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Setembro Amarelo: como as empresas podem ajudar a preservar a saúde mental dos seus colaboradores?

"A empresa pode ter um papel fundamental na detecção e orientação tempestiva de casos de depressão, que se não tratados, podem culminar em finais trágicos", diz Milena Bizzarri, diretora de RH da Mazars, auditoria e consultoria empresarial

A cada 45 minutos, um brasileiro tira a própria vida, o que coloca o país na oitava posição no ranking mundial de suicídios, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. Doenças mentais como depressão e ansiedade, juntamente com a falta de uma rede de apoio e com mudanças na sociedade que a tornam cada vez menos solidária, são apontadas como principais fatores de risco. A maior incidência ocorre entre jovens na faixa etária entre 15 e 29 anos. Mas como reverter esse quadro alarmante quando a maioria das vítimas não tem sequer consciência de que está doente?

Um estudo do Ministério da Saúde indica que o risco de suicídio é reduzido em 14% em municípios com a presença de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Ações globais de prevenção, como o Setembro Amarelo, também desempenham papel importante no país. Setembro é considerado o mês mundial de prevenção do suicídio, e muitas empresas realizam campanhas internas de conscientização.

"Não é novidade que a depressão é o mal do século e tem aumentado cada vez mais. Assim como nas demais campanhas, como Outubro Rosa e Novembro Azul, a Mazars, que está sempre atenta com o seu papel social, abraça neste mês, a campanha do Setembro Amarelo, que visa a alertar as pessoas para os meios de tratamento possíveis e para os caminhos para buscar a ajuda", diz Milena Bizzarri, diretora de RH da Mazars, auditoria e consultoria empresarial.

Com a finalidade de orientar os gestores sobre como pode ser a percepção de um líder junto à equipe e sensibilizá-los na identificação quando um funcionário não está bem, a Mazars vai promover uma palestra com um médico especializado. "Com gestores capacitados nos sinais comportamentais dos colaboradores e uma equipe de RH qualificada, é possível direcionar a pessoa que não está bem para a ajuda adequada", declara Milena.

A executiva ainda acrescenta que para muitas pessoas o assunto depressão ainda é um tabu. "Seja por desconhecimento, seja por vergonha, elas não procuram o tratamento adequado e ignoram o grande perigo que podem sofrer. É preciso alertar para o fato de que depressão não é frescura nem preguiça. É uma doença séria e devastadora. Como empresa, é nossa responsabilidade ajudar a desmistificar esse assunto e mostrar para os nossos colaboradores que a desinformação sobre o tema colabora para consequências graves", afirma Milena.

Outro ponto observado pela diretora de RH da Mazars é que nos últimos seis meses, devido à percepção e sensibilidade junto aos colaboradores, foi possível notar que existia depressão no quadro de profissionais da empresa. "Percebemos que as causas são multifatoriais, podem ser em função de relacionamentos, do trabalho, de transtornos de ansiedade e humor, entre outros", pontua Milena. "Essas causas impactam tanto na vida pessoal quanto na profissional, e a empresa pode ter um papel importante na identificação de comportamentos que indiquem que a pessoa precisa de ajuda".

Quando a campanha Setembro Amarelo foi abordada na Mazars em 2018, percebeu-se que os colaboradores se sentiram acolhidos. "Em alguns momentos os profissionais sentiram que a empresa é um refúgio", finaliza Milena.

Sobre a Mazars

A Mazars tem hoje, no Brasil, mais de 800 colaboradores distribuídos entre sete escritórios, São Paulo, Barueri, Sorocaba, Campinas, Ribeirão Preto, Curitiba e Rio de Janeiro. No mundo, o grupo Mazars possui 40 mil colaboradores que atuam em 89 países dos cinco continentes, oferecendo soluções em Auditoria, Consultoria, Financial Advisory Services, Serviços Tributários e BPO.


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