6 tendências para dominar o foco digital das empresas em 2019

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Laila Almeida

Equinix prevê que 5G, edge, blockchain, privacidade de dados, inteligência artificial e cloud devem catalisar as principais mudanças de arquitetura

As tendências de tecnologia e de dados em evolução, como 5G, digital edge, blockchain, inteligência artificial e cloud, deverão catalizar mudanças significativas na arquitetura de redes em 2019, de acordo com a Equinix, Inc. (Nasdaq: EQIX), empresa global de interconexão e data centers que divulgou hoje suas seis principais previsões para 2019. Com um alcance geográfico que abrange 52 mercados globais e mais de 9.800 clientes, a Equinix desenvolveu insights exclusivos baseados em dados sobre os principais impulsionadores que estão influenciando as empresas, à medida que se reformulam para o sucesso na economia digital. Essa posição privilegiada única é possibilitada por meio de uma plataforma que conecta os ecossistemas estabelecidos e emergentes de empresas, de cloud e de provedores de serviços de rede.

As previsões da Equinix para 2019 incluem:

1) Traçar um caminho para a promessa do 5G: As redes sem fio de alta velocidade do futuro irão acelerar a transformação da rede no presente

O 5G abrirá possibilidades infinitas de transformação digital, especialmente em um mundo conectado à Internet das Coisas (IoT) e à inteligência artificial (IA). Para alcançar a alta densidade de ondas de rádio exigida pelo 5G, os operadores de rede pretendem otimizar os custos utilizando commodities de hardware de rede de código aberto e virtualização da pilha de redes sem fio. Esses esforços abrirão caminho para que a arquitetura de Edge resolva as “Redes de Cloud Radio”, que alimentam vários rádios por meio de grupos de software de rede virtualizados. A Equinix antecipa para 2019 investimentos maciços na reforma da infraestrutura de celulares existente e na construção da nova infraestrutura de Edge, bem como na inovação em commodities de hardware de rede desagregadas baseadas em código aberto e pilhas de rede sem fio virtuais para otimização de custos.

2) Adaptar-se à Edge em Evolução: Casos de uso de aplicativos irão afiar a Digital Edge

A Gartner1 estima que os pontos de extremidade da IoT alcançarão uma base instalada de 25,1 bilhões de unidades até 2021. Grande parte da atenção dedicada atualmente à edge computing é decorrente da necessidade dos sistemas de IoT no sentido de fornecer ao mundo da IoT recursos desconectados ou distribuídos geograficamente. A topologia da edge computing permitirá a satisfação das necessidades específicas dos negócios digitais e das soluções de TI excepcionalmente bem no futuro próximo. Os avanços das tecnologias emergentes como a IoT e o 5G levarão a Edge adiante, à medida que novos serviços terão que ser colocados mais próximos do usuário final para oferecer uma latência ultra baixa. A Equinix acredita que 2019 será o ano da “Edge em Evolução”, à medida que os modelos de negócio alcancem o equilíbrio entre as vantagens e o custo de implantação. Os cenários de casos de uso da edge em evolução serão mais intensos em torno das conexões de máquina para máquina sensíveis à latência (por exemplo, redes de celular) e de sistemas de missão crítica (por exemplo, veículos autônomos e serviços de saúde).

3) “Desbloquear” a cadeia: Uma “rede de redes” trará amadurecimento à blockchain para maior segurança e monetização de negócios

Os investimentos em blockchain estão crescendo a uma taxa composta de crescimento anual de 73%, com projeções de um total de gastos de US$ 11,7 bilhões até 2022, de acordo com a IDC2. A Equinix prevê que:

As empresas começarão a participar simultaneamente de várias redes de blockchain (por exemplo, segurança alimentar, finanças, transporte global de contêineres) e, assim, criarão uma rede de redes — algo que lhes permita interagir simultaneamente com várias redes de blockchain.
O blockchain será usado por empresas em aplicações nas quais o desempenho em tempo real é importante, como Track & Trace (cadeia de fornecimento), comunicação/troca de máquina para máquina (IoT) e liquidação de moedas entre fronteiras, só para citar algumas.
A integração se tornará um enorme desafio na medida em que as empresas integrem suas aplicações antigas a várias redes de blockchain, levando à implantação de gateways de blockchain.

4) Manobrar o labirinto de privacidade de dados: As mudanças nas leis de proteção de dados e a crescente preocupação com a privacidade inspirarão processos de segurança mais progressivos

Muitas empresas e provedores de SaaS estão implantando miniclouds em várias regiões, de modo a aderir às exigências de conformidade e de residência local de dados. Também estão buscando arquiteturas de gerenciamento de dados distribuídas que exigem redes globais e malhas de dados para gerenciar coerentemente essas miniclouds distribuídas.

A Equinix prevê que, para evitar violações de dados e manter o controle sobre seus dados, as empresas analisarão:

Novas técnicas de gerenciamento de dados que podem funcionar com dados criptografados (por exemplo, formas limitadas de consultas de dados em dados criptografados homomorficamente)
Nova tecnologia de virtualização baseada em hardware que impedirá que provedores de serviços monitorem os dados de seus clientes.
Como permitir que os consumidores tragam seus próprios algoritmos para onde quer que os dados de um provedor estejam localizados (locais de data center privados ou neutros).

5) Aproveitar a onda de crescimento das arquiteturas distribuídas de inteligência artificial: As arquiteturas de inteligência artificial (IA) de próxima geração se libertarão das localizações centralizadas

O crescente uso da Inteligência Artificial nos negócios e na sociedade aumentará exponencialmente o uso de dados. Embora as arquiteturas de IA de primeira geração tenham sido centralizadas historicamente, a Equinix prevê que, em 2019, as empresas começarão a entrar no reino das arquiteturas de IA distribuídas, nas quais a construção e inferência do modelo de IA ocorrerão em locais de edge gerando a maior parte dos dados. Para acessar mais fontes de dados externas de modo a obter previsões exatas, as empresas se voltarão para os marketplaces de transações de dados seguras. Também se esforçarão por alavancar a inovação de IA ​​em múltiplas clouds públicas sem ficarem presas a uma única cloud, descentralizando ainda mais a arquitetura de IA.

6) Explorar a interconexão para domar a complexidade da Cloud: Ambientes de multicloud aumentarão a relevância da interconexão

No momento as empresas estão acessando soluções de SaaS, IaaS e PaaS de vários provedores de cloud e, à medida que buscam arquiteturas multicloud, estão também percebendo que seu perímetro de segurança tradicional precisa ser estendido a soluções de segurança multiclouds. Essas tendências indicam que, na medida em que a cloud continue a amadurecer, 2019 verá o surgimento do próximo patamar de desafios associados às abordagens de cloud híbrida e de multicloud. As empresas enfrentarão os problemas de integração e gerenciamento que sobrevêm com múltiplas clouds e buscarão o parceiro certo de interconexão para navegar através da complexidade da cloud. De acordo com o Global Interconnection Index, um estudo de mercado publicado pela Equinix, há previsões de que a interconexão entre as empresas e a cloud e os provedores de TI cresça 98% ao ano até 2021, favorecendo os negócios que criam novos serviços digitais e migram cargas de trabalho existentes para plataformas de cloud de terceiros.

Citações:

Brian Lillie, Diretor de Produtos:

“Muitas empresas se encontram em pontos de inflexão, nos quais as estratégias digitais certas se tornam um diferencial e uma vantagem competitiva. Como uma plataforma global e um facilitador de ecossistema neutro para o mundo digital, valorizamos nosso status e estudos de “consultor de confiança” e, em alguns casos, damos forma às tendências de mercado que moldarão o futuro das empresas digitais. 2019 será um ano crítico, no qual veremos essas tendências digitais influenciarem em grande escala os parâmetros de sucesso dos negócios”.

Recursos adicionais

LINK DO BLOG

Sobre a Equinix

A Equinix, Inc. (Nasdaq: EQIX) conecta as principais empresas do mundo aos seus clientes, funcionários e parceiros dentro dos data centers mais interconectados. Presente em 52 mercados no mundo todo, é na Equinix que as empresas se encontram para identificar novas oportunidades e acelerar suas estratégias de negócios, cloud e TI. www.equinix.com.

Declarações prospectivas
Este comunicado à imprensa contém declarações prospectivas que envolvem riscos e incertezas. Os resultados reais podem diferir substancialmente das expectativas discutidas em tais declarações prospectivas. Os fatores que podem causar tais diferenças incluem, entre outros, os desafios de adquirir, operar e construir data centers IBX, bem como desenvolver, implantar e prestar os serviços da Equinix; custos não previstos ou dificuldades relacionadas à integração de empresas que adquirimos ou que venhamos a adquirir na Equinix; o não recebimento de receitas significativas de clientes em data centers construídos ou adquiridos recentemente; o não cumprimento de quaisquer acordos de financiamento considerados periodicamente; a concorrência de players novos e existentes; a capacidade de gerar fluxo de caixa suficiente ou de obter de qualquer outra forma fundos para pagar dívidas novas ou pendentes; a perda ou declínio dos negócios de nossos principais clientes; e outros riscos periodicamente descritos nas declarações submetidas pela Equinix à Comissão de Valores Mobiliários. Em especial, consulte os relatórios trimestrais e anuais recentes da Equinix submetidos à Comissão de Valores Mobiliários, cujas cópias são disponibilizadas mediante solicitação da Equinix. A Equinix não assume qualquer obrigação de atualizar as informações prospectivas contidas neste comunicado à imprensa.