Logo
Imprimir esta página

Vai viajar? Confira dicas sobre seguro viagem

Vai viajar? Confira dicas sobre seguro viagem

Proteção evita imprevistos e prejuízos; contratações aumentam 11,6%

Seja a negócios ou lazer, as viagens podem proporcionar as mais diversas vivências e aprendizagens. Entretanto, situações inesperadas, como extravio de bagagens e problemas médicos, podem atrapalhar as experiências e lembranças, além de pesar no bolso. Para evitar essas dores de cabeça, o seguro viagem se tornou um forte aliado e vem sendo procurado cada vez mais pelos brasileiros.

De acordo com dados da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), a contratação dessa modalidade de seguro cresceu 11,6% no primeiro trimestre de 2019, em relação ao mesmo período do ano passado. Entre as agências de viagens associadas à Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), houve crescimento de 10% a 20% na contratação de seguro viagem neste ano. Para Raphael Swierczynski, CEO da insurtech Ciclic, a evolução do mercado caminha para reduzir a burocracia, facilitar a contratação e diversificar a oferta de produtos, impulsionando a adesão.

Confira abaixo um guia sobre a proteção:

O QUE É O SEGURO VIAGEM?

A proteção foi criada para dar assistência aos passageiros em determinados problemas que ocorram durante a viagem, doméstica ou internacional, de acordo com as regras de cobertura descritas na apólice. “Pode-se dizer que é o tipo de serviço que contratamos com a expectativa de não precisar acionar em momento algum, mas é imprescindível para garantir a segurança do consumidor quando ele está longe de casa.”, diz Magda Nassar, presidente da ABAV.

O QUE O SEGURO VIAGEM COBRE?

De acordo com a resolução 315 da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), órgão que regula o mercado de seguros e capitalização brasileiro, o seguro viagem deve oferecer ao menos uma das seguintes coberturas:

Despesas médicas, hospitalares e/ou odontológicas (DMHO);
Traslado médico;
Traslado de corpo;
Regresso sanitário;
Morte em viagem;
Invalidez permanente total ou parcial.

Quando o destino da viagem for no exterior, é obrigatório que o seguro cubra o DMHO, o regresso sanitário e os traslados (médico e de corpo). Entretanto, é comum as seguradoras ofertarem opções extras que ampliam as coberturas para outros itens relacionados às viagens, como extravio de bagagens, retorno antecipado do passageiro, atraso de voos e assistência jurídica.

COMO CONTRATAR O SEGURO VIAGEM?

É possível realizar a compra do seguro em agências de turismo, nas companhias aéreas e em seguradoras. Para aqueles que buscam maior comodidade, existem empresas que disponibilizam a contratação pela internet, como a Ciclic, startup especializada em seguros. A empresa oferece seus serviços de forma 100% digital e envia a apólice por e-mail após a compra.

O SEGURO VIAGEM É OBRIGATÓRIO?

A obrigatoriedade varia de acordo com o destino da viagem. Na Europa, devido ao Acordo de Schenger (política de livre circulação de pessoas pelos países membros da União Europeia), é necessário que os viajantes possuam seguro-viagem com no mínimo 30 mil euros de cobertura. Também exigem a proteção em Cuba (mínimo de $ 10.000) e na Venezuela (mínimo de $ 40.000). Em território nacional, não é obrigatória a contratação, porém há a recomendação para aquisição.

QUANTO CUSTA ADQUIRIR UM SEGURO VIAGEM?

O valor é calculado de acordo com o destino da viagem, o tempo de estadia, a idade do viajante e o tipo de cobertura escolhida. Como exemplo, um seguro para uma viagem nacional de duas semanas com a cobertura de R$ 50 mil custa, em média, R$ 66.

QUAL É A VALIDADE DO SEGURO VIAGEM?

“A validade começa no momento de despachar as malas, quando o seguro cobrir o extravio de bagagem. Por isso, é importante que, no momento da compra, o cliente informe exatamente o dia em que sairá do Brasil e o dia que retornará ao país”, explica Raphael Swierczynski, CEO da insurtech Ciclic.

COMO ACIONAR O SEGURO EM CASO DE NECESSIDADE?

Após a contratação do seguro, o usuário recebe os canais de atendimento. Para acionar o serviço, basta entrar em contato com a seguradora pelos telefones de emergência, que são exclusivos de acordo com o destino escolhido. O suporte geralmente é realizado em português, e a orientação varia de acordo com cada caso, sem que o usuário precise desembolsar nenhum valor em dinheiro, estando o montante dentro da faixa de cobertura contratada pelo cliente.

QUAIS OS IMPREVISTOS QUE OCORREM COM MAIOR FREQUÊNCIA?

De acordo com a ABAV, a causa mais comum para acionamento do seguro viagem é a assistência médica por acidente ou enfermidade, seguida de bagagem extraviada, cancelamento de viagem, atraso/cancelamento de voo, repatriação sanitária e despesas odontológicas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto