Logo
Imprimir esta página

Cinco dicas para planejar sua carreira profissional

Cinco dicas para planejar sua carreira profissional

Consultor avalia que depender somente do plano da empresa é o primeiro passo para o fracasso

“Sua carreira é problema seu!”, enfatiza o consultor de carreira, Thiago Ayres. De acordo com ele, foi-se o tempo em que um profissional entrava na empresa e contava com um plano empresarial de cargos e salários para fazer sua carreira decolar. Atualmente, os profissionais buscam mais do que um emprego, eles querem traçar uma trajetória profissional de sucesso – independente do porte da corporação em que se vai trabalhar e independente de cada definição pessoal de sucesso.

“O planejamento da sua vida profissional é de sua responsabilidade. Chega de terceirizar isso, ou ainda, colocar a culpa de algum insucesso nos seus chefes, no governo, na economia, nos colegas de trabalho. Independente de onde se quer chegar e por que, o planejamento é fundamental”, explica Ayres.

“Claro que cada um de nós começa a jornada em um ponto diferente, a depender de variáveis como a família, lugar e condições nas quais nascemos, mas está comprovado que a realização na vida não depende ‘das condições que você ganhou’ mas sim, do que fez com aquelas condições que ganhou. Assim, cada um deve ter uma definição de objetivo, de sucesso, de felicidade, sem se comparar com outros - a nossa jornada é única e deve ser épica", completa.

O consultor dá cinco dicas para planejar sua carreira:

1. Não terceirize a responsabilidade pelo fracasso ou sucesso de sua carreira;

2. Planeje sua vida profissional em projetos, definindo aonde quer chegar em curto (três meses), médio (um ano) e longo (três anos) prazo. Assuma a responsabilidade e o comando da sua jornada;

3. Identifique as atividades de desenvolvimento pessoal e profissional que deseja alcançar e designe um tempo para isso;

4. Planeje em ciclos de 12 meses, definindo tempo e dinheiro que você vai investir para concretizá-los;

5. Acompanhe e ajuste o plano sempre que necessário durante o andamento. “Tudo bem se algo correu de forma inesperada, a vida é assim mesmo. O que não pode, é abandonar os planos – devemos, sim, readequá-los à nova realidade”, explica.

Sobre o assunto, nos dias 3 e 4 de agosto (sábado e domingo), o consultor irá ministrar o curso “Planejando desenvolvimento pessoal e profissional”, no ISAE/FGV, direcionado a quem deseja criar objetivos de curto, médio e longo prazo na carreira e saber colocar em prática o planejamento. As inscrições podem ser feitas no site: www.isaebrasil.com.br.

Sobre Thiago Ayres - Consultor, educador, investidor-anjo e palestrante quadrilíngue nas áreas de governança, gestão, inovação e liderança, Thiago Ayres tem formações em três continentes e ajuda corporações e startups em seus desafios estratégicos. Passou por mais de 20 países e tornou-se um inconformado com a gestão tradicional: enxerga oportunidades para cada problema, e aposta que as pessoas são a base de todo o sucesso. Ele é fundador da Consigliere Consultoria, especializada em governança, gestão e inovação, atuando com consultoria e educação corporativa. Além de Coordenador e Professor de MBAs, é atualmente Diretor de Governança & Investimento na Curitiba Angels.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto