Logo
Imprimir esta página

Como montar uma lancheira saudável para os pequenos

Com a volta às aulas retorna a preocupação de como fornecer uma alimentação de qualidade para os pequenos. Com tanta informação disponível e linhas de atuação tão diferentes, os pais podem ficar inseguros sobre onde buscar indicações confiáveis de alimentos mais saudáveis, atraentes e balanceados para oferecer aos filhos. Para Sonaira Fonseca, pediatra e coordenadora médica da Central Nacional Unimed, o mais importante é fornecer alimentos de boa qualidade nutricional, evitando-se altos níveis de açúcar, sódio e conservantes.

É importante ter em mente que uma alimentação de qualidade não significa pratos e lanches elaborados e caros. Um começo pode ser substituir os sucos de caixinha pelo natural, por exemplo. A versão industrializada da bebida pode ter até 52% a mais de açúcar que o natural. Acrescentar frutas e verduras ao lanche pode ser outro passo para reduzir alimentos processados nos lanches.

Outro exemplo são os salgados industrializados versus um sanduíche natural preparado com alimentos frescos em casa ou numa lanchonete na hora de ser consumido. Os salgados industrializados costumam ter índice elevado de sódio e gordura trans que podem causar hipertensão, diabetes, problemas cardíacos e neurológicos, entre outros.

Também é fundamental prestar atenção na escolha do tipo de alimento para ser ofertado à criança. Segundo o Ministério da Saúde, o tipo de processamento sofrido pelo alimento interfere em seu sabor e sua qualidade nutricional. Os alimentos in natura são base ideal para uma alimentação balanceada, obtidos de plantas ou animais e adquiridos para consumo sem terem sofrido processamento. Já os alimentos processados devem ser consumidos com parcimônia, pois há a adição de sal, açúcar, óleo ou vinagre, o que os torna desequilibrados nutricionalmente, além de poderem elevar o risco de doenças, como as do coração, obesidade e diabetes. Já os ultraprocessados devem ser evitados, pois são pobres nutricionalmente e ricos em calorias, açúcar, gorduras, sal e aditivos químicos, com sabor realçado e maior prazo de validade.

Mas como diferenciar os alimentos processados e ultraprocessados? Pense na laranja, a fruta em si é o alimento in natura. Quando a transformam em um suco artificial torna-se um alimento processado e seu ultraprocessamento a transforma em suco em pó. Toda essa cadeia produtiva propicia a perda de nutrientes e o aumento da concentração de produtos químicos, principalmente os conservantes e açúcares. Desse modo, o alimento ultraprocessado pode ser entendido como a manipulação extrema do alimento in natura que só é possível através de um processo industrial.

Vale reforçar que não adianta montar uma lancheira balanceada se as crianças tiverem acesso a guloseimas em casa. É preciso manter os bons hábitos e a alimentação saudável dentro de casa.

“Os dados mundiais sobre a obesidade infantil são alarmantes. A Federação Mundial de Obesidade já estima que o número de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos acima do peso deve pular de 220 para 268 milhões em menos de uma década. Sendo que 91 milhões dessas serão obesas”, afirma Sonaira.

A obesidade é fator de risco para diversas doenças crônicas, dentre elas a hipertensão e a diabetes, ou seja, impacta diretamente na qualidade de vida e desenvolvimento da criança, por isso a importância de se introduzir bons hábitos desde cedo.

No portal Viver Bem, da Central Nacional Unimed, é possível encontrar algumas receitas com opções de lanches mais saudáveis para oferecer para as crianças na hora do lanche. Confira:

- Espetinho de frutas com molho de iogurte
- Pão de queijo vegano
- Muffin de cenoura com cacau

Veja mais em: https://www.centralnacionalunimed.com.br/viver-bem/alimentacao

Sobre a Central Nacional Unimed

A Central Nacional Unimed é a operadora nacional dos planos de saúde empresariais da marca Unimed. Sua carteira de clientes é composta por cerca de 1,5 milhão de clientes de grandes corporações brasileiras. Também trabalha com PME e foco regional em Salvador, São Luís, Brasília e São Paulo. Em 2017, a Central Nacional Unimed registrou receita de R$ 5 bilhões (+6,9% em relação a 2016). É considerada uma das melhores empresas para se trabalhar e uma das melhores para se iniciar a carreira. Faz parte do Sistema Unimed, composto por 346 cooperativas médicas presentes em todo o território nacional, que compartilham os valores do cooperativismo e o trabalho para valorização dos médicos e da medicina.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto