresas como IBM, Microsoft e Amazon, a Nexo alcançou o break-even, faturou mais de 1 milhão no primeiro ano e abriu uma filial em Nova York, nos Estados Unidos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto