Logo
Imprimir esta página

Você gostaria de estar entre os grandes?

Por: Marcelo Simonato

O que você acha de se envolver em bons negócios e participar de eventos em que as pessoas fazem questão da sua presença? Para isso acontecer você precisa ser notado como uma grande pessoa.

Talvez você já tem escutado alguém dizer: “Faça amizade com pessoas melhores que você”, ou então, “Se em uma mesa de almoço você for a pessoa que mais fala, significa que está na mesa errada” e outras tantas frases como essas.

Embora algumas pessoas possam dizer que isso soa como puro “interesse”, eu posso garantir que tudo isso não passa de uma troca, de uma via de mão dupla. Acompanhe...

Lembro-me de muitas vezes viajar com meus amigos, mesmo sem ter dinheiro ou casa na praia. A única coisa que eu tinha a oferecer naquele momento era ser uma companhia agradável, criar situações divertidas e boas risadas durante as nossas jornadas.

Refletindo sobre isso me lembrei que desde muito cedo, mesmo não tendo dinheiro para bancar meus gastos, sempre fui um menino proativo, inteligente e que tinha “sede” de conhecimento. Por isso sempre estive envolvido em cursos gratuitos, leituras de mais de um livro ao mesmo tempo e adorava assistir a programas e documentários que acrescentavam inspirações, conhecimento e entretenimento em minha vida.

Desta forma, sempre que estava em uma roda de amigos, havia muitos assuntos a compartilhar, piadas inteligentes e um raciocínio próspero de negócios. Eu não tinha grana, mas sabia me posicionar muito bem. Eis aqui o passaporte para estar entre os grandes. Veja que não se trata de dinheiro, mas sim do seu posicionamento.

Tenho abordado com frequência sobre a Teoria das Conexões que explora essa troca (networking), em que primeiro ajudamos o outro para só então recebemos algo em troca.

Seja uma recomendação ou uma conexão entre duas pessoas que ainda não se conhecem (Lei dos seis graus) ou até mesmo o simples compartilhar de ideias que agreguem valor ao outro, o fato é que esse pode ser o passaporte para você alçar novos horizontes.

Em minhas palestras e livros costumo mencionar a importância do Marketing Pessoal, você precisa ser visto e notado como uma grande pessoa para estar no meio dos grandes.

Na maioria dos casos, nós temos uma única chance de causar boa impressão e esta teoria já foi comprovada cientificamente. Para quem não sabe, o cérebro humano leva em média cinco segundos para criar uma imagem positiva ou negativa de qualquer indivíduo que fitamos a nossa frente. Criamos mentalmente um diagnóstico/preconceito sobre ele e que talvez permaneça para sempre, conhecida também como: a primeira impressão.

Você será percebido nos primeiros cinco segundos, e a pergunta que lanço é: “Qual impressão você tem transmitido a seu respeito”? “Você transmite uma informação de poder”? “Como você tem se posicionado”? “As pessoas ao seu redor te percebem como um profissional empático, proativo e inovador ao ponto de fazer questão da sua presença”?

Ou, pelo contrário. Será que você tem deixado uma impressão de prepotência, soberba e preguiça?

Se analise e decida a partir de agora: “cuidar muito bem de seu Marketing Pessoal” e cuidar também de seu posicionamento. Considere que o posicionamento nada tem a ver com dinheiro, mas com aquilo que você pode oferecer aos outros como benefício e autoridade.

A forma como você se relaciona com as pessoas é muita importante na hora de se posicionar. É imprescindível que você saiba manter uma rede de relacionamentos baseados em trocas e não se colocar na posição de um profissional que somente pede, mas nada oferta.

O posicionamento está atrelado a um embutido de comportamentos que você deve adotar, mas a premissa é “servir e oferecer algo também”.

Suponhamos que você queira se posicionar como um líder servidor. Desta forma, você deve se comportar ajudando as pessoas ao seu redor, especialmente os seus colaboradores, contando fatos que enfatizem essa mensagem e demonstrando características de um profissional prestativo a todo tempo.

Leve em conta que você não precisa se posicionar como sendo o “bom” em tudo, até porque, essa maestria do ser humano é inexistente, logo esse não é o melhor caminho. Ou seja, se posicione naquilo que é mais predominante em você, nas áreas que você tem mais habilidades e competências.

E lembre-se: “Sempre faça amizade ou crie conexões com pessoas melhores que você”. Este sim é o segredo dos grandes.

Pense nisso e até a próxima!

Marcelo Simonato

Graduado em administração de empresas pela Universidade Paulista. Pós-graduado em finanças empresariais pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e MBA em gestão empresarial pela La Salle University, na Philadelphia – EUA. Possui mais de 20 anos de experiência profissional atuando em grandes empresas nacionais e multinacionais, em cargos de liderança. Ao longo de sua carreira, já realizou diversos treinamentos nas áreas de liderança e comportamento humano. É executivo, escritor e palestrante, atua com treinamentos e palestras em todo o território nacional. Tem como propósito levar conhecimento e informação de qualidade, com base em sua experiência profissional e acadêmica, deixando uma marca de motivação e transformação por onde passa. Autor da obra: Pilares do sucesso profissional, publicada pela Literare Books International.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto