Logo
Imprimir esta página

Como uma reforma tributária afeta o empreendedor?

Entre a simplificação de tributos e o fim de benefícios fiscais, empreendedores devem se preparar para os impactos da reforma tributária

As obrigações tributárias em um ambiente empresarial competitivo estão entre os principais desafios para quem procura empreender no Brasil. A estrutura complexa atrelada às mudanças frequentes e ao custo elevado pode sobrecarregar os preços de produtos e serviços e pôr negócios em risco.

De acordo com uma pesquisa do Insper e do Santander, 39,23% dos pequenos e médios empresários acreditam que o maior obstáculo para a evolução do seu negócios é a carga tributária do país. Já segundo a Sondagem Especial, pesquisa mensal da Confederação Nacional da Indústria (CNI), para 86% dos empresários industriais a tributação excessiva é o principal problema do sistema de impostos brasileiro.

O avanço da reforma tributária no Congresso tem provocado diferentes sensações nos empreendedores, como expectativas quanto a simplificação e a redução da carga de tributos e dúvidas a respeito do fim de benefícios fiscais e alíquotas.

A discussão sobre as distorções nos tributos geradas pelo aumento da demanda por arrecadação já está em pauta há 30 anos, mas o tema ganhou novo folêgo a partir de um estudo realizado pelo economista Bernard Appy, que serviu como base para a criação da PEC 45/19 cujo propósito é embasar a reforma tributária. A alteração foi aprovada em maio pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados e agora passa pela análise de uma Comissão especial para ir ao Plenário.

De acordo com Giovani Mainhardt, CEO do escritório contábil J. Mainhardt e palestrante do We Are Omie 2019, evento de empreendedorismo que acontece no dia 8 de agosto em São Paulo, é importante haver um planejamento para não ser pego de surpresa.

O Governo também está trabalhando em sua própria proposta de reforma tributária, que, para Mainhardt, só ganhará impulso quando a reforma da Previdência deixar o protagonismo, já que por enquanto ainda não houve aprovação do CCJ.

Em comum, as propostas defendem a unificação de impostos e o fim dos benefícios setoriais, que distorcem o livre comércio. O fim do Simples Nacional também é uma possibilidade.

Confira as dicas de Giovani Mainhardt para se preparar para as mudanças:

O impacto financeiro não será imediato

O impacto financeiro será sentido pelo empreendedor de modo gradual, já que a transição com objetivo de diminuir os tributos individuais sobre uma base maior de contribuintes deve durar cerca de dez anos.

Mantenha-se informado

Para construir um planejamento eficiente, fique atento a todas as discussões para não ser pego de surpresa. Isso inclui consumir notícias de diversas fontes confiáveis, como veículos da grande mídia e portais do governo, e entender o enquadramento da empresa e as consequências diretas que devem recair sobre ela.

Invista em uma assessoria tributária

O efeito das alterações será sentido sobre as políticas de compra, venda, competitividade e custos. Para garantir o sucesso do planejamento, é importante contar com especialistas que saibam interpretar o que pode acontecer futuramente e os impactos sobre o negócio, de forma a criar um roteiro de ações para potencializar ganhos e reduzir perdas.

Contrate um ERP

Um Sistema de Gestão Empresarial (ERP) facilita as mudanças internas, como alterações de cálculos e unificações e exclusões de impostos, já que centraliza processos administrativos e oferece integrações automáticas que minimizam a possibilidade de erros.

Adeque os valores de produtos e serviços

Adeque a precificação de seus produtos e serviços levando em consideração a influência que a mudança da carga tributária terá sobre os custos - caso contrário, pode haver uma queda na competitividade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto