Logo
Imprimir esta página

Planos investem em iniciativas de saúde mental e ajudam a melhorar a qualidade de vida dos beneficiários

Preconceito e desconhecimento levam pacientes a evitarem pedir ajuda

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que, em 2020, a depressão será a doença mais incapacitante do planeta. No Brasil, quase 6% da população, um total de 11,5 milhões de pessoas, têm a doença. Os números podem ser ainda mais alarmantes, considerando as pessoas que evitam buscar ajuda com receio de sofrerem preconceito. Estima-se que uma em cada dez pessoas terá alguma doença mental ao longo da vida.

Foi buscando alcançar esse público que a operadora de planos de saúde Amil instituiu uma estratégia de suporte em saúde mental para os beneficiários em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Localizada nas unidades do Amil Espaço Saúde, uma equipe de profissionais, composta por psiquiatra, psicólogo e assistente social, que contam com o apoio de um médico de família, acompanha o paciente de forma integral. Desde setembro, quando o programa de Saúde Mental foi instituído, já foram registradas mais de 5 mil consultas. Os diagnósticos e relatos mais comuns fazem parte da realidade de grande parte dos brasileiros: depressão, ansiedade, medo, insônia, dependência química e intenção de suicídio. O programa atende pacientes com sofrimento mental de leve a grave, sendo os casos leves e moderados acompanhados pelo médico de família e os casos graves pelo médico de família e psiquiatra.

“Essa estratégia possibilita o manejo de crises no nível ambulatorial, evitando-se internações e proporcionando melhor qualidade de vida a essas pessoas e suas famílias. O médico de família atua no cuidado centrado no indivíduo e na comunidade de que ele faz parte, ou seja, esse profissional consegue estabelecer uma relação de confiança com o paciente a ponto de ele e os familiares aceitarem falar sobre assuntos considerados tabus, como a dependência química e o suicídio, por exemplo”, explica Nulvio Lermen Junior, diretor do Programa Amil de Atenção Primária.

Nulvio, que também é médico de família, reforça que, nesses casos, muitas vezes é necessário o trabalho conjunto com psiquiatra, psicólogo e assistente social. “Apesar de a internação ser necessária em casos mais severos de transtornos mentais, nosso objetivo é sempre proporcionar o cuidado certo, preferencialmente tratando o paciente de modo que ele não tenha que se afastar do convívio com a família e amigos, que exercem papel fundamental no tratamento”, pontua.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto