Logo
Imprimir esta página

Aptidão necessária para o sucesso em qualquer carreira está no comportamento pessoal

Aptidão necessária para o sucesso em qualquer carreira está no comportamento pessoal

Saiba como identificar suas Soft skills; Uranio Bonoldi professor em cursos de MBA na Fundação Dom Cabral lista as cinco principais habilidades interpessoais que todo profissional precisa saber para a construção dessas competências no mercado de trabalho

As empresas precisam de mais habilidades sociais, é o que diz oLinkedln, em uma pesquisa divulgada recentemente sobre as Soft skills e Hard skills mais procuradas pelos gestores em 2019. Entre as 50.000 mil habilidades profissionais no mundo, a rede social selecionou as competências que as empresas mais precisam atualmente. Com um mercado altamente competitivo cresce a busca por profissionais capacitados que também possuam habilidades de bom relacionamento com toda a equipe e que consiga praticar bons hábitos como desenvolver empatia.

Novos valores surgem nas corporações na era digital e, a partir disso, cresce a busca por profissionais com habilidades mais aguçadas e que tenham o Feeling mais apurado para a percepção e sensibilidade, para o que está acontecendo no ambiente ao seu redor. "As chamadas Soft skills - 'Habilidades Comportamentais', são um conjunto de valores de cada indivíduo. É a ética relacionada ao comportamento humano. Diferente das Hard skills 'Habilidades Técnicas', que são competências adquiridas ao longo de toda trajetória acadêmica", explica Bonoldi. professor em cursos de MBA na Fundação Dom Cabral.

Pensando nisso Uranio Bonoldi relaciona as principais Soft skills, habilidades comportamentais, para você colocar em prática já!

Criatividade – A mais desejada das habilidades, afinal quem nunca quis ser aquela pessoa criativa e cheia das melhores ideias. "As empresas estão atrás de profissionais fora da caixinha, principalmente o mercado de Startups que cresce cada vez mais. O colaborador criativo precisa ser livre de preconceitos, saber usar a intuição e sair da robotização, do "copia e cola", conta Uranio.

Influência – É uma das armas mais importantes para quem trabalha com o público. De acordo com Uranio saber influenciar positivamente um cliente, sem ser invasivo, é uma habilidade que requer muita prática. "Você precisa ter empatia pelo cliente, sondá-lo para entender o que ele procura e principalmente ter propriedade sobre o assunto, demonstrar confiança e passar credibilidade. Isso é o que faz qualquer pessoa comprar um produto e até mesmo aderir a um novo modelo de negócios ou estilo de vida, dependendo com o que você trabalha", enfatiza Bonoldi.

Colaboração – É uma das funções fundamentais para todo ser humano e é a habilidade da vez do século XXI, da nossa era. Uma vez que ser proativo e cooperar com os colegas abre portas. "Perceber o que acontece ao seu redor contribui para toda uma rede de cooperação da a equipe e traz diversos benefícios, como um ambiente mais saudável para o crescimento mútuo dos colaboradores", argumenta o professor.

Adaptabilidade – Como diria Charles Darwin: "Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças". Dentro desse contexto da Teoria da Evolução conseguimos identificar que essa habilidade vem dos primórdios da evolução humana. Somos uma espécie em constante desenvolvimento e, na era digital, vemos isso com mais ênfase quando olhamos para o passado e percebemos o quanto evoluímos em curtíssimo espaço de tempo. "A programação mental precisa se adaptar ao processo acelerado de informação que recebemos, pois, toda evolução é um processo de aprendizado constante", confirma Uranio.

Gerenciamento de tempo – O valor da produtividade é inestimável, quem sabe administrar bem o seu tempo consegue tornar o dia mais produtivo, sem precisar se privar dos momentos de lazer. Importante destacar que esta habilidade permite que você aproveite melhor seu tempo ao uso da razão e refletir melhor, diante das decisões difíceis ou complexas que temos que tomar no dia a dia. "O bom administrador de tempo é aquele que consegue se livrar da procrastinação, se mantém focado no resultado e prioriza o objetivo", finaliza Bonoldi.

Sobre o autor

Uranio Bonoldi atua como professor em cursos de MBA na Fundação Dom Cabral, é palestrante e escritor. A partir de sua longa experiência executiva em cargos de alta gestão, observou a dificuldade das pessoas em tomar decisões não só nos negócios, mas também na vida pessoal. Tal constatação levou-o a integrar sua experiência profissional a pesquisas e reflexões sobre liderança e processo de decision making. Na Fundação Dom Cabral ministra aulas para executivos sobre poder e tomada de decisão. www.uraniobonoldi.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto