Logo
Imprimir esta página

Fenasaúde Participa de Fórum Sobre Saúde Digital e Sustentabilidade

Fenasaúde Participa de Fórum Sobre Saúde Digital e Sustentabilidade

O presidente da Federação debate a transformação digital como estratégia para a sustentabilidade do setor durante a 26ª Hospitalar

A Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) esteve presente no Fórum ICOS: Saúde Digital e Sustentabilidade, nesta quinta-feira, 23 de maio, em São Paulo. Com o tema “A tecnologia como estratégia de transformação”, o fórum faz parte da 26ª Hospitalar, ponto de encontro do mercado nacional e internacional e importante plataforma de negócios, inovações, processos e ideias. O presidente da FenaSaúde, João Alceu Amoroso Lima, participou do painel “A transformação digital como estratégia para a melhoria da produtividade e sustentabilidade do setor” com Claudio Lottemberg, presidente da UHG Brasil e do ICOS; Leandro Fonseca, diretor-presidente da ANS; Nicolas Toth, diretor da Sahrecare na América Latina e Fabricio Campolina, coordenador do grupo de transformação digital da Abimed e diretor sênior Ethicon Brasil da J&J.

Claudio Lottemberg abriu o painel destacando os desafios atuais da sustentabilidade do setor nos próximos anos, como o envelhecimento da população e a apropriação tecnológica. “A telemedicina ganha destaque especial nos debates atuais e a sociedade tem que estar aberta para essas perspectivas que vão ter efeitos importantes. Não participar de maneira ativa desse mundo digital significa negar o encaminhamento para aquilo que possa representar um aprimoramento da prática, uma subtração do desperdício, um aproveitamento melhor das bases de dados e, certamente, colaborar para um sistema de saúde que possa ser mais bem aproveitado e melhor sustentável por parte da sociedade”, afirmou.

O painel abordou como as novas tecnologias estão contribuindo para produtividade, sustentabilidade e melhoria da qualidade da assistência à saúde e como os diversos integrantes da cadeia produtiva de saúde têm aplicado essas tecnologias em benefício da experiência dos pacientes e otimização do desfecho clínico. João Alceu enfatizou que, no contexto da evolução dos custos em Saúde, o que mais preocupa é se a evolução da renda acompanhará as despesas no mesmo ritmo. “A saúde 4.0 muda o eixo da prática médica de uma saúde reativa para uma saúde proativa. A nossa preocupação é a capacidade de pagar pelo custo dessas inovações, saber se a evolução da renda vai acompanhar a evolução dos gastos em saúde. Para controlar essa evolução de custos precisamos de uma mudança cultural e governamental”, destacou.

Já Leandro Fonseca falou sobre como a ANS pode contribuir com um ambiente que seja favorável a essa transformação digital. “O desafio que temos para falar de sustentabilidade do setor é irmos além desse olhar em torno de processos e começarmos a olhar também em termos de resultados em saúde que de fato importam ao paciente. Portanto, o grande salto qualitativo numa visão de futuro é que esse processo de digitalização do setor não se limite apenas aos diversos processos de trabalho, seja das operadoras, seja dos prestadores, mas que também olhe aquilo que todos nós que trabalhamos no setor devemos buscar, que é o resultado final, na ponta”, concluiu.

Durante o Fórum ICOS, foi lançado o livro “Orientações Práticas em Saúde Suplementar – Tudo o que o contratante precisa saber”. A cartilha orienta as empresas a desenvolveram programas de saúde e escolherem operadoras de planos de saúde com melhor custo-benefício para o seu negócio.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto