Logo
Imprimir esta página

O impacto da Transformação Digital na nossa vida

O mundo está mudando rápido demais. Precisamos refletir sobre as soluções que se apresentam para facilitar e acabam por revolucionar e dominar nossos hábitos.

Desde o nascimento até a morte as nossas ações tem sido transformadas por máquinas disruptivas

A evolução exponencial tem feito o mundo "girar" numa velocidade maior do que o cérebro humano pode acompanhar e compreender. As transformações dos últimos 20 anos são mais significativas que dos 2 mil anos anteriores.

Porém, para quem é leigo em tecnologia, termos como big data, inteligência artificial, computação neural, quântica ou em nuvem ainda parecem não nos dizer respeito, embora cada uma dessas novas ferramentas já faça parte da nossa rotina.

Sim, sem pedir licença, todas as fases da vida de qualquer pessoa estão sendo impactadas. Desde o nascimento até a morte (ou não-morte), as nossas ações têm sido transformadas por máquinas disruptivas que prometem facilitar e acabam por revolucionar e dominar nossos hábitos. Veja na linha do tempo abaixo, como todas as fases de nossa existência estão sendo questionadas e colocadas à prova:

LINHA DO TEMPO:

NASCER

Entramos na era do design de bebês. Estamos preparados para criar seres perfeitos e superinteligentes? Como definir um ser humano no limite do transumanismo (possibilidade de evolução da raça além de suas capacidades mentais ou físicas, através da intervenção da ciência e da tecnologia)?

BRINCAR

Brinquedos inteligentes X brinquedos educativos: o que muda no estímulo às crianças? Quais riscos em relação à privacidade e manipulação dos dados sobre as preferências e rotina?

APRENDER

Como educar seres humanos preparados para criar o futuro? Quais habilidades e competências devem ser estimuladas? Como a interação com as máquinas está transformando a espécie humana?

Quais os formatos de educação continuada (Lifelong learning)? Ensino à distância, online, híbrido, microlearning?

AMAR

Gamificamos o verbo amar na era dos aplicativos de encontro. As relações humanas já começam a se transformar. Você acredita que o homem seja capaz de se apaixonar por uma máquina? 25% dos jovens que participaram de uma pesquisa no Japão namorariam um androide se fosse impossível notar a diferença.

MORAR

Seremos observados e tratados como robôs em nossa própria casa. Mapeando nossos padrões de comportamento, assistentes digitais já são capazes de se antecipar às nossas vontades. Quais as tendências em tamanho de imóvel e os novos modelos de negócio em moradia?

TRABALHAR

Enquanto os robôs ameaçam empregos repetitivos, surgem novas oportunidades de trabalho que devem valorizar cada vez mais a capacidade humana. A combinação entre o homem e a máquina pode ser a solução perfeita.

VIAJAR

Óculos e wearables fazem tradução simultânea de conversas e facilitam o passeio de quem não fala nem entende outros idiomas. Viaje leve e seja recepcionado por um robô.

ENVELHECER

Revolução transetária "mode on". Identidade ou idade: o que vale mais na era dos seres híbridos? A tecnologia tende a impedir que limitações impostas pela idade física e psicológica atrapalhem o dia a dia de quem passou dos 50 anos.

CURAR

Diagnóstico e tratamentos médicos ganham mais precisão e eficiência com a ajuda da Inteligência Artificial. Impressão em 3D de tecidos vivos já é realidade em laboratório da Oxford Synthetic Biology.

MORRER

Já é possível não morrer? A imortalidade virtual e o download de consciência começam a ser experimentados. Queremos prever a nossa morte? Vamos vencê-la nos transformando em transumanos?

O mundo está dividido em três principais perfis: os bioconservadores (aqueles que não querem que a tecnologia avance), os pós-humanistas (que acham que as máquinas vão nos ultrapassar) e os transumanistas(que acreditam que existe uma complementaridade entre a inteligência artificial e o ser humano). Em qual você se enquadra?

Há quem classifique as pessoas de outra forma: os tecnotimistas ou os tecnopessimistas? Não é preciso escolher um lado, mas aprender a surfar a onda da inovação sabendo formular perguntas.

Aliado a tanta tecnologia, o homem ficou mais ou menos potente? Como ficam as nossas emoções num mundo orientado por algoritmos? Quais são os novos paradigmas? Não há respostas absolutas. Afinal, a noção de verdade vem sendo substituída por certezas temporárias.

Nos tempos atuais, o homem pode tudo. Nossas limitações biológicas já interagem com as capacidades tecnológicas, ilimitadas. À medida que nos aproximamos desse futuro alimentado pela parceria entre computadores e humanos, como garantir que a tecnologia seja projetada e usada de forma responsável, segura? Como estabelecer princípios éticos para proteger pessoas e sua privacidade?

Todas estas transformações criam um novo cenário de competição para as empresas que precisam inovar e mudar a forma como atuam. É a Transformação Digital que vem causando uma revolução em muitos setores.

Tem sido comum a sensação de que estamos à deriva, reféns de invenções que surgem a todo momento, logo se tornam obsoletas e se superam a todo instante. E nossa melhor opção hoje é buscar acolhê-las, aprender e tirar o melhor proveito delas. Negar os avanços tecnológicos não parece mais real.

Website: http://www.prosapress.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto