Logo
Imprimir esta página

Como otimizar custos e vender mais utilizando a gestão de cobrança

*Por Patrick Negri, CEO da iugu

Como anda a eficiência da gestão de cobrança da sua empresa? Se ao ler esta pergunta você esbarrou na dúvida sobre a saúde financeira do seu negócio, é o momento de repensar a forma de cobrança empregada e buscar ferramentas que otimizem sua gestão.

Vivemos em uma nova era tecnológica com os consumidores cada vez mais efetuando suas compras de forma virtual e urgente. Por esse motivo, um bom caminho para que sua gestão de cobrança seja bem-sucedida é contar com um sistema simples e de fácil operacionalização. Desse modo, é possível eliminar processos de controle manual e, muitas vezes, falhos, que podem gerar transtorno.

O uso de uma ferramenta correta para acompanhamento dos clientes, reduz a inadimplência e poderá implementar soluções ainda mais eficientes em seus processos, eliminando custos com serviços descentralizados para concentrar o foco nas vendas e no aumento da receita.

Um exemplo é a diversificação das formas de pagamento disponíveis para o cliente. Assim, o consumidor tem autonomia sobre as escolhas mais adequadas à sua realidade financeira. Ele não deixará de adquirir um produto por não ter um cartão de crédito caso seu negócio ofereça um serviço de boleto, por exemplo.

Já nos pagamentos realizados via cartão de crédito, há a possibilidade de utilizar a forma de cobrança recorrente, em que o débito ocorre de maneira programada, durante um período de tempo definido, e não compromete o limite do cliente. Dessa forma, o fornecedor já sabe que terá a receita e o fluxo de caixa funciona de forma positiva sem que cause surpresas ou riscos de não pagamento.

A análise de crédito é um processo natural e de conhecimento da maioria dos clientes. Com um bom sistema é possível indicar e realizar o cruzamento de várias informações disponibilizadas e que fornecem um perfil detalhado. Não se trata de dúvidas sobre a integridade do potencial cliente, mas de uma segurança quanto ao cumprimento do acordo financeiro.

Com um sistema de cobrança personalizado e uma equipe bem treinada para gerenciar o perfil do cliente, sua empresa tem uma vantagem competitiva com processos redondos e dentro do formato do serviço oferecido, seja um marketplace, seja um e-commerce, por exemplo.

A gestão de uma empresa já tem grandes desafios diante de um mercado exigente e competitivo e, para que a redução de custos tenha reflexo substancial nas finanças da marca, não basta apenas cortar drasticamente as despesas, mas, sim, promover uma mudança de cultura diante da inadimplência e tratá-la como um processo a ser concluído por etapas.

Ao alterar o formato de acompanhamento e gestão de cobrança, será possível reduzir gastos com telefonia e até mão de obra. Tratar a inadimplência desde o início é importante, pois o prolongamento de uma dívida pode gerar descontrole e cobranças equivocadas, o que afeta o relacionamento com o cliente e gera desconfiança. Receoso, o consumidor buscará por um serviço similar da concorrência, ameaçando seu negócio e sua projeção de vendas.

Sobre o Patrick Negri

Patrick Negri é co-fundador e CEO da iugu, primeira plataforma online para automação financeira do Brasil. Nascido em Dourados, no Mato Grosso do Sul, desde cedo percebeu suas habilidades na área de programação, além da grande aptidão para empreender. Aos 16 anos começou seu primeiro negócio, um mecanismo de busca online e, algum tempo depois montou uma agência digital que desenvolvia sites de vendas. Com maiores aspirações e, mesmo sem terminar os estudos, se mudou para São Paulo, onde trabalhou como CTO de uma grande empresa do segmento financeiro, até 2012, quando teve a ideia de fundar a iugu.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto