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Tecnologia transforma formas de vendas e relacionamento com clientes

Imagem: pixabay.com_CC0 Creative Commons Imagem: pixabay.com_CC0 Creative Commons

As compras online estão se tornado, cada vez mais, a modalidade preferida pelos consumidores para a aquisição de produtos ou serviços. De acordo com pesquisa, houve crescimento nominal de 23% nas compras online no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano anterior. O número é considerável, principalmente se comparado aos dados registrados em 2018, quando o volume de compras apresentou incremento de 5% em relação a 2017.

Hoje quem não usa a tecnologia como ferramenta para alavancar o seu negócio está fadado ao fracasso”, Gabriel Santana, analista comercial da Gerencianet

As compras online estão se tornado, cada vez mais, a modalidade preferida pelos consumidores para a aquisição de produtos ou serviços. De acordo com pesquisa, houve crescimento nominal de 23% nas compras online no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano anterior. O número é considerável, principalmente se comparado aos dados registrados em 2018, quando o volume de compras apresentou incremento de 5% em relação a 2017.

A internet representa não só uma nova forma de compra e venda de produtos e serviços, mas também de todo o relacionamento comercial, começando pelas formas de atração e relacionamento com clientes. A publicidade deixou de ser concentrada em meios offline e passou a ser, principalmente, online. “Hoje quem não usa a tecnologia como ferramenta para alavancar o seu negócio está fadado ao fracasso”, explica o analista comercial da Gerencianet, empresa intermediadora de pagamento, Gabriel Santana.

A mudança é positiva, já que o marketing digital permite uma grande exposição da marca por um custo consideravelmente menor do que o exigido pelo marketing tradicional. “Um planejamento assertivo de captação orgânica, por exemplo, permite a divulgação de um negócio sem qualquer custo. Ferramentas disponíveis gratuitamente ou com preço baixo auxiliam nesse processo, como o Google Trends, que ajuda no entendimento das buscas online que são realizadas sobre um produto ou serviço. Com esses dados em mãos, é possível estudar melhor o possível cliente, identificar suas necessidades e moldar a oferta constantemente”, diz Santana.

Retenção de clientes

Tão importante quanto conquistar novos clientes é preservar e fidelizar os atuais. Por isso, estreitar as relações com o público alvo é fundamental. “É recomendável a empresa estar presente nas redes sociais para interagir com os usuários, ter uma página otimizada para facilitar a navegação e manter um canal de suporte, no mínimo, em horário comercial. A primeira impressão importa muito e é importante trabalhá-la para estar um passo à frente, mas manter a boa reputação é pré-requisito para um negócio duradouro”, completa.

A fidelização é também uma oportunidade de aumentar as vendas. Hoje, o boca a boca continua forte, mas tomou proporções maiores, já que é possível conhecer a opinião de pessoas de todos os lugares pela internet. Por isso, a empatia é tão importante. “Por trás de um comprador, há uma pessoa que precisa daquele produto ou serviço. Assim, é importante tornar o momento agradável, oferecendo a melhor experiência, do início ao fim. Se satisfeito, esse cliente se tornará um propulsor da sua solução, consumindo mais e até mesmo atuando na divulgação”, finaliza Santana.


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