Logo
Imprimir esta página

PME, não morra na praia do marketing digital

*Por Thiago Regis

Parece corriqueiro repetir, mas os números mostram: a vida do empresário no Brasil não é fácil. Nos três últimos anos, as empresas mais fecharam do que abriram. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2016, 648.474 empresas entraram no mercado, enquanto 719.551 registraram saída no mesmo ano. O levantamento, divulgado em outubro de 2018, também revelou que uma em cada quatro empresas não sobrevive ao primeiro ano de operação.

Desenvolvido pelo Sebrae, o estudo "Causa Mortis", que analisou o fracasso e sucesso das empresas durante cinco anos, mostra que os motivos para fechar as portas estão relacionados ao planejamento prévio; gestão empresarial e comportamento empreendedor. Ao abrir a empresa, 46% dos entrevistados não sabiam a quantidade de clientes que teriam e os hábitos de consumo desses consumidores. Outro dado do levantamento é que apenas 26% das empresas abertas investem em propaganda e divulgação.

Chamo atenção para estes dois itens, o primeiro relacionado ao planejamento prévio; o segundo, à gestão empresarial. Ambos estão relacionados ao modus operandi da empresa, o que nos dias de hoje, implica inerentemente na presença do negócio no mundo digital.

De fato, não sabemos profundamente como isso ocorre e afeta os negócios dessas empresas recém-nascidas. Mas há alguns indícios. Uma outra pesquisa do Sebrae, desta vez realizada com pequenos e microempresários em Minas Gerais, mostrou que 70% dos consultados utiliza aplicativo de mensagens instantâneas, o WhatsApp para fins profissionais. Principalmente para divulgação de produtos e serviços (57%); atendimento aos clientes (53%); e vendas (42%). O Facebook também é a rede social mais acessada por eles; 25% responderam ter um site da empresa; e 11% utilizam a internet para vender.

Saber usar estas ferramentas para a vida pessoal, não significa utilizá-las de forma profissional e à altura das exigências dos consumidores atuais. Todos nós, ou a maioria, temos experiência com esses aplicativos e redes sociais. O desafio é usá-los profissionalmente, o que exige tempo, recursos financeiros e contratação de especialistas, conforme o porte e objetivo da sua empresa. Tudo isso requer duas coisas: planejamento e estratégia.

Podemos listar pelo menos três pontos principais do marketing digital que devem ser analisados pelas recém-nascidas empresas e acompanhados durante sua trajetória: presença digital da marca; o relacionamento com o cliente; e o e-commerce. Claro que isso vai depender da razão de ser da sua empresa, talvez você não precise de algum deles, mas esse tripé ajudará a pensar e planejar as estratégias de marketing do seu negócio.

Como primeiro passo, meu conselho é analisar público-alvo, concorrentes, os canais de venda e os recursos disponíveis para o investimento. Uma estratégia de marketing digital coerente com os objetivos da sua empresa pode ser viável até para orçamentos mais enxutos. Em média, um anúncio no Facebook pode custar de R$0,30 ou R$ 0,50 o clique. Contratar um profissional ou uma agência especializada pode ajudar a entender qual a melhor estratégia para sua empresa, além de elaborar e executar as campanhas.

Para muito além do site, o básico da presença digital que muitas empresas não fazem, construir a marca da sua empresa nas redes sociais é essencial. Pense que seu possível cliente pode estar lá. Um estudo da Euromonitor Internacional mostrou que 57% dos consumidores são influenciados pelas redes sociais.

Meu segundo conselho é seguir não apenas as estratégias básicas do marketing digital como também ficar atento às novidades e procurar se diferenciar da concorrência nestas ações. Investir em marketing conteúdo, por exemplo, com o intuito de aprimorar a exposição da sua marca ou produto no mundo digital é fundamental.

Nos dias de hoje, abrir uma empresa significa coexistir com o mundo digital. Basta saber como se você usará isso de forma vantajosa para o seu negócio ou se entrará para as tristes estatísticas das empresas que não conseguem sobreviver.

*Thiago Regis é diretor de novos negócios da agência de marketing digital Pílula Criativa

Sobre a Pílula Criativa:

A Pílula Criativa (Rua das Margaridas, 25 - Jardim das Flores - Osasco) é uma agência de publicidade inovadora, que nasceu, em 2011, através da necessidade em fornecer resultados digitais cada vez mais estratégicos. Unindo grandes profissionais na área de marketing, design, relacionamento e produção, hoje a empresa atende grandes marcas na Região Metropolitana de São Paulo em diversos segmentos. Com agilidade, qualidade e prazo, a Pílula está totalmente antenada nas diversas tendências e novidades no mercado para entregar os melhores projetos para seus parceiros e clientes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto