Brasil,

Prêmio de seguro viagem cresce nos últimos anos

Clareza de necessidade pode ser um dos motivos do desenvolvimento

O ramo de seguro viagem há pouco tempo era considerado como assistência, porém o que era serviço, passa a ser seguro, o que traz mais segurança para o consumidor, pois exige uma série de regras que permite uma cobertura maior ao segurado.

Segundo a coordenadora de seguros de vida e previdência da Susep, Adriana Hennig, o prêmio desse ramo de seguro apresentou crescente entre 2010 e 2014, porém o motivo não é somente pelo fato de o brasileiro estar viajando mais. “Esse crescimento está mais ligado à clareza da necessidade que as pessoas sentem no momento de fazer uma viagem, seja para o exterior ou dentro do país, em ter coberturas básicas”.

A Susep estabeleceu novas regras ao seguro viagem no dia 29/09/2014, com a publicação da Resolução 315, que concedeu o tempo de um ano para que as empresas se adequassem às novas
coberturas, e a partir de 23 de março de 2016 começaram a valer oficialmente. “Uma das inovações dessa norma é que pode haver três formas de indenização: por pagamento do capital segurado, reembolso de despesas ou a cobertura pode se dar em forma de prestação de serviços, que é a grande novidade”, explicou o chefe-substituto da divisão de seguros de pessoas da Susep, Diogo Jorge, durante o 4º Seminário “Direitos e Deveres do Consumidor de Seguros”, realizado em Porto Alegre, com apoio da CNseg.

Para Ana Flávia Ferraz, gerente técnica da Bradesco Vida e Previdência, essa norma trouxe profunda alteração nesse seguro. “Pois transportou todo o conteúdo de serviço para o ambiente de seguro, que é muito controlado e observado pelo regCauê Vieira Procon Porto Alegreulador. Do ponto de vista técnico, a norma traz a liberdade de escolha, pois saímos de um ambiente livre, para quase um seguro obrigatório, pois há um conjunto de coberturas obrigatórias, que está entre uma proteção zero ou a proteção conforme a norma. Porém, pelo direito do consumidor é inegável a ampliação da cobertura pela norma”.

O diretor executivo do Procon Porto Alegre, Cauê Vieira, afirma que agora o consumidor deve ser informado de forma correta sobre o que está contratando, “para que ele tenha informação prévia e saiba a quem se dirigir, e não somente se sentir seguro, mas em uma eventualidade saber quais são suas coberturas. Desta forma, tornou transparente as regras do seguro, para que o consumidor saiba com quem ele tem a relação, para evitar o ‘jogo de empurra’ de responsabilidade”.

Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros

Notícias ::

Mais Itens ::