Logo
Imprimir esta página

Soft Skills - muito além do diploma: quais habilidades as empresas têm buscado na hora de contratar?

Digitalização, robotização e Inteligência Artificial são alguns dos termos mais ouvidos por quem tem acompanhado as mudanças no mercado de trabalho em todo o mundo. Estamos evoluindo para uma realidade na qual muitas tarefas passarão a ser executadas por máquinas.

As empresas estão desenvolvendo inúmeras ferramentas digitais para alavancar a produtividade e essa tendência tem um impacto considerável na forma de trabalharmos e nas competências procuradas pelos empregadores: em vez de conhecimento técnicos e diplomas, as organizações procuram cada vez mais habilidade de trabalhar em equipe e adaptabilidade no mundo VUCA (sigla em inglês, que significa Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade).

Gestão de estresse

Dentro desse contexto, a habilidade em lidar bem com altos níveis de estresse se torna uma competência indispensável. Identificamos diversos fatores de estresse na forma atual de trabalhar: o cérebro precisa se adaptar toda hora a novas situações e está em estado de alerta permanentemente.

Segundo uma pesquisa da OMS, o Brasil é o país mais ansioso do mundo, com 9,3% da população atingida pelo problema. Além disso, o estilo de vida nas grandes cidades traz também muitas situações estressantes: trânsito, longas horas de trabalho, mercado de trabalho competitivo e preocupação com o seu próprio futuro.

O excesso de estresse no ambiente de trabalho, além de prejudicar a saúde do colaborador, também afeta seu desempenho: um funcionário estressado tende a ter mais dificuldade para dominar suas emoções, impactando,, assim sua inteligência emocional e prejudicando o relacionamento com colegas, subordinados e gestores.

Na escala individual, estresse demais pode também atrapalhar a capacidade de se comunicar em público, na hora de apresentar um projeto ou em uma reunião. Também tem um impacto negativo na qualidade do sono do colaborador, causando insônias e fadiga. Esse estado de cansaço permanente diminui a capacidade de concentração, aumenta o risco de erros evitáveis e pode deteriorar as relações interpessoais.

Técnicas de concentração

A multiplicação das ferramentas digitais trouxe um significativo aumento de produtividade dentro das companhias: uma notificação no celular, a conversa de colegas, e-mails chegando a todo momento. Concentrar-se numa mesma tarefa mais do que 15 minutos se tornou uma proeza digna dos monges budistas! Desenvolver técnicas de concentração pode ser útil não apenas em tarefas individuais, mas também em trabalhos coletivos, como reuniões. A prática de cinco minutos de meditação, por exemplo, pode ajudar a trazer o foco necessário para a ocasião, evitar conversas fora do assunto e melhorar as eficiências das trocas.

Além da produtividade, a incapacidade de se concentrar por períodos prolongados pode afetar a motivação do colaborador. Uma pesquisa realizada pela Udemy (2018 Workplace Distraction Report) destacou mais um efeito nocivo das distrações no trabalho: a aparição de frustrações por não conseguir alcançar o seu potencial máximo, levando a uma desmotivação, desorganização e até a visível perda de qualidade no trabalho. Sem surpresa, essa tendência é ainda mais forte nas novas gerações.

Se não sabemos quais são as competências técnicas que serão exigidas pelo futuro mercado de trabalho, temos plena certeza que competências como gestão de estresse e capacidade de concentração em ambientes movimentados já são essenciais. Muito mais que diplomas de grandes universidades e a fluência em diferentes idiomas, essa característica tem chamado a atenção em processo seletivos, impulsionando a mudança de cultura nas corporações que têm investido cada vez mais nesse tipo de treinamento.

As dicas são de Armelle Champetier, diretora da Yogist no Brasil

Sobre a Yogist:

Fundada na França, em 2015, a Yogist tem o objetivo de levar o yoga às empresas, com foco na saúde e bem-estar das equipes, combatendo o estresse no trabalho e os distúrbios osteomusculares. A empresa desenvolveu um método exclusivo que pode ser praticado em qualquer ambiente, sem vestuário ou materiais específicos, sem movimentos difíceis ou identificação com símbolos esotéricos. A filial brasileira é a primeira fora da França.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto