Logo
Imprimir esta página

O que o mercado espera do profissional de criação

Curiosidade, organização, domínio de ferramentas. Quais são os atributos que o mercado busca em um profissional criativo?

Na publicidade, a área de criação é a que mais chama a atenção dos estudantes. Embora muitas pessoas relacionem a profissão ao glamour que o mercado publicitário transmite, existe uma série de atributos que esse profissional precisa ter para ingressar nesse mercado tão competitivo.

Considerando que os clientes estão mais exigentes e focados em resultados a curto prazo, as expectativas em torno dos serviços oferecidos aumentam a cada dia. E se a criatividade é um fator crucial para que uma campanha cumpra com os objetivos esperados, a visão estratégica e a capacidade analítica dos criativos se mostram ainda mais importantes.

Em uma agência, o setor criativo acumula funções que vão desde a criação de textos à elaboração de slogans, ilustrações e demais recursos gráficos. Por se tratar de um setor onde tudo muda muito rápido e o tempo todo, se manter atualizado e acompanhar tais mudanças é fundamental para oferecer novas soluções e ações que surpreendam os clientes.

Como falado anteriormente, a criatividade permanece como fator crucial para conquistar um lugar ao sol. Isso significa que todo publicitário já nasce criativo? Não. Pensar fora da caixa tem muito mais a ver com a busca incessante por informações e referências que tornem a busca pela ideia perfeita mais simples.

Claro que nada disso acontece sem um fator primordial: a curiosidade. Essa característica é o que vai permitir que o profissional busque por diversas soluções para o mesmo problema e que entenda a fundo o perfil do cliente para criar ações que façam sentido para ele. Nesse caso, é essencial se manter atualizado não só sobre a sua área de atuação, mas entender profundamente sobre o negócio dos clientes.

Por mais que o profissional seja criativo e esteja atento a tudo que acontece em sua volta, de nada adianta se ele não dominar profundamente as ferramentas necessárias para a execução do seu trabalho. Aqui, falamos de softwares de edição de imagens utilizados para a confecção de outdoors, panfletos, posts em redes sociais. Também existem as ferramentas relacionadas à arte final, que são os softwares para edição de vídeo.

E se a busca por informações trouxe uma série de novas ideias e referências, é a organização que vai definir como aproveitá-las da melhor forma possível. Isso porque colaboradores mais organizados tendem a consumir menos tempo em tarefas relativamente simples. E quando se trata de deadlines curtos, é preciso ficar atento às melhores práticas para atender aos prazos estabelecidos. Nesse caso, o ideal é recorrer a técnicas que otimizem o tempo e melhorem a produtividade. Um exemplo é o GTD (Getting Things Done), método que facilita a organização de diversas tarefas a partir de cinco passos:

Captura: É o ato de passar todas as ideias que estão na mente para o papel, ou em qualquer lugar que seja seguro para armazená-las.

Organização: Aqui, é hora de listar todas as ideias de modo que consiga acessá-las sempre que quiser.

Reflexão: Trata-se da revisão de todas as informações expostas e atualizá-las caso necessário.

Engajamento: Por último, é o momento de dar significado a todas as ideias listadas. Isto é, ter o controle e entender exatamente o que deve ser feito e o que é prioridade naquele momento.

Ficou claro que um profissional de criação precisa dominar uma série de atributos para ocupar a vagas disponíveis no mercado. Se manter atualizado, estar ciente do que o cliente precisa e se organizar para dar conta de todas as demandas são fatores fundamentais. Para acessar outros conteúdos relacionados ao mercado publicitário, acesse www.iclips.com.br

Website: http://www.iclips.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto