TOKIO MARINE SEGURADORA

Brasil, 17 de Fevereiro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

As Vendas diretas irão acabar?

Sabe aquele modelo de negócios centenário no qual revendedoras batiam de porta em porta ou aquelas reuniões que existiam em casa para vender vasilhas plásticas com bolos e café? O que você acha que está acontecendo ou irá acontecer no futuro? Esse modelo irá acabar?

Antes de falar do que vai acontecer é importante explicar um pouco mais deste modelo. As vendas diretas movimentam no Brasil hoje mais de 40 bilhões de reais dando oportunidade para mais de 5 milhões de pessoas. Sempre há muitas especulações sobre o futuro deste mercado. Alguns dizem que irá acabar, outros dizem que é o negócio do século XXI. Qual será o correto?

Pois bem, eu trabalho neste mercado há 27 anos, já ouvi muitas coisas e percebi que, em geral as pessoas tiram conclusões simplistas. Pensam que as vendas diretas é um modelo apenas de obter um ganho extra e ao mesmo tempo de conveniência, uma vez que revendedoras ou consultoras historicamente levam os pedidos até seus os consumidores. Lembro-me que quando surgiu a internet, diziam que as vendas diretas acabariam já que as empresas poderiam vender diretamente ao seus consumidores sem a presença de um intermediário.

O erro está justamente aí. A essência das vendas diretas não é a conveniência, mas o relacionamento interpessoal. Trata-se de uma venda de confiança na qual pessoas indicam produtos para outras pessoas e obtém lucro por meio disto.

Quando fui presidente do conselho de ética da ABEVD (Associação Brasileira das Empresas de Vendas Diretas) era constante a discussão do que era uma empresa de vendas diretas e o que não era. Fizemos então uma roda grande de discussão na qual ficou mais uma vez comprovado para mim o que eu sempre pensei, as vendas diretas são vendas por relacionamento, não por conveniência. Ficou ainda mais claro quando pegamos um estudo da WFDSA (Federação global de assiciações de vendas diretas) na qual estima-se que o Brasil movimentará até 2036 100 bilhões de reais.

Isto se comprova pela transformação que este mercado teve nos últimos 10 anos. Uma das empresas que presidi de 2007 à 2015 foi uma das grandes responsáveis por trazer uma geração nova para o mercado, a geração Y e também por atrair mais e mais homens, uma vez que até então a imensa maioria eram mulheres.

Hoje se percebe um perfil totalmente diferente. Isto ocorre fundamentalmente por que as novas gerações já não querem mais ser altos executivos de empresas já que viram as gerações anteriores literalmente se matarem por uma empresa e não viverem a vida em vida. Esta nova geração é altamente empreendedora e a venda direta, também nomeada de Marketing de Relacionamento, é uma forma de empreender sem as complicações legais, financeiras e estruturais de um empreendimento tradicional.

Mais ainda os modelos de remuneração das empresas de vendas diretas vem sofrendo grandes transformações. Um exemplo disso é a MeryKay, Herbalife, entre tantas outras que permitem, além do lucro na revenda, que os empreendedores possam formar suas equipes de vendas e ganhar sobre a produtividade deles. Este modelo deve também ser entendido em detalhes para evitar pré-julgamentos bem como armadilhas. No meu novo livro, Relacionamentos Enriquecem, eu explico em detalhes o mercado de vendas diretas, o modelo de marketing de relacionamento e como construir uma rede de relacionamentos altamente lucrativa.

Multi-Canalidade e Omnicanalidade

Há, para completar, uma mudança grande também na economia que se conecta totalmente com as vendas diretas. Um movimento já visto hoje é a Multi-Canalidade, são empresas de varejo que entram também para o modelo de vendas diretas como uma expansão de canal e empresas de vendas diretas que entram para o varejo com o mesmo objetivo, isso além do digital cada vez mais presente em todas as empresas. Este modelo se chama de multi-canalidade por que a empresa possui diversos canais para chegar até seus consumidores. É um modelo interessantemas que já sofre grandes mudanças com a chegada da Omnicanalidade. Enquanto na multi-canalidade os canais estão ligados à empresa e concorrem entre si, na Omnicanalidade os canais estão ligados entre eles, ou sejaquando um canal vende os demais também ganham, não havendo concorrência. O importante neste segundo é como o consumidor chega até a empresa e não apenas como ele recebe seu produto. Já no Brasil existe este modelo em implementação e em poucos anos se observará esta forma, que hoje é tendência, totalmente presente na economia.

Negócio do século

Não tenho dúvidas de que as vendas diretas e o marketing de relacionamento são o negócio do século, especialmente no Brasil. Isto se explica pelo crescente perfil de empreendedor do povo brasileiro que vem crescendo de forma exponencial, das relações "tóxicas" de trabalho que são observadas nas empresas, do movimento de saída de tantos profissionais do trabalho tradicional para poderem viver seus sonhos e propósitos.

Meu objetivo é justamente auxiliar no entendimento correto e na construção sólida de negócios que possuem este modelo de construção para que mais e mais brasileiros possam desfrutar dos benefícios que as vendas diretas tem à oferecer para tantas pessoas.

Em um mundo com tantas transformações tão rápidas, precisamos ficar antenados porque de um dia para outro estamos para trás.

Sucesso e felicidade em sua jornada,

Mauricio Patrocinio

Especialista em vendas diretas, marketing de relacionamentos e desenvolvimento pessoal com o propósito de contribuir para a felicidade do maior número de pessoas em sua jornada.

Mauricio atua em vendas diretas há 27 anos, autor dos livros Relacionamentos Enriquecem e Porque as pessoas não são felizes, comunicador, palestrante e empreendedor.

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