Logo
Imprimir esta página

Apesar do PIB positivo, índice de falências ainda atormenta a economia

Marcos Biaggio Marcos Biaggio

Esta semana foram divulgados os dados oficiais da economia do país em 2018. O PIB (que mede a riqueza gerada na produção de bens e serviços) foi de 1,1% - exatamente o mesmo de 2017. A boa notícia é que já são 2 anos consecutivos de economia positiva, apesar do crescimento pouco expressivo. Mas muito melhor do que 2015 e 2016, quando o PIB foi negativo - o que representa encolhimento dos setores produtivos e elevado índice de desemprego.

Apesar de caminhar de forma positiva, a economia brasileira ainda atormenta os níveis de encerramento de negócios. O índice de falência das empresas brasileiras mantém a sua tendência histórica. Isso significa que, do total de CPNJs criado a cada ano, 50% ou mais não alcançarão o seu 5º. ano de vida.

Essa estatística está alarmando as autoridades do Sebrae, em todas as regiões do país.

A causa nº 1 da falência não é a concorrência, produto inadequado, economia, sociedade etc, e sim a falta de preparo para a gestão do negócio. Esses empresários que fracassam falham ao planejar a entrada no seu negócio; falham também ao planejar o desenvolvimento de cada ação que vai suportar a estrutura de funcionamento, investimentos, produto ou serviço, prospecção, vendas, atendimento ao cliente etc.

As preocupações básicas, embora possam parecer complexas, determinam a perenidade do negócio e o nível de domínio que o empresário terá para desenvolver a sua empresa. É possível apreender as competências necessárias para organizar e desenvolver uma empresa, principalmente diante da possibilidade de se contar com ajuda externa de um consultor ou um coach empresarial. Difícil é buscar o equilíbrio ideal das 3 personalidades que existem dentro de um empresário (técnico, administrador e empreendedor) e impedir que o conflito entre elas atrapalhem o desenvolvimento do negócio.

Hoje sabe-seos “empresários de sucesso” são aqueles que são 10% técnico (expert no produto/serviço), 20% administrador (voltado para a ordem, estrutura, sincronia) e 70% empreendedor (visão, paixão, foco no mercado). Uma proporção diferente nessas personalidades pode decidir o fracasso do empresário e, por consequência, a falência do negócio. O conflito das três personalidades gera o travamento da rotina da empresa e impede o seu desenvolvimento.

O consultor e coach Michael Gerber, reconhecido especialista em micro e pequenos negócios, foi quem melhor definiu as competências que um empresário precisa ter para criar uma empresa bem sucedida. Essas competências representam os fatores críticos que produzem a sinergia entre as personalidades de empreendedor, técnico e administrador (leia o Mito do Empreendedor, de Michael Gerber).

O dilema dos empresários é como identificar as competências essenciais que lhe faltam, quais as que existem em “excesso” e como suprir as necessidades para que o negócio se desenvolva, conquiste clientes e os mantenha satisfeitos e aptos a repetirem a compra.

Aí vai o meu conselho: busquem instrução em seminários e cursos; leiam tudo que puderem sobre administração, finanças, marketing e vendas; consultem especialistas que possam auxiliá-los na elaboração de um plano de negócio; criem a sua visão – o seu sonho para o seu negócio – e tracem metas pessoais e para a equipe.

Recorrer aos programas do Sebrae, em todas as suas regionais espalhadas pelo país, tem inspirado e ajudado milhares de empresários iniciantes a desenvolver as competências para administração de vendas, finanças, recursos humanos, serviços aos clientes, marketing, planejamento empresarial, contabilidade básica, gestão de compras e controle de estoque, programas de qualidade e uma infinidade de temas voltados para gestão empresarial.

Ninguém faz sucesso sozinho! Acredite no apoio de profissionais externos e sobretudo em uma equipe bem treinada, comprometida e motivada.

===================================================

O autor é coach empresarial e consultor de vendas.

Solicite informações sobre o programa de formação de equipe de vendedores de alto desempenho para mais clientes, mais vendas e maiores lucros.

Ligue 11 97594-0660 ou acesse www.mbmastercoach.com


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto