Logo
Imprimir esta página

Maternidade Impulsiona Empreendedorismo. Área da Beleza Está Entre os Quatro Setores Mais Procurados

Em um país onde metade das mulheres que saem de licença maternidade são demitidas em até dois anos após a volta ao trabalho - segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) - empreender pode ser a melhor saída para garantir renda e obter mais tempo com os filhos. Dados da Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) apontam que o setor da beleza, principalmente a profissão de cabeleireira, está entre os quatro mais procuradas pelas mães que desejam abrir o próprio negócio

Uma pesquisa realizada pela Rede Mulher Empreendedora (RME), que entrevistou 1.376 mulheres que são donas do próprio negócio, apontou que 75% do grupo das que são mães tiveram na maternidade o empurrão que faltava para apostar no empreendedorismo. O número expressivo pode ser resultado de um dado revelado por outra pesquisa, desta vez da FGV: metade das mulheres que retornam da licença maternidade perdem seus empregos.

Não são poucas as histórias que se iniciaram neste cenário entre as alunas dos cursos do Instituto Embelleze, maior rede de franquias da América Latina voltada para a formação profissional em beleza. "Temos diversos cases de alunas que não conseguiram retomar ao mercado após a gravidez e enxergaram no setor uma oportunidade de passar mais tempo com a família e garantir o dinheiro no final do mês. Os cursos mais procurados por elas são os de cabelereiro e manicure, áreas que permitem atuação em um espaço dentro da própria casa", afirma o gerente de marketing da rede, Eduardo Costa. Segundo dados da Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), 35% das mulheres empreendem dentro de casa e entre os quatro setores mais comuns está justamente o da beleza, com foco na profissão de cabelereiro; os outros três são o de alimentação, cosméticos e confecção.

É o caso da aluna formada no curso de manicure do Instituto Embelleze, Vanessa Castro, 35 anos. Após ser demitida ao voltar da licença maternidade, Vanessa resolveu apostar no setor da beleza para abrir o próprio negócio. "Eu procurei me profissionalizar na área da beleza com o intuito de trabalhar para mim mesma, ter o meu tempo, os meus horários e conseguir dedicar mais tempo ao meu filho, que foi diagnosticado com autismo. Como manicure, eu trabalho com o que gosto, garanto uma boa renda e uma melhor qualidade de vida", conta.

Outro exemplo é o da Sibila de Souza, 41 anos. Em um emprego onde os chefes não entendiam que ela precisava dedicar tempo a filha, Sibila decidiu se matricular no curso de cabelereiro para se profissionalizar e conseguir tocar um negócio. "Durante o curso eu consegui abrir um salão de beleza perto da minha casa. Hoje toco meu negócio de maneira mais flexível para conseguir dedicar tempo aos meus filhos, para acompanhar as lições de casa e levá-los a escola. Sou muito mais feliz desta maneira", revela a ex-aluna do Instituto Embelleze.

De acordo com Eduardo, atuar na área da beleza vai muito além de apostar em uma nova carreira, é uma forma da mulher recuperar a autoestima que ficou perdida no pós-parto. "Temos alunas que não se reconheciam mais após ter filhos e ao lidarem com autoestima de terceiros, conseguiram recuperar a própria vaidade. Além de conquistarem uma nova fonte de renda, elas se sentem ativas novamente", expõe.

Com o propósito de formar profissionais cada vez mais capacitados, o Instituto Embelleze possui tanto no curso de cabeleireiro como no curso de manicure, além dos ensinamentos de procedimentos e técnicas sobre as áreas, um grande incentivo ao empreendedorismo através de aulas sobre o tema. "O encorajamento para empreender é o grande diferencial da rede. É algo que tem dado super certo, 80% dos nossos alunos abrem o próprio negócio após finalizar o curso", finaliza Eduardo.

Sobre o Instituto Embelleze

Fundado em 1998, o Instituto Embelleze é a maior rede de franquias da América Latina voltada para a formação profissional em beleza. Aderiu ao franchising em 2003, após parceria firmada com a SMZTO Holding de Franquias. Pioneira no setor, a rede acredita que é possível transformar vidas por meio da educação e capacitação de profissionais na arte de embelezar. Presente em todo o território nacional, a marca possui aproximadamente 350 unidades no Brasil e inicia o processo de expansão internacional com duas unidades inauguradas no Equador, além de uma nos Estados Unidos com previsão de inauguração até o fim de 2019. Em 15 anos, já são mais de 2 milhões de profissionais formados como cabeleireiro, barbeiro, maquiador, depilador, manicure e pedicure, designer de sobrancelhas, entre outras especializações. Em 2018, a rede recebeu o seu décimo Selo consecutivo de Excelência em Franchising, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto