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Transformação digital em Vida e Odonto

Novas funcionalidades nos portais e nos aplicativos das seguradoras para os corretores de seguros

Por Karin Fuchs

Roberto Santos, Porto Seguro

Em plena era de transformação digital, as companhias de seguros estão a todo o vapor, lançando uma série de ferramentas que otimizam processos e dão mais agilidade aos corretores de seguros, além de facilitar a vida dos clientes com serviços na palma da mão. E as novidades não param.

Na Porto Seguro, no segmento de Vida, entre as ações digitais implementadas estão a assinatura eletrônica, tanto para contratação do seguro de vida como para previdência privada. “Os clientes podem assinar propostas independentemente de onde estiverem, com mais rapidez e segurança, de forma eletrônica (pelo computador, tablet ou celular), sem burocracia e com a mesma validade jurídica”, afirma o presidente da companhia, Roberto Santos.

Para o corretor, esta ferramenta permite o acesso a um contrato pronto. “Caso ele necessite alterar o documento, ele consegue fazer isso rapidamente, comunicando em instantes, por e-mail ou outro meio eletrônico, todos os envolvidos no processo”. Há também o app Vida e Previdência que oferece uma série de facilidades.

E no Porto Seguro Odontológico foram desenvolvidas ferramentas com o objetivo de aperfeiçoar processos com as empresas, tais como facilidade na movimentação cadastral para os RHs, agilidade na emissão de empresas novas e aplicativo e soluções online que permitem pesquisar dentistas da rede referenciada e acessar a carteirinha virtual. Já os clientes contam com o chatbot, um autosserviço que permite, por exemplo, a indicação de rede referenciada tanto por geolocalização como por proximidade de CEP.

Marcelo Rosseti, Bradesco Seguros

Na Bradesco Vida e Previdência, o portal de acesso dos corretores foi atualizado. “No Novo Portal de Negócios centralizamos diversos serviços, tornando-o mais simples e fácil aos seus usuários. Somado a isto, lançamos uma nova ferramenta de cotação e comercialização de seguro de Vida, o Cotador API”, diz Marcelo Rosseti, superintendente Executivo da Bradesco Seguros Vida e Previdência.

E, ainda, “o Novo Portal de Negócios disponibilizou em um único acesso o extrato de comissões, consulta de propostas, cotações, informações importantes e detalhes dos produtos. Já o Cotador API foi o primeiro passo para uma jornada de venda simplificada e permite uma interação fluída via smartphones”.

Na Sompo Seguros, “a iniciativa mais recente é a contemplação dos produtos Seguro de Vida Individual e Vida Top Mulher no novo App Sompo Corretor. Essa foi uma ferramenta desenvolvida pelo departamento de Tecnologia da Informação da Sompo Seguros com o objetivo de reunir todos os recursos necessários para a melhor interação do usuário com a companhia”, afirma o diretor Técnico de Saúde e Vida da companhia, Edglei Monteiro.

Edglei Monteiro, Sompo Seguros

A ideia é que o app seja um canal integrado da Sompo para que o corretor de seguros possa fazer a gestão de seus contratos e prestar um atendimento imediato e preciso à sua base de segurados, com eficiência e rapidez. “Com o app, o corretor tem todas as informações de que precisa na palma da mão e o acesso é feito com os mesmos dados de cadastro já existentes junto à Sompo. Ao acessá-lo, ele visualiza um dashboard para consulta das informações de seguros dos ramos Automóvel, Residencial e Vida”.

Desta forma, caso o corretor precise verificar dados de um cliente que tenha apólices de diferentes produtos, ele tem tudo ali, à mão, na tela do aparelho celular. “Entre os recursos está um mecanismo de busca por meio do qual os dados do cliente podem ser consultados digitando a placa do carro (no caso de seguro Auto), CPF do cliente ou número da apólice, por exemplo”.

Na Capemisa, o diretor Comercial, Fabio Lessa, conta que em abril de 2018, quando foi lançado o novo PME, seguro de vida para pequenas e médias empresas, foi desenvolvida uma ferramenta para agilizar os processos de contratação. “Neste produto, o corretor tem acesso a um cotador e a uma plataforma aonde ele pode acompanhar todo o processo online”.

E no final de 2018, o produto passou por atualizações, o que eles chamam de PME 2.0. “As atualizações foram feitas seguindo justamente as considerações dos corretores que trabalham diretamente com o produto. No PME 2.0 o sistema ficou ainda mais intuitivo e fácil de usar, ele ganhou pop ups que alertam sobre regras do produto”.

Marcos Kobayashi, Tokio Marine

Entre elas, ele menciona a adesão compulsória, limites de idade e necessidade de atualização do endereço do segurado, que pode ser preenchido manualmente ou importado de abas anteriores do próprio sistema, por exemplo. “Além da revisão no produto com a ampliação do capital segurado para as coberturas de Doenças Graves e Diária de Incapacidade Temporária”.

Superintendente Comercial Nacional Vida da Tokio Marine, Marcos Kobayashi informa que em linha com os objetivos estratégicos da companhia, eles investiram no desenvolvimento de uma plataforma tecnológica para unificar o processo de comercialização de todos os produtos da carteira de Vida.

“Desde os produtos para pessoa jurídica, como o Simples Vida Empresa, PME, Convenções Coletivas, até aqueles para Pessoa Física, como o Vida Individual, Acidentes Pessoais Individual e o Acidentes Pessoais Estagiário. Os produtos Vida e Acidentes Pessoais Individual também estão disponíveis para cotação e efetivação do seguro pelo aplicativo Nosso Corretor”.

Já no Portal Nosso Corretor, na versão para computador e aplicativo para celular, diversas funcionalidades estão disponibilizadas, entre elas, o Portal de Faturamento para o seguro Vida em Grupo. “Onde o corretor pode registrar as movimentações, validar a prévia da fatura, emitir a fatura e gerar o boleto para pagamento. Isso proporciona eficiência e excelência operacional, uma vez que as movimentações são realizadas pelos próprios corretores”.

Para os produtos Vida Individual, ele conta que recentemente foi disponibilizada a ferramenta Oportunidade Vida. “Pela qual o corretor tem à sua disposição uma cotação do Vida Individual para que possa ofertar um novo produto. Esta ferramenta pode ser acessada dentro do Portal Nosso Corretor e em poucos passos”.

Na Icatu Seguros, no último ano, a companhia se dedicou às entregas digitais para sua força de vendas, conforme explica o superintendente de Canais Digitais, Rafael Rosas. “A exemplo do portal Casa do Corretor que ganhou duas novidades. Os corretores agora podem fazer a emissão da 2ª via de boleto pela página de consulta a clientes e também pela funcionalidade de pendência e pagamento”.

O Portal Casa do Corretor traz ainda assinatura eletrônica para contratação digital de produtos de Vida e Previdência e acompanhamento online das propostas, o que permite o monitoramento do seu status desde a geração até a implantação. É possível utilizar a Casa do Corretor pelo site ou aplicativo.

De acordo com Rosas, “a implantação dessas ferramentas facilita o trabalho do corretor na medida que torna o trabalho deles ainda mais rápido e eficiente. Quando conseguimos levar alguns processos para esse universo digital, ganhamos tempo e tornamos os trâmites menos burocráticos, o que para o corretor, que está na linha de frente com o cliente, é sempre vantajoso”.

Ganhos para os corretores

Com as novas ferramentas, os executivos comentam que os principais ganhos para os corretores são no que diz respeito à agilidade, melhoria da produtividade e mais tempo para visitarem os clientes, entenderem suas necessidades e ampliarem os seus negócios.

“As ferramentas que disponibilizamos proporcionam melhoria da produtividade, maior segurança e tranquilidade, simplicidade nos processos, qualidade e excelência operacional e possibilidade do corretor de seguros aumentar sua rentabilidade”, especifica Kobayashi.

“Os corretores ganharam mais autonomia na cotação e implantação dos negócios PME, sem depender da área comercial da Capemisa. O processo é 100% online e o acompanhamento pela plataforma permite mais rapidez nos tempos de resposta das cotações. Além disso, o processo de digitalização permitiu a redução de custos como deslocamento e envio de documentos, o que é mais uma vantagem para o corretor”, afirma Lessa.

Fabio Lessa, Capemisa

Roberto Santos diz que “as ferramentas digitais desenvolvidas pelo Porto Seguro Vida e Previdência possibilitam que os corretores tenham mais agilidade para concluir o negócio e reduzam o custo de suas operações, além de aumentar a eficiência e produtividade dos profissionais”.

Ele explica que eles passam a ter mais tempo para visitar os clientes, entender suas necessidades e isso contribui para a liberação de espaço nas corretoras, uma vez que o corretor não terá mais que colher as assinaturas dos segurados, protocolar na sucursal e manter o documento original arquivado. No segmento Odonto, o ganho é com as implementações de novos autosserviços.

Para Rosas, as ferramentas também tornam mais fácil o acompanhamento das propostas. “Assim, o corretor pode atuar de forma mais eficiente junto aos clientes”, pontua, acrescentando que a Icatu Seguros está promovendo uma transformação digital internamente e os corretores também estão sendo beneficiados. “Percebemos suas necessidades, estruturamos ações e estamos fazendo algumas entregas importantes e inovadoras para simplificar seu trabalho e aumentar sua produtividade”.

Rosseti ressalta a eficiência, como o principal ganho para os corretores. “A exemplo da centralização de acessos e serviços em uma única plataforma, o Novo Portal de Negócios. E outras melhorias ocorrerão brevemente, como a expansão do plano de simplificação das vendas e manutenções, com coberturas e assistências flexíveis (personalizáveis), extrato de comissão online, simuladores e uma plataforma exclusiva para o segmento corporativo”.

E Monteiro comenta que com o novo App Sompo Corretor, os corretores de seguros ganharam mais agilidade, praticidade e eficiência na gestão de seu dia a dia junto à Sompo. “Como eles têm tudo literalmente à mão, eles podem verificar eventuais demandas quando estão prestando consultoria para o segurado. Isso ajuda muito no processo de fidelização do cliente, além de fazer com que o corretor ganhe muito no atendimento”.

Novidades que estão por vir

Rafael Rosas, Icatu Seguros

No segmento de Vida, Roberto Santos comenta que a companhia tem buscado otimizar e auxiliar, cada vez mais, a rotina dos corretores. “Dessa forma, estamos trazendo cada vez mais inovação para o dia a dia”, acrescenta.

Na Icatu Seguros, Rafael Rosas conta que a companhia tem trabalhado na evolução da experiência digital. “Para que o corretor obtenha as informações desejadas na Casa do Corretor de forma mais simples e intuitiva, melhorando de forma contínua o uso desse canal digital. Trabalhamos com esse conceito de entregas contínuas e com a utilização de metodologias ágeis, que geram valor para o corretor nos processos de venda e pós-venda”, especifica.

Marcelo Rosseti, da Bradesco Vida e Previdência, antecipa que serão lançadas neste ano soluções que visam melhorar o relacionamento com os clientes, estipulantes e corretores. A primeira delas focará no público pessoa física, possibilitando que o cliente monte o “seu” produto ideal, ao escolher livremente as coberturas e assistências conforme a sua necessidade.

“E elas poderão ser atualizadas sempre que necessário pela inserção ou exclusão delas, como também a possibilidade de elevar ou reduzir capitais ao acompanhar o ciclo de vida do cliente. Além disso, para apoiar o momento de prospecção, os corretores contarão com um simulador para indicar a combinação ideal de coberturas, assistências e capital, de acordo com o objetivo do cliente naquele momento”.

Outra solução é totalmente voltada para o público pessoa jurídica e todos os envolvidos nesta cadeia. “O propósito é de ser uma plataforma revolucionária que facilitará a venda, gestão, manutenção e indenização de seguros de vida em grupo, ao centralizar e automatizar os serviços envolvidos nesse ecossistema”, afirma.

Marcos Kobayashi, da Tokio Marine, informa que a companhia trabalha constantemente para oferecer melhores produtos e serviços para seus clientes e parceiros de negócios. “Nós temos um planejamento intenso, não só para este, mas para os próximos anos, desde melhorias operacionais e no processo de comercialização, até novos produtos. Estamos preparando muitas novidades no segmento de Vida, que serão divulgadas ao longo do ano”.

Na Sompo Seguros, Edglei Monteiro antecipa que a companhia vem implementando uma série de novas tecnologias com objetivo de incrementar processos e formas de se relacionar com seus públicos e parceiros. “Não podemos adiantar nada por ora, mas ainda há muitas novidades a serem implementadas em diferentes linhas de produtos da Sompo, que devem trazer mais benefícios para os segurados, além de serem ferramentas facilitadoras para o trabalho do corretor, bem como meios para dinamizar seus negócios”.

Ele menciona que nos anos recentes foram promovidas uma série de melhorias no Portal do Corretor e que junto ao App Sompo Corretor também foi lançado o App Sompo Segurado. “Para fidelizar o cliente, o corretor de seguros, inclusive, pode apresentar esse recurso para o segurado, que vai ter uma série de serviços disponíveis diretamente em seu celular por meio do aplicativo”.

Para finalizar, Fabio Lessa, da Capemisa, diz que “nós estamos aprimorando cada vez mais o nosso cotador e disponibilizaremos novas soluções em seguros de vida coletivos para atender os mais diversos nichos, como o Global e o Vida Eventos. Para o Global estão previstas novas funcionalidades, maiores limites de capital, assistências entre outras novidades. E o portal do Corretor também está passando por uma revisão completa e atualizações”.


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