Logo
Imprimir esta página

Planejamento financeiro para 2019: por onde começar?

Planejamento financeiro para 2019: por onde começar?

Descubra como atingir seus objetivos sem ficar na pindaíba

Todo Réveillon é a mesma coisa: as pessoas fazem revisões de metas dos anos anteriores e decidem o que gostariam de fazer no novo ano. Mas seja o seu sonho viajar, comprar um carro, voltar a estudar ou reformar a casa, é necessário ter uma reserva financeira. Não à toa, 51% dos brasileiros pretendem guardar algum dinheiro em 2019, de acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojista (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Mas como sabemos que engordar o bolso não é uma tarefa fácil, o relatório também aponta que 45% já começaram com medo de não conseguir cumprir o compromisso.

Para ajudar na tarefa e riscar essa pendência da sua listinha, o Anderson Paiva, gerente sênior da Easynvest, trouxe algumas dicas especiais.


1. Defina suas metas

Uma pessoa sem objetivos é uma pessoa sem rumo. Para se guiar nessa jornada rumo à concretização dos seus sonhos, ter metas é fundamental. A primeira de todas é o motivo pelo qual você precisa juntar dinheiro. Quer viajar? Comprar um carro? Mudar de casa? Anote seu objetivo, o valor necessário e em quanto tempo quer alcança-lo.

Depois, defina pequenas metas. Elas podem ser diárias, semanais ou mensais. Defina também a quantia que você irá guardar todo mês e quais serão os gastos extras que você está disposto a assumir, como almoçar fora uma vez por mês. Você vai perceber que, quando se tem esse controle, é muito mais fácil ponderar uma decisão e, se necessário, reequilibrar as contas depois de um imprevisto.

2. Se organize!

Em 2018, muitas famílias se endividaram por planejamento financeiro. Para dar o primeiro passo em direção ao seu objetivo, é preciso fazer uma análise da sua vida financeira para ver quanto e como está gastando.

Use uma planilha para listar seus gastos fixos, como aluguel e contas de energia e água, e as voláteis, como parcelas do cartão de crédito e ingressos para o cinema. Assim, ficará bem visual e será mais fácil entender para onde seu dinheiro está indo. A ideia é colocar na balança seus ganhos e seus gastos, para ver se estão equilibrados.

3. Corte gastos desnecessários

Depois de colocar seus gastos no papel, veja o que pode ser cortado. Você precisa mesmo comprar outro par de sapatos vermelhos ou assinar o pacote premium da TV a cabo?

Os gastos do dia a dia são os mais perigosos: de trocado em trocado, sua carteira fica vazia e você nem percebe com o que gastou. Para guardar aquela grana para o seu projeto especial, por que não diminuir os gastos desnecessários? Mas atenção: ninguém está falando para você não ter vida social... É só dar uma segurada na onda!

4. Seja prevenido

Vale lembrar que imprevistos acontecem, então guarde todo mês uma pequena quantia para, caso uma emergência apareça, não precisar gastar o dinheiro reservado para atingir seu objetivo. Mas você não precisa guardar esse dinheiro embaixo do colchão, tá? Tem outras formas de guardar e ainda fazer a grana render mais.

5. Invista!

Assim chegamos ao último passo. Dependendo do prazo definido para realizar seu sonho, os tipos de investimentos variam, mas não deixam de ser a melhor opção. Para investimentos de curto prazo, aplicações como Tesouro Direto e CDB com liquidez diária podem ser boas pedidas, principalmente para quem está começando a investir, uma vez que o risco é baixo. Já para médio e longo prazo, aplicações de Tesouro IPCA, Fundos Imobiliários e Debêntures são algumas das alternativas para os investidores mais experimentados. Para prazos ainda mais longos, existe uma infinidade de opções, como Fundos Multimercados, COE, CRI, CRA, ações...

Para a graninha de reserva, a dica é manter em Tesouro Direto com liquidez diária. Assim, quando o imprevisto acontecer você pode resgatar o dinheiro sem dor de cabeça e com o rendimento dos dias que ela ficou aplicada.

Gostou das dicas e já quer começar? Então entre no site da Easynvest, simule seus investimentos e descubra seu perfil!


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto