Brasil,

4 motivos para incorporar o adiantamento salarial na sua empresa

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Natalia Almeida
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Crédito: pixabay.com_CC0 Creative Commons Crédito: pixabay.com_CC0 Creative Commons

O benefício faz com que os colaboradores se sintam mais valorizados, o que pode refletir diretamente em sua produtividade

Valorizar os talentos humanos é essencial para diminuir o turnover de funcionários e garantir que a empresa tenha uma equipe eficiente. Um dos métodos utilizados para motivar os trabalhadores e mostrar que a empresa se preocupa com a qualidade de vida da sua equipe é o adiantamento salarial.

"O adiantamento é uma maneira de liberar parte do salário do profissional antes do dia do recebimento habitual. Não é um benefício obrigatório, mas pode ser concedido para todos os níveis hierárquicos", explica Alan Ávila, diretor de produtos da ValeCard, empresa especializada em soluções para a área de Recursos Humanos. De acordo com ele, os funcionários veem essa atitude como uma boa prática por parte dos empregadores, sentindo confiança na empresa em pedir auxílio quando necessário.

Pensando nisso, Ávila listou alguns motivos para que os empregadores comecem a considerar o adiantamento salarial para seus colaboradores. Confira algumas dicas que vão te ajudar a entender melhor como funciona o adiantamento salarial e porque é tão benéfico para seus colaboradores e para o seu negócio:

1 - Flexibilidade do benefício

Por se tratar de um benefício não-obrigatório, não há nenhuma determinação na CLT que indique o percentual de pagamento do adiantamento salarial. Assim, o valor pode ser negociado entre o funcionário e a empresa. Normalmente, a quantia varia entre 20% e 40% do salário do funcionário e pode ser pago entre o 15º e o 20º dia do mês vigente. Além disso, ele é realizado direto na folha de pagamento.

2 - Não compromete o fluxo de caixa

O adiantamento salarial não necessariamente compromete o fluxo de caixa de seu negócio. Para isso, basta incorporar sistemas especializados em gestão de benefícios para melhorar o seu capital de giro e promover mais organização. Entretanto, é necessário analisar seu sistema, seus gastos e ganhos, entre outros, para depois decidir se é possível oferecer ou não o benefício.

3 – Métodos que facilitam o pagamento

Alan aponta que, hoje em dia, existem diferentes ferramentas que auxiliam as organizações na hora de adotarem o adiantamento. O vale, por exemplo, permite que o funcionário receba o adiantamento na data estipulada, sem burocracia ou atrasos. Além disso, o controle por parte da empresa será mais fácil e prático.

Outra opção é a ferramenta-convênio – também oferecida pela ValeCard -, funciona por meio de um cartão multibenefícios. Assim, o pagamento do salário adiantado é gasto apenas com despesas domésticas necessárias para o dia a dia do colaborador. Este método permite o controle de gastos por parte do beneficiado, e a empresa libera o saldo no cartão no mesmo dia do salário, assim, não é preciso fazer o processo de pagamento duas vezes no mesmo mês.

4 - Política de adiantamento geral

É possível adotar a prática de adiantamento salarial para todos os funcionários, dessa forma fica acordado que todos terão duas datas de pagamento, o que permite a melhor organização do fluxo de caixa. Contudo, é necessário ter o controle de todas as finanças do negócio.

Sobre a ValeCard

A ValeCard é uma instituição 100% nacional que está entre as maiores empresas de meios de pagamento eletrônicos do Brasil, a ValeCard oferece soluções completas e integradas para Gestão de Frotas, Benefícios e Financeira. Desde 1995 no mercado e atuando em todo o território nacional, a empresa está entre as três maiores empresas de gerenciamento de frotas do país e entre as 100 empresas mais inovadoras no uso de TI. Com mais de 3 milhões de cartões emitidos pelo Brasil, a ValeCard conta com mais de 115 mil estabelecimentos credenciados. Para atender a demanda, possui 5 regionais e 12 filiais e mais de 1 mil funcionários entre diretos e indiretos.

www.valecard.com.br

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar