Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Como prever e reduzir acidentes de trabalho

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Andrea Vargas
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Como prever e reduzir acidentes de trabalho

Avaliação de Indicadores de Segurança é ferramenta essencial para o Técnico de Segurança do Trabalho

Acompanhar indicadores de acidentes e incidentes de trabalho é fundamental para o trabalho do técnico de segurança. Porém, a prática não deve se resumir aos dados internos da empresa. Buscar informações externas auxilia o profissional de segurança a identificar os parâmetros do mercado, justificar investimentos e estabelecer políticas mais eficazes de prevenção a acidentes.

O primeiro passo é buscar referências confiáveis, de acordo com a atividade econômica e região da empresa em questão. Anualmente, a Secretaria de Previdência, por meio da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicam o Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho (AEAT), disponível no site: http://www.previdencia.gov.br/dados-abertos/dados-abertos-sst/.

Divulgado desde o ano 2000, o material apresenta dados sobre acidentes de trabalho, suas principais consequências, setores de atividade econômica e localização das ocorrências. Os acidentes são, ainda, identificados de acordo com a Classificação Internacional de Doenças (CID) mais incidente por região.

Como ferramenta ao usuário, o AEAT conta com um aplicativo (INFOLOGO) na internet, que possibilita elaborar tabelas e gráficos personalizados, de acordo com o recorte de tempo e localização de interesse, considerando todas as edições anteriores.

Utilizando esses e outros dados, o técnico de segurança pode avaliar os tipos de acidentes mais comuns, o percentual de variação de ocorrências nos últimos anos e comparar com os dados internos de sua empresa e suas atividades. Desta forma, é possível mensurar os resultados da aplicação de novas práticas.

Um exemplo da necessidade de avaliação e reavaliação constante são novos tipos de acidentes em setores em desenvolvimento, como por exemplo os crescentes casos de morte por soterramento em silos de grãos. Um levantamento inédito feito pela BBC News Brasil revela que, desde 2009, ao menos 106 pessoas morreram em silos de grãos no país, a grande maioria por soterramento. O impressionante é que o trabalho em silos está entre as atividades com mais acidentes fatais no país, depois das profissões sujeitas a morte no trânsito.

"É fundamental que o técnico de segurança reavalie constantemente as informações disponíveis, investigue as causas e elimine os riscos de acidentes dentro das empresas. E para isso, os indicadores são imprescindíveis", explica Christian Camara, Diretor executivo da empresa Dois Dez Industrial.

Os indicadores de segurança também podem ser bons aliados para auxiliar na aprovação de investimentos na área de prevenção de acidentes. Pode ficar mais simples, se considerar quanto a empresa gasta com indenizações e afastamentos, resultantes dos acidentes atuais.

Sobre Christian Camara - Diretor executivo da empresa Dois Dez Industrial e especialista colaborador convidado do Ministério do Trabalho na elaboração do Anexo II da NR-35. É também profissional de acesso por corda N3, Instrutor de acesso por corda e resgate em altura. Examinador, consultor de acesso por corda e um dos autores do manual de acesso por corda pela Abendi. Técnico Rigger pela NSL/EAL-UK, especializado em montagem e remoção de plataformas de petróleo. Possui certificação em técnicas de segurança do trabalho pela EVOLVE e IOSH – UK. É certificado em processos de Análise Preliminar de Riscos pela Shell/Vocam e Primeiros Socorros avançado pela BP, NOGEPA e UKOOA. Auditor Interno ISO-RAC.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar