Brasil,

Novos serviços de contabilidade derrubam pedidos de falência

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Damaris Lago
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Empresas que recorrem à contabilidade consultiva e fazem um plano de recuperação de caixa conseguem sair do vermelho

Empresas no vermelho precisam fazer escolhas amargas. Deixar de recolher impostos, não pagar os fornecedores, demitir pessoas que farão falta. Todas essas decisões têm risco e, invariavelmente, geram consequências para o futuro do negócio. A palavra-chave neste momento é consultoria contábil, uma nova especialidade de alguns escritórios de contabilidade tradicional. Um estudo revela que empresários que buscaram serviços de contabilidade consultiva em 2018 conseguiram virar o jogo e passar longe de um pedido de recuperação judicial ou falência.

É o que aponta um estudo da Planned Soluções Empresarias, produzido com base em sua ampla carteira de clientes de variados segmentos e tamanhos, que vão de grandes corporações a PMEs e startups.

O consultor de empresas e presidente da Planned, Adelmo Nunes Pereira, destaca que é questão de sobrevivência a atuação da consultoria contábil no apoio à empresa com restrição de caixa, no sentido de orientar sobre medidas eficazes, evitando decisões drásticas.

O primeiro passo da consultoria contábil é fazer um diagnóstico da situação. É vital identificar e administrar o passivo, antes de contrair novas dívidas. São levantadas todas as receitas da empresa, as perspectivas de gerar novos negócios, projeções de faturamento – se será mantido, ou apresenta risco de queda – possibilidades de incremento de receita. “Vale atentar que nem sempre receita significa fazer caixa. Há fatores como inadimplência que impactam seriamente a saúde financeira da empresa”, destaca Pereira.

O especialista lembra que mesmo com restrição de caixa, há despesas que são inegociáveis e a empresa não pode permitir ruptura nas operações. Os funcionários que permaneceram precisam receber salário, é necessário pagar o aluguel, a conta de luz.

O segundo passo é estabelecer prioridades. Separar o que deve ser pago daquilo que é possível postergar. Porém, tudo o que for adiado precisa ter um plano de pagamento. “Se o empresário começa a atrasar as contas sem um planejamento para liquidação lá na frente, obtendo crédito, por exemplo, ele perde totalmente o controle do fim”, avalia o consultor. Algumas das possibilidades neste caso são estabelecer um relacionamento mais próximo com o credor e negociar abertamente com os fornecedores mais importantes.

Sem o diagnóstico a empresa não vai sair do lugar. É fundamental uma gestão organizada do que não vai conseguir pagar. Ocorre que, em meio a esses dilemas, alguns empresários de pequenos, médios ou grandes negócios, entendem que não têm obrigação de apresentar certidão negativa, que podem prorrogar o pagamento de impostos. Então, a empresa prorroga e administra o passivo.

O executivo só reforça que, após o plano de pagamento, as empresas jamais devem atrasar novos pagamentos. E, em hipótese alguma, deixar de recolher os impostos que são retidos de terceiros, por exemplo INSS dos empregados e imposto de renda retido na fonte. Ambos caminhos para a ruína de qualquer empresa.

Novos serviços

Nasce uma nova percepção no Brasil e no mundo do que a contabilidade pode fazer pelas empresas. Há dezenas de novos serviços e possiblidades para companhias endividadas. Um deles é o diagnóstico do endividamento. Alguns profissionais de contabilidade não estão atualizados para isso. Geram relatórios sem rigidez técnica e o empresário continua sem saber o que está devendo. Por isso a importância de entender o cenário antes de planejar os próximos passos.

Escritórios de contabilidade consultiva identificam detalhes do passivo. Fazem uma auditoria nas despesas vencidas que a empresa não pagou, por exemplo, e oferece caminhos para um plano de pagamento.

Outro serviço é o diagnóstico da inadimplência. Uma das principais razões que agravam o endividamento de uma empresa é o fato de também estar sem receber. Uma possível causa para isso é a má gestão do departamento de cobrança.

Os profissionais de contabilidade mais atualizados calculam o endividamento bancário e mapeiam todas as despesas inerentes ao negócio: quais são essenciais, quais podem ser reduzidas, ou cortadas. Muitas empresas estão alocadas em endereços e estruturas que custam muito alto.

Também pode ser avaliada a expectativa de entrada de recursos. É quando se descobre se o que a empresa oferece está alinhado realmente às demandas do mercado e à realidade do País.

Tudo isso requer que a contabilidade possua estrutura e gente especializada. “Não existe uma receita de bolo, que você diz: pare de pagar o empréstimo bancário, ou mude de endereço. Muitas vezes a localização da empresa é vital o ponto de vista logístico. Há ainda situações em que é muito melhor negociar com o banco do que mudar de endereço”, conclui o presidente da Planned.

Sobre a Planned

Um dos escritórios mais inovadores de serviços contábeis do Brasil, a Planned Soluções Empresariais foi fundada em 1996 e é pioneira em serviços integrados a grandes corporações, PMEs e startups nas áreas fiscal, societária, tributária, trabalhista, regulatória e financeira. Com mais de 280 clientes, a Planned soube se antecipar às grandes transformações vividas pelo setor de contabilidade no Brasil e no mundo, tornando-se especialista na chamada Contabilidade Consultiva para os segmentos FUN&ART (cultura, entretenimento e terceiro setor), PROPERTIES (gestão de ativos e investimentos), GLOBAL & FINANCIAL (receptoras de investimentos, meios de pagamento e capital estrangeiro), ONE (PJs, MEIs e Microempresas) e TECH&TAX (startups, tecnologia e alta complexidade tributária).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar