Logo
Imprimir esta página

5 dicas de networking para mulheres empreendedoras

Entre um desafio e outro do mercado de trabalho que as mulheres empreendedoras se deparam, um dos mais temidos e desafiadores: o Networking. Para ajuda-las a vencer esse obstáculo a coach de Vida e Carreira Francis Garcia apresenta 5 dicas fundamentais para um networking bem sucedido.

Networking é o exercício de se relacionar com diferentes pessoas, com o intuito de ter uma troca de conhecimento, compartilhar boas ideias, ter a oportunidade de conhecer mais um pouco de outras áreas e de obter novas perspectivas.

Entretanto a vergonha e outros bloqueios podem prejudicar essa prática que permite não apenas ampliar a rede de contatos, como também agregar novos conhecimentos para seu negócio. “É importante que essa troca seja valiosa para os dois lados, caso contrário, poderá ser visto como um relacionamento interesseiro” ressalta a coach.

Confira as dicas abaixo:

1 - Vença a timidez

Vencer a timidez é um desafio para muitas mulheres, mas esse é o primeiro passo para atingir o seu sucesso. Esteja segura na hora de relacionar-se com outras pessoas e não tenha medo do julgamento, tendo sempre em mente o seu “objetivo de vida”.

Se você ainda não tomou uma ação importante para seu negócio porque ficou com medo de ser julgada pelas pessoas ao seu redor, uma grande dica que falo para meus coachees é usar uma Frase de Sucesso, como exemplo “o meu medo não pode ser maior que a minha vontade de ver meu trabalho crescer”. Tenha essa frase sempre em mente para te dar forças nesse momento. Fale essa frase olhando no espelho em voz alta para te proporcionar um sentimento de confiança inabalável!

2 - Esteja aberta a conhecer diferentes pessoas.

Sempre busque expandir seu relacionamento com pessoas que tenham um pensamento um pouco diferente ao seu, pode ser de diferentes áreas de negócio, com faixa etária maior ou menor a sua, homem ou mulher. Permita-se ter a sua própria visão dessa pessoa e não crie “pré-conceitos” sem antes comprová-los.

Tenha sempre em mente que as diferenças dessa pessoa podem contribuir para o seu crescimento pessoal e profissional. Além disso, não julgue ninguém pelo primeiro encontro ou por uma opinião que contradiga a sua, permita-se conhecê-la na essência e conhecer a sua história antes de fechar a porta para um potencial contato.

3 - Apresentando seu produto/serviço

O espírito empreendedor é primordial para qualquer novo projeto, porém exige muito preparo prévio do “como” fazer desse momento uma grande oportunidade pra você vender seu produto/ serviço.

Ao invés de falar como é seu produto/ serviço fale sobre os resultados que ele pode proporcionar na vida das pessoas. Seja estratégica e saiba o momento exato para falar sobre o assunto.

Caso perceba desinteresse da outra parte, não insista, pode ser que aquele não seja o momento certo fazer essa apresentação. Mantenha a conversa aberta para futuras oportunidades.

4 - Manter o bom relacionamento

Com a correria do dia a dia, acabamos não dando prioridade para encontros com a nossa rede de networking.

Para não perder essa conexão reserve um tempo no seu calendário para esses encontros podendo ser um almoço ou um café. Esteja sempre de bom humor e com boas energias para que esse encontro seja agradável e renda boas ideias. Quando as conversas são produtivas, seu contato se sentirá à vontade para repetir esse encontro novamente.

Como já sabemos a chave para um bom networking é a reciprocidade, tenha em mente que sua agenda precisa ter flexibilidade para aceitar um desses encontros quando alguém lhe chamar, afinal você não é a única a querer expandir seu networking.

5 - Seja Íntegra

Em qualquer relacionamento, a integridade e a intenção correta são fundamentais, principalmente se estamos falando do seu negócio e da sua marca. Seja íntegra e honesta nas informações que você compartilha, não conte vantagem para demostrar um sucesso ainda não concretizado e não seja o “leva e traz” das informações compartilhadas por outras pessoas.

Quando temos nosso próprio negócio sofremos a dualidade do nosso nome com o da marca. Como essa dualidade pode não ser clara para algumas pessoas, tenha muita cautela com a forma que você se apresenta e como você julga ser correto ou não agir.

Ao seguir essas dicas, mulheres empreendedoras conseguirão desenvolver o seu networking de maneira segura e efetiva.

Resumo profissional: Life Coach, Analista Comportamental e Leader Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching - IBC, atuando com foco em Life Coaching e Carreira ajudando mulheres que não estão totalmente satisfeitas com sua vida profissional ou pessoal a se reconectarem com seus objetivos e sonhos. Profissional com MBA em Gestão de Pessoas pela FGV, graduada em Administração com formação internacional pela Intrax (San Francisco – CA). Experiência em multinacionais e consultorias de RH durante 7 anos e em sala de aula como professora de MBA para Gestão de Negócios e Gestão de Pessoas.Mais de 10 anos de experiência profissional, principalmente em Recursos Humanos de empresas multinacionais e consultorias, incluindo todos os subsistemas e também como profissional de Supply Chain na área de compras e Strategic Sourcing.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto