As lições da Marvel para o mundo dos negócios

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Isabela Maximiano de Oliveira

Por Marcelo Aguiar*

"A vida nunca está completa sem seus desafios". Essa frase de Stan Lee define muito bem o caminho que a Marvel trilhou até ser uma das maiores empresas do mercado. Quem vê, hoje, o sucesso estrondoso que a marca causa nos cinemas, quadrinhos e séries, não imagina que até alguns anos eles estavam desesperados e a beira da falência.

Esses desafios que a marca teve ao longo de sua jornada carregam preciosos ensinamentos, e que se observarmos com atenção, podemos colocar em prática no universo do empreendedorismo.

Não tenha medo de vender seus ativos e se reinventar

Para evitar a falência, a Marvel optou por licenciar os direitos dos seus heróis mais famosos dos quadrinhos para outros estúdios de cinema, e decidiu apostar em heróis menos conhecidos, caso do Homem de Ferro. O que poderia ser um tremendo tiro no pé se tornou uma boa solução.

Todo negócio está sujeito a passar por turbulências e mudanças. Quando isso acontece o melhor caminho é buscar novas alternativas, se reinventar e seguir em frente. A Marvel precisou licenciar alguns dos seus ativos mais famosos para continuar no mercado, e caso não optasse por essa ação poderia até não fechar as portas, mas não seria o que é hoje e muito provavelmente não teria conseguido o feito de popularizar uma cultura até então muito mais restrita.

Abuse da criatividade para começar

Planejamento e criatividade com certeza são ingredientes imprescindíveis para um empreendimento de sucesso. Com um orçamento limitado, a Marvel precisou ir atrás de atores que estavam em baixa para estrelar seu primeiro filme, e contaram com Robert Downey Jr, que na época passava por grandes polêmicas. A escolha do protagonista não poderia ser melhor, a identificação entre ator e personagem foi muito elogiada após o longa.

Ainda que estejamos falando de uma grande corporação no auge de seu sucesso e com dinheiro sobrando, o que com certeza não é o cenário da maior parte dos negócios, ter criatividade para encontrar as melhores alternativas, respeitando as limitações de recursos é essencial, uma vez que as respostas para grandes problemas e desafios muitas vezes não são obvias. Não podemos contar apenas com o senso comum, até porque ele não vai trazer algo extraordinário.

Acredite em seu planejamento

Alguns filmes que a Marvel lançou não renderam o que esperavam, tanto de crítica quanto em faturamento. Mas essas falhas não comprometeram o planejamento que tinham desde o começo. Não importa a área de atuação, alguns tropeços vão acontecer, mais cedo ou mais tarde, em menor ou maior proporção, por isso a persistência é fundamental.

As coisas não vão dar certo sempre, é normal que elas não saiam como planejado, e quanto mais cedo você entender isso, melhor. Falando assim pode parecer uma visão pessimista, mas não é isso, é que de fato surpresas aparecem no meio do caminho. Quem não entende isso, corre o risco de desistir ou até nem começar, portanto está fora do jogo.

Tenha resiliência para aprender com as crises

A Marvel passou por uma grande crise nos anos 90, chegando a quase decretar falência por causas das grandes dívidas que tinha. A relutância em levar os heróis para o cinema foi deixada de lado com a troca de comando da empresa, e os novos executivos esperavam que as contas fossem pagas com essa iniciativa. A estratégia deu certo e hoje as produções cinematográficas é um dos carros-chefes da marca.

Para o empreendedor que é apaixonado pela sua área de atuação, a empresa é muito mais do que um negócio. E esses momentos de crise nos levaram a outros patamares. As dificuldades nos moldam, nos forjam, nos fazem melhores. Aquela determinada crise, mais cedo ou mais tarde passa, mas independente das consequências no negócio, sempre podemos sair mais fortes, mais capacitados.

Aposte na integração de projetos

Um dos maiores sucessos dessa empreitada no cinema são os crossovers, onde diferentes heróis se unem em prol de um objetivo maior, que geralmente é salvar o planeta. Assim como acontece no universo Marvel, onde cada personagem tem suas características particulares, poderes e fraquezas distintas, nós também somos assim, somos diferentes, com experiências, conhecimentos e habilidades distintas.

Falando do setor de tecnologia, por exemplo, que é onde atuo, vemos empresas surgirem e crescerem rapidamente focadas em resolver um único problema. Do outro lado estão aquelas que contratam e demandam serviços tecnológicos mais focadas em seu core de atuação e para isso ser possível contratam diversas marcas para trabalharem em parceria. Aquele modelo onde uma única grande empresa entregava solução de ponta a ponta já não faz mais parte da realidade.

*Marcelo Aguiar é Co-founder& CTO da Wevo –