Brasil,

Geração Z: quais são seus impactos e transformações no mercado de trabalho

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Cada vez mais, empresas e candidatos ocupam as mídias sociais para fomentar a oferta e demanda dos postos de trabalho

Com os altos índices de desempregados no país, o mercado de trabalho tem se mostrado intimidador para aqueles que estão em busca de uma oportunidade. Ainda, o número de pessoas desalentadas — que desistiram de procurar emprego — vem batendo recordes. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 5 milhões de pessoas se encontram nessa situação desde o último ano.

Diante desse cenário, o perfil profissional buscado pelas organizações sofreu diversas modificações e, nos dias de hoje, boa parte das ofertas de trabalho encontram-se no mundo digital. Por isso, para maximizar as chances de conseguir uma vaga, os candidatos precisam expandir seus radares profissionais, especialmente na hora de inserir currículos em plataformas virtuais e construir novas relações profissionais.

A renovação das práticas adotadas pelos recrutadores e o perfil mais jovem dos concorrentes exige cada vez mais a atualização por parte daqueles que estão em busca de uma recolocação profissional. "O mercado de trabalho não escapa às revoluções trazidas pela era digital. Com isso, toda aquela velha rotina de procurar emprego entregando currículos de porta em porta vai ficando no passado. Essa geração que já nasceu na era digital está entrando na fase adulta e começando a buscar seu espaço no mercado. Com isso, as empresas se veem obrigadas a adaptarem-se ao novo perfil profissional, revolucionando os processos de recrutamento e seleção",afirma Bruno Cunha, Headhunter & Master Coach de Carreira sócio da Pontus Consultoria em RH, empresa de gestão de RH e assessoria de carreira profissional .

Como praticar networking na área de atuação

De acordo com pesquisa comandada pela Love Mondays, 72,5% dos concorrentes que se candidatam a uma vaga de emprego e recebem recomendações são aprovados nos processos seletivos. Esse dado indica que as relações profissionais construídas ao longo da carreira e até mesmo da vida pessoal, tem papel significativo no mercado de trabalho atual.

"É preciso considerar parcela até mesmo das relações pessoais como potencialmente profissionais. É preciso aplicar estratégias de networking à própria rotina: estar sempre atento e comparecer a eventos da sua área profissional, consolidar relações verdadeiras com pessoas do seu ramo, manter e atualizar perfis de redes sociais profissionais da mesma maneira como mantém os pessoais. Cerca de metade das vagas de emprego hoje em dia surge por indicação. É necessário sempre ter isso em mente", diz Bruno Cunha.

O mercado de trabalho versus as redes sociais

Hoje em dia, grande parte das relações profissionais acontece na web, principalmente após a popularização das mídias sociais voltadas para interações no mercado de trabalho — incluindo a troca de currículos, indicações e avaliações dos perfis de candidatos. "Todo profissional em busca de oportunidades deve criar um perfil online e mantê-lo atualizado. É também uma boa oportunidade para fazer networking, ou seja, conhecer melhor profissionais que atuam na área e trocar ideias, indicações e propostas", completa Cunha.

"Muitas vezes, as pessoas com quem nos relacionamos no ambiente de trabalho, e o legado que construímos a partir dessas relações, podem ser o fator determinante na busca pelo desenvolvimento da carreira, recolocação profissional ou mudança de empresa. Entender a importância do networking e, principalmente, cultivar essa rede de contatos, acelera o retorno ao mercado e previne que novas adversidades atrapalhem a trajetória profissional", afirma Cunha.

Saiba mais sobre Bruno Cunha

Bruno Cunha é Headhunter e Master Coach de Carreira e atende diariamente inúmeros profissionais que têm como objetivo desenvolverem suas carreiras ou buscar recolocação profissional. Com mais de 16 anos atuando como consultor de carreira, desenvolveu métodos de diagnósticos profissionais capazes de identificar as necessidades individuais de centenas de profissionais.

Ainda, oferece serviços como: Análise de Empregabilidade, Análise e Pesquisa Salarial, Mapeamento e Desenvolvimento de Competências, Elaboração de Currículo, Análise Qualitativa e Quantitativa de Networking, Planejamento e Gerenciamento de Carreira, Técnicas e Simulação de Entrevista, Campanha de Marketing Profissional, e muito mais. Bruno Cunha oferece diagnóstico gratuito da carreira, saiba mais: http://pontus.rds.land/diagnosticodecarreira

Website: http://pontus.rds.land/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar