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Dia do Cliente e Semana do Brasil: como vender mais nas novas datas do varejo

Imagem: pixabay.com_CC0 Creative Commons Imagem: pixabay.com_CC0 Creative Commons

Pesquisa aponta que 43% dos consumidores planejam aproveitar as ofertas; e-commerce deve ser o maior beneficiado, mas precisa estar preparado para a alta da demanda

Comemorado no dia 15 de setembro, o Dia do Cliente deve ganhar mais relevância neste ano no país. Isso porque o governo federal decidiu implementar a Semana do Brasil, período entre 6 e 15 de setembro, quando o varejo deve fazer promoções para aumentar as vendas e girar o estoque no mês que costuma ser de menor movimentação para o comércio. São mais de 6 mil participantes cadastrados, entre empresas e associações, no site do evento, segundo o governo.

A proposta, similar a uma Black Friday, conta com adesão de grandes varejistas do país. Mas mesmo comércios menores podem pensar em estratégias para atrair clientes e vender mais nestas datas. Uma pesquisa da Social Miner, em parceria com a Opinion Box, mostra que apesar de 55,5% do público nunca ter ouvido falar do Dia do Cliente, 43% planeja aproveitar as ofertas da data, e outros 37,3% ainda não sabem - o que representa uma oportunidade para o e-commerce. O levantamento mostra ainda que os principais fatores que levariam o consumidor a comprar no Dia do Cliente são preço (45,7%), promoções (38,7%) e valor do frete (28,3%).

A boa notícia é que o comércio eletrônico ainda pode se preparar para a data, já que praticamente um a cada três (30%) consumidores irá pesquisar produtos na véspera ou na data e a maioria (40,9%) planeja procurar comprar em lojas online.

Confira algumas dicas para atender a demanda das próximas datas do comércio e impulsionar as vendas online no período:

Prepare-se para o aumento de tráfego online

Para as lojas virtuais, datas badaladas merecem atenção redobrada. Quem não se prepara para o aumento do tráfego pode enfrentar lentidão nas páginas, problemas no processamento das compras ou até queda do site. “Qualquer um desses problemas pode ser suficiente para o cliente desistir da compra”, diz Luiz D’Elboux, diretor de marketing da multinacional de hospedagem de sites HostGator na América Latina. Para manter o funcionamento do e-commerce quando os acessos multiplicam, é preciso planejar. D’Elboux recomenda fazer “testes de estresse” para verificar que nível de tráfego o site suporta. “Pode-se resolver a questão definitivamente migrando a loja virtual para um servidor dedicado”, explica. Ao contrário da hospedagem tradicional, um servidor dedicado possui recursos exclusivos que garantem máximo poder de processamento para um site que possui um número elevado de tráfego simultâneo.

Aposte em ferramentas para otimizar seu negócio

Hoje o mercado tem disponíveis ferramentas que são úteis para agilizar o recebimento dos valores das vendas. De acordo com a pesquisa da Social Miner, 53,3% dos consumidores pretendem pagar produtos comprados no Dia do Cliente a prazo no cartão de crédito. Por isso, a antecipação dos recebíveis e o saque imediato dos pagamentos são aliados principalmente para pequenas empresas e microempreendedores. O software Asaas, por exemplo, foi aprimorado para oferecer estes e outros serviços que vão desde emissão de nota fiscal a tecnologias de cobranças. “Optar por opções com juros mais atraentes, como a antecipação de recebíveis, é uma solução principalmente quando compararmos a burocracia e a demora para conseguir crédito. Muitas vezes, a empresa precisa de capital para diversificar o mix de produtos em datas especiais, mas recorre a financiamentos, gerando uma dívida que pode virar uma bola de neve”, explica Piero Contezini, CEO do Asaas.

Atenção redobrada no frete

A pesquisa da Social Miner mostra ainda que o valor do frete é o terceiro aspecto que leva as pessoas a comprarem no Dia do Cliente e também a escolherem determinada loja. Mas o mais importante é que esse é o principal fator que faria com que a maioria dos consumidores (54,9%) não comprassem na data. Por isso, procurar uma empresa de logística com credibilidade, capilaridade e capacidade de entregas rápidas e com baixo custo é fundamental. “Em datas importantes para o comércio, fazemos uma planejamento em conjunto com os fornecedores e clientes para atender a alta da demanda. Assim conseguimos manter nossa alta performance de entregas, com 98% dos envios dentro do prazo nas 1,2 mil cidades que atendemos na região Sul”, reforça o CEO da Diálogo Logística, Ricardo Hoerde.


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