Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Como render mais no trabalho?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alessandra Sabbag
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Síndrome de Burnout, ansiedade e depressão, atrapalham a vida profissional e exigem mudança de hábito e autocuidado no ambiente de trabalho

*Por Dra. Patrícia Cavalcante

Em um mundo cada vez mais ágil e cheio de pressão, é comum discutirmos sobre como melhorar o rendimento no trabalho. Estamos muito preocupados em sermos os melhores possíveis, e talvez por isso o número de pessoas diagnosticadas com a Síndrome de Burnout é cada vez maior. De acordo com a pesquisa do Top Employers Institute (2018), quando o assunto é hora extra, o Brasil se destaca com um número 15% maior em relação à média global, 22% maior em relação à América Latina. E para piorar, a média de implantação de programas antiestresse e de prevenção à ansiedade corporativa é de apenas 61% ante a média mundial de 82%. Portanto, neste Dia do Trabalhador, é preciso refletir.

A Síndrome de Burnout é um estado de extrema exaustão física, emocional e mental, conhecida também como "Síndrome do Esgotamento Profissional", causada por excesso de trabalho, estar sob pressão e características de personalidade como a necessidade de estar no controle e perfeccionismo. Muito pior do que a fadiga comum, o esgotamento torna difícil para as pessoas lidar com o estresse e com as responsabilidades do dia-a-dia. As pessoas que sofrem de burnout muitas vezes adotam uma visão pessimista em relação à vida e sentem-se desesperançosas. O burnout não desaparece sozinho e, se não for tratado, pode levar a doenças físicas e psicológicas graves, como depressão, doenças cardíacas e diabetes. Então, como melhorar o seu rendimento diante de situação tão adversa?

O Burbout, assim como outras doenças, pode ser evitado tomando autocuidados diários. que por sua vez vai garantir mais foco e performance durante as horas de trabalho. Mesmo se você estiver trabalhando por muitas horas, lembre-se de se dar pequenos intervalos. A melhor prática é estabelecer um tempo de trabalho e um tempo de relaxamento. A cada 40 minutos, por exemplo, de um passeio (mesmo que seja um curto para o outro lado do escritório) e de aos seus olhos um pouco de descanso de olhar para uma tela de computador o dia todo. Exercícios de respiração podem trazer relaxamento e foco de acordo com a técnica empregada. Uma das mais estudadas é a respiração 4-4-4-4, ou seja inspire em 4 segundo, segure 4 segundos, expire em 4 segundos e segure mais 4 segundos. 2 ou 3 minutos dessa respiração pode ter um efeito significativo sobre sua disposição. Além disso, procure ao menos uma vez durante o dia entrar em contato com a natureza, mesmo que seja numa rua arborizada fora do seu escritório. A ciência mostra que simplesmente olhar para a natureza nos torna melhores solucionadores de problemas e mais criativos.

Para um impulso no rendimento dê preferência a opções naturais e alimentos. O alecrim é fantástico para a memória, então tomar um chá de alecrim ou usar o óleo essencial dele é um recurso maravilhoso (basta colocar num difusor ou pingar umas gotas entre as palmas das mãos, esfregar uma na outra, e inspirar); a essência da flor de limão ajuda a focar a mente; chás como camomila ou hortelã podem ser uma opção calmante. Ashwaghanda é uma erva adaptógena que está associada ao alívio do estresse (especificamente sentimentos de nervosismo e exaustão). E o maracujá, na forma de essência, ou em forma de cápsula, ajuda a silenciar a vibração mental e a hiperatividade.

O exercício físico não é bom apenas para nossa saúde, mas também pode nos reequilibrar emocionalmente. Mini-exercícios e caminhadas curtas são maneiras convenientes de fazer do exercício um hábito diário. A pessoa também deve identificar o local em que rende mais, para algumas é com o convívio diário com seus colegas trabalho, já para outras serão mais produtivas em ambientes isolados. De qualquer modo, é essencial tentar manter uma rotina de autocuidados, afinal o estresse pode ser inevitável, mas o esgotamento não.

*Dra. Patrícia Cavalcante, Médica Nutróloga do Espaço Volpi


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar