Logo
Imprimir esta página

Desafios da adoção de uma cultura ágil

Se me pedir um nome de referência em projetos ágeis, sem pensar duas vezes e sem duvidar, responderei prontamente Elvis Presley. Nada pode ser mais ágil do que “a little less conversation, a little more action please”. Talvez se Elvis estivesse presente em Utah em 2001, teríamos cinco itens no manifesto ágil, sendo este o primeiro da lista. Agilidade é ação e objetividade. Trata-se de colocar em prática, avaliar os resultados e ajustar o que for necessário.

Ser ágil é o oposto de ser burocrata. É trabalhar para entregar valor em vez de trabalhar para seguir um planejamento detalhado, e fazer uso de técnicas emergentes em vez de seguir processos rígidos e padronizados. A grande dificuldade na adoção de métodos ágeis ocorre justamente porque empresas tendem a buscar a adoção de práticas em vez de primeiramente buscar a adoção de uma cultura onde estas possam prosperar. Logo surgem os conflitos entre práticas e valores incompatíveis, o que geralmente traz frustração e confusão para os envolvidos.

O papel de um líder ágil, por exemplo, não é exatamente garantir a execução de reuniões diárias, mas sim auxiliar o time a entender o valor que elas trazem para o dia-a-dia para que então o próprio time garanta a sua execução. E isso vale para qualquer outra prática. Ser um líder ágil é defender uma cultura ágil acima de defender métodos, ferramentas ou alguma nova tendência. É entender o teor objetivo e prático implícito no manifesto e princípios ágeis, e garantir que o time também os entenda. De nada adianta, por exemplo, seguir todas as cerimônias do Scrum, porém ter resistência em aceitar mudanças tardias solicitadas pelo cliente. Isso não é ser ágil, mas sim encenar o “teatro da agilidade”.

Além disso, o líder ágil tem como desafio remover ou pelo menos mitigar os ideais romantizados que caminham lado a lado com a cultura ágil. Trata-se de balancear a subjetividade da democracia no processo de tomada de decisão com o tempo investido para chegar a uma conclusão; equilibrar a adoção de tendências e ferramentas, com os riscos de sobrecarregar o time; e garantir que a equipe esteja engajada com a entrega de um produto de valor para o cliente, acima de estar engajada com a fiel execução de algum método.

A busca pelo que agrega valor é o que move a cultura ágil e isso deve ser aplicado em todas as atividades diárias. Ao adotar uma mentalidade crítica de identificar o que realmente agrega valor, fica mais fácil separar o que de fato é ágil daquilo que tenta pegar carona na onda de outro surfista.

Somando todos estes desafios, fica para o líder ágil a missão quase paradoxal de propagar uma forma de pensar sem nunca deixar de ser pragmático. Nos labirintos de práticas e cultura, a agilidade encontra seu caminho quando ambas se apresentam na proporção e ordem adequadas.

Por:
Wagner A. Balabuch
Gerente de Projetos na CINQ Technologies, PMP, CSM

Nove anos de experiência com desenvolvimento de software, atuando em projetos nacionais e internacionais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto