Logo
Imprimir esta página

Lançado o primeiro Anuário de Relações Institucionais e Governamentais do Brasil

Além de trazer uma relação inédita de lideranças do setor, Anuário apresenta pesquisa que aponta a evolução da atividade e carência de mão de obra capacitada

São Paulo, agosto de 2019 - A Consult-Master, a LEC Legal, Ethics & Compliance a VITTORE Partners lançaram, nesta sexta-feira (23/08), em São Paulo, o Anuário ORIGEM 2019, o primeiro dedicado à área de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) do Brasil, que traz centenas de perfis profissionais de lideranças na área e revela que a atividade está se tornando cada vez mais estratégica dentro das organizações. Durante o evento, realizado no Hotel Unique, também foram reconhecidos os 20 profissionais mais admirados por seus pares, dos quais cinco são mulheres.

A pesquisa, que contou com a correalização da ABRIG (Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais) e do IRELGOV (Instituto de Relações Governamentais), ouviu cerca de 350 gestores do setor e concluiu que o papel da área de RIG hoje vai muito além do relacionamento com o setor público, e que a atividade abrange mais stakeholders, como outras áreas da empresa, fornecedores e comunidades. "Com as novas demandas da área, o profissional de RIG desejado pelas empresas reúne experiência, habilidade de transitar e engajar diferentes grupos e o domínio de ferramentas digitais", acrescenta Marcio El Kalay, sócio da LEC.

No entanto, segundo a pesquisa, há escassez de profissionais no mercado que reúnam todas essas características, segundo o headhunter especializado em RIG e sócio da VITTORE Partners, Raul Cury Neto. "Falta mão de obra sênior que atenda a esse novo perfil profissional. Hoje, temos muita gente na base, pouquíssimas pessoas em posição de gerência e menos ainda em posições de direção e vice-presidência", analisa.

Em relação à presença feminina, o anuário revela que, apesar do crescimento registrado nos últimos anos, as mulheres ainda são minoria, representando pouco menos de um terço dos gestores em empresas, consultorias e escritórios. Nas associações, o cenário é ainda mais difícil, com menos de 20% de mulheres atuando na função. Entre os 20 profissionais mais admirados, porém, a proporção é maior: 5 são mulheres.

Para o sócio da Consult-Master, Rodrigo Navarro, que também coordena o pioneiro MBA em Relações Governamentais da FGV (Fundação Getúlio Vargas), o profissional dessa área terá de se capacitar constantemente. "Novas competências serão exigidas para uma atuação otimizada em uma área tão transversal e estratégica para as empresas como a de RIG. Não há lobby 'do bem' ou 'do mal', há profissionais devidamente capacitados ou não para atuarem nessa área", conclui Navarro.

Grandes empresas são maioria

As companhias de grande porte, as multinacionais e as de capital aberto representam a maior parte da amostra da pesquisa: 65,42% dos respondentes atuam em companhias multinacionais e 67,29% em companhias de capital aberto.

Cerca de três quartos dos respondentes atuam em corporações que faturam mais de R$ 1 bilhão. Os setores que mais investem em RIG são agronegócio, farmacêutico e bens de consumo (incluindo alimentos e bebidas), mas as empresas com novos modelos de negócio, em função do impacto regulatório, estão investindo cada vez mais – fato indicado pela pesquisa.

Profissionais mais admirados

Confira a lista dos 20 Profissionais de RIG mais admirados, segundo os participantes do Anuário ORIGEM 2019:

Antonio Marcos Umbelino Lobo - Sócio-fundador, Umbelino Lobo

Bruno Perman - Sócio, Perman Advogados Associados

Eduardo Ricardo - Sócio-diretor Sênior, Patri

Erik Sasdelli Camarano, Diretor Sênior de Relações Governamentais América Latina – BioMarin

Fabio Assumpção Ribeiro de Lima Rua, Diretor – IBM

Felipe Onei Oppelt - Sócio e Diretor-Executivo, Umbelino Lobo

Grazielle Parenti, Diretora Global de Relações Institucionais – BRF

Guilherme Cunha Costa, Diretor de RIG e Comunicação Corporativa - Paper Excellence

Guilherme Farhat - Presidente, Semprel S/A

Helga Paula Franco, Gerente Executiva de Assuntos Institucionais e Relações Governamentais – Nestlé

Jack Corrêa - Diretor, JC Consultoria Governamental

Jean Castro - CEO, Vector Relações Governamentais

João Nicomedes Valeri Sanches, Diretor Sênior de Assuntos Corporativos – Novartis

João Paulo Neves Baptista Rodrigues, Superintendente Corporativo de Relações Institucionais - Neoenergia

Kelly Aguilar, Diretora Associada de Relações Governamentais - MSD Brasil Farmacêutica

Marcelo Moraes - Fundador e Sócio-diretor, Dominium

Rosilda Prates - CEO, Hexa Brasil

Rodrigo Navarro - Presidente-executivo, ABRAMAT

Suelma Rosa dos Santos, Diretora de Relações Governamentais – DOW

Victor Bicca Neto, Diretor de Relações Governamentais - Coca-Cola Brasil


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto