Logo
Imprimir esta página

Mudanças tributárias de 2019 irão impactar micro e pequeno empreendedor

Saiba o que entra em vigor neste ano e como as novas regras do Simples Nacional, eSocial e SPED podem influenciar na sua empresa

Em 2019 novas regras tributárias entraram em vigor e irão impactar o micro e pequeno empreendedor. Uma das mudanças está na obrigatoriedade do uso do eSocial, plataforma que unifica as informações sobre os trabalhadores dos estabelecimentos. A empresa deverá fornecer um detalhamento maior nas informações de entradas e saídas da instituição. Conheça aqui as principais alterações e como você pode se adequar.

eSocial

Desde o final do ano passado as micro e pequenas empresas precisam aderir ao sistema eSocial. A mudança vem para simplificar a rotina de entregas de informação. A plataforma substitui até 15 processos diferentes de prestação de dados, unindo informações fiscais e trabalhistas de modo sincronizado.

Simples Nacional

O Simples Nacional também sofreu modificações para 2019, com o acréscimo de novas tabelas e mudanças das alíquotas. Agora, apenas empresas que faturam até R$ 3,6 milhões por ano podem fazer parte do sistema. Novas atividades profissionais também foram incluídas no Simples Nacional, como pequenos produtores de bebidas alcoólicas e profissionais da área de saúde, como psicólogos e médicos.

SPED

Em alguns estados da União o Sintegra está sendo substituído pelo Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). A mudança impacta no detalhamento de informações que a empresa deverá apresentar para o governo. Agora, para ficar em dia com os impostos, será necessário um monitoramento maior do fluxo de caixa, entradas e saídas do estabelecimento. “Hoje, Piauí, Maranhão e Paraíba já operam nesse sistema. Acreditamos que a mudança será uma tendência adotada nos outros estados da União”, explica Neider Narde, head do time de Produto, da Startup Hiper, que desenvolve soluções para gestão e vendas do varejo

Coleta de dados

A grande alteração é que agora micro e pequenas empresas deverão detalhar mais suas atividades. Essa mudança na legislação é um desafio para muitos empreendedores que não podem contar com um colaborador exclusivo para coleta de dados. Porém, hoje em dia, há soluções que facilitam o recolhimento de dados de maneira automatizada. Um exemplo dessas plataformas automatizadas para micro e pequeno empreendedor é o Hiper Gestão, que é capaz de monitorar do estoque até o fluxo de caixa, emitindo notas fiscais e informações essenciais para a declaração do Sintegra e do SPED.

O Hiper Gestão é produzido pela startup Hiper, que atua desde 2012 desenvolvendo soluções nas áreas de gestão e vendas para o varejo.

Sobre a Hiper

A Hiper é uma startup de Brusque (SC) que atua desde 2012 desenvolvendo soluções nas áreas de gestão e vendas para o varejo. Por meio do Hiper Gestão, o micro e pequeno comerciante pode monitorar desde o estoque até a venda final, personalizando o software com os aplicativos da loja digital Hiper. A startup também desenvolve o Hiper Mini, pensado para quem está começando seu negócio como microempreendedor individual. O sistema está habilitado para atender o comércio como um todo, incluindo lojas de roupa, alimentos, variedades até estabelecimentos mais específicos e prestadores de serviço. A empresa conta com 14 mil clientes, conquistando em média 500 novos por mês.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto