Logo
Imprimir esta página

Você anda procrastinando as dívidas da empresa?

Walber Almeida Xavier de Sousa*

Quando é a hora de pedir ajuda para lidar com o endividamento bancário?

Ocorre que geralmente em função do desequilíbrio nos resultados (acúmulo de prejuízos) para manter-se em dia com suas obrigações financeiras, é comum a empresa captar empréstimos (linhas de crédito) dos mais diversos para adequar o Fluxo de Caixa, em contrapartida é fundamental que a Gestão Comercial e Operacional definam estratégias para reequilibrar os resultados empresariais.

Quando a captação de empréstimos torna-se rotina e o endividamento bancário resulta em aumento dos custo financeiros e também aumento do Passivo Bancário (principalmente de curto prazo) a atenção dos gestores deve ser redobrada, nesse momento a empresa pode estar entrando num processo pré-falimentar.

Ações contundentes devem ser colocadas em prática, visando a redução dos custos/despesas e a retomada no volume de vendas com margens atrativas, entretanto, somente isso pode não surtir o efeito esperado de forma rápida, sendo que ainda assim a saída de caixa tende a ser alta com rescisões contratuais e possíveis multas, e pode comprometer o Fluxo de Caixa.

Nesse momento é importante que os gestores identificando o alto volume de desembolsos financeiros para manter em dia os compromissos bancários, tenham conhecimento da possibilidade da Renegociação do Passivo Bancário na esfera administrativa, que pode com certeza trazer grandes benefícios a Gestão Empresarial e ser utilizado como uma ferramenta estratégica para reestruturação empresarial, pois reduzirá a saída de caixa.

A procrastinação dessa decisão pode sim ser um fator que resulte no fim da empresa ou mesmo torne soluções relativamente “fáceis” em missões quase que impossíveis.

Ter o próprio negócio é um sonho de grande parte dos brasileiros, entretanto, o sucesso com a Gestão Empresarial é desfrutado por poucos. A Gestão Empresarial é um exercício que requer entre outras coisas: disciplina, acompanhamento, estratégias e ações em todas as áreas de atuação da empresa.

Para qualquer empresa independente do porte ou segmento de atuação a necessidade de capital de terceiros (recursos financeiros) é fundamental, para isso o relacionamento entre empresa e banco deve ser saudável, seja para inicialmente a utilização dos serviços bancários e em seguida a utilização de linhas de crédito ou mesmo investimentos.

É importante para que esse relacionamento ocorra de forma sadia entre as partes envolvidas, que os gestores empresariais tenham conhecimentos técnicos de finanças e saibam utilizá-los em benefício da empresa, com a utilização de linhas de créditos adequadas às necessidades da empresa, seja na questão: taxa, prazo e garantias.

*Walber Almeida Xavier de Sousa é sócio da AXS Consultoria Empresarial, Consultor e Assessor em Gestão Empresarial e Conselheiro Empresarial. Formado em Ciências Contábeis, possui pós-graduação em Contabilidade Gerencial e Controladoria e MBA em Gestão Empresarial. Nos últimos 20 anos atuou em empresas de pequeno, médio e grande porte nas áreas de Controladoria, Controle Patrimonial e Finanças.

http://www.axsconsultoria.com.br/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto