Logo
Imprimir esta página

A Era do Vendedor Estratégico

Mário Dias*

Vários fatores têm provocado uma mudança no perfil do profissional de vendas. Até alguns anos atrás ele era quase "um tirador de pedidos". O nível de conhecimento da atividade do cliente e a análise de suas reais necessidades eram tratadas de forma superficial na sua grande maioria. O que não significava que o processo de venda era facilitado por esse motivo, na verdade existiam as dificuldades da época. Aliás se engana quem acredita que o papel do vendedor é fácil, não é mesmo. Nunca foi e agora, com o mundo conectado, exige-se que ele mude a forma de fazer negócios.

De forma cada vez mais acelerada as empresas vêm passando por transformações que provocam um nível de exigência e conhecimento também muito maior dos profissionais de vendas. Nesse sentido, e olhando com o viés do profissional de vendas de uma empresa de prestação de serviços, e particularmente de uma empresa do setor de tecnologia, assusta a velocidade do nível de atualização que esse profissional é submetido diariamente.

Não basta gostar de vender, tem que estar atualizado com as mais avançadas técnicas de abordagem. Não estamos falando só de técnicas de vendas, mas também de aspectos comportamentais, empatia e confiança. Conhecer muito bem a indústria na qual o cliente está inserido é extremamente importante, fato comprovado por pesquisa recente realizada pelo Linkedin, que apontou que 77% dos compradores não acreditam que vendedores entendam seus negócios o suficiente para que possam ajudá-los. Ou seja, transmitir esse conhecimento para o cliente é de suma importância, pois gera credibilidade e, consequentemente, novos negócios.

Mesmo com os avanços tecnológicos, estar fisicamente presente em momentos estratégicos ainda é de fundamental importância. O contato visual permite identificar a linguagem corporal que gera confiança, empatia e comprometimento. O profissional de vendas não pode se limitar a conhecer bem apenas os serviços que está ofertando, ele também precisa conhecer o negócio do cliente, seu mercado de atuação e suas constantes atualizações, evoluções e transformações.

A relação que faz toda a diferença é aquela de longo prazo, na qual o cliente naturalmente entende que estamos inseridos em sua jornada de desafios. A dificuldade que o cliente está sentindo pode na verdade ser colateral e a causa a ser resolvida é outra. É disso que estamos falando, saber traduzir qual a real necessidade do cliente através de um mapeamento correto chegar na causa raiz.

O vendedor não será aquele que apenas resolve uma necessidade pontual. Ele terá que se posicionar como alguém que o cliente confie e possa compartilhar suas carências, angústias e ter a certeza de que essa exposição será utilizada para construção de um relacionamento de confiança a longo prazo.

O dinamismo da evolução das novas tecnologias provoca uma rápida necessidade de adaptação das empresas e o surgimento de novos players provocando uma mudança em todo o ecossistema. O profissional de vendas do futuro, definitivamente, não pode ter medo de errar; ele precisa ter medo de não tentar.

*É executivo de Negócios da Accesstage

SOBRE A ACCESSTAGE (www.accesstage.com.br)

Especialista em soluções para intercâmbio de dados financeiros, a Accesstage é sinônimo de conectividade financeira e pioneira na utilização dos recursos da internet como impulsionadores de negócios. A empresa otimiza a gestão da cadeia financeira de seus clientes e garante integridade e segurança nas vendas, pagamentos e recebimentos para todos os envolvidos na cadeia – empresas, fornecedores, adquirentes, bandeiras e bancos.

Com uma base de mais de 120 mil empresas conectadas, a Accesstage é integradora de soluções e serviços para a gestão de pagamentos/recebimentos e transferência eletrônica de informações financeiras.

A Accesstage foi a primeira empresa do segmento a receber a certificação Payment Card Industry – Data Secutirty Standart (PCI-DSS), entregue pelo PCI Security Standarts Council, fórum global criado pelas bandeiras de cartão de crédito Visa, Mastercard e America Express, entre outras. A certificação PCI – DSS a consagra como uma das maiores e melhores representantes da indústria de cartões de crédito existentes no mercado.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto